Água potável e saneamento
A Água Potável e Saneamento representam o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deve ser cumprido até ao ano de 2030.
Significado de Água Potável e Saneamento
Água Potável e Saneamento refere-se ao sexto objetivo da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030. Isto significa que as nações que adotaram esse plano de ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) precisam de garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos até ao ano de 2030. Convém mencionar que estas medidas entraram em vigor a 1 de janeiro de 2016. Ou seja, são 15 anos para cumprir este ODS.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Metas do ODS 6 - Água Potável e Saneamento
O ODS 6 – Água Potável e Saneamento estabelece 8 metas que devem ser cumpridas pelas nações. Elas são:
- Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
- Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.
- Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo para metade a proporção de águas residuais não-tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização, a nível global.
- Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência no uso da água em todos os setores e assegurar extrações sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.
- Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.
- Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios e lagos.
- Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados com água e saneamento, incluindo extração de água, dessalinização, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, reciclagem e tecnologias de reutilização.
- Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.
A importância do ODS 6
Segundo o relatório de 2019 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 biliões de pessoas no mundo não têm serviços de água tratada e 4,2 milhões não têm serviços de saneamento adequado. Sem acesso a essas condições, as pessoas não conseguem sequer ingerir água limpa, tomar banhos seguros ou higienizar as mãos. Com isso, elas tornam-se suscetíveis a desenvolverem doenças. Por essas razões, o cumprimento das metas por parte das nações é extremamente importante.