Balanço Energético
O balanço energético é um estudo estatístico que reúne todas as informações recolhidas nas operações relativas ao consumo energético de Portugal.
Significado de Balanço Energético
O Balanço Energético (BE) é um estudo que compila todas as informações relativas ao consumo energético a nível nacional. É elaborado anualmente pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). O BE menciona as formas de energia utilizadas, bem como as operações de transformação associadas a cada tipo de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O Balanço Energético Sintético
São muitas as informações anuais sobre o consumo energético em Portugal, o que pode dificultar a sua interpretação. A fim de facilitar a visualização dos dados, a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) apresenta a versão reduzida do balanço energético. O Balanço Energético Sintético, como é chamado, resume a evolução dos principais indicadores energéticos já disponibilizados no Balanço Energético Nacional.
A importância do Balanço Energético
A elaboração anual do Balanço Energético é fundamental para o aumento da eficácia da energia elétrica no país. Além disso, contribui para a criação de metas referentes ao consumo racional da eletricidade e para o uso de fontes de energia renováveis. O Balanço Energético de 2019, o último a ser apresentado até ao momento, apontou que:
- Portugal reduziu a sua dependência energética do exterior, traduzida numa percentagem de 74,2%. Este número foi o mais baixo dos últimos três anos.
- O país teve uma incorporação de 30,7% de fontes renováveis em 2019. Isso significa uma aproximação da meta para 2020, que era de 31% de fontes renováveis no consumo de energia final.
- O consumo de energia primária em Portugal manteve-se no nível de 2018.
- O consumo de energia final aumentou 1,1%.
Estes são apenas alguns indicadores que utilizamos para exemplificar a importância do Balanço Energético. Deste modo, é possível criar propostas para que Portugal se torne cada vez mais racional, consciente e sustentável no uso da energia.