Agência Internacional de Energia (AIE)
A Agência Internacional de Energia (AIE) é uma organização que atua na orientação política de seus países membros em relação aos assuntos energéticos.
Significado de Agência Internacional de Energia (AIE)
A Agência Internacional de Energia (AIE) surgiu da crise do petróleo, na década de 1970, para tentar contornar a situação e estabelecer medidas a serem tomadas. Com o passar dos anos, esta organização internacional passou a tratar da política energética como um todo, juntamente com os seus países membros, de forma a aliar a segurança energética, o desenvolvimento económico e a protecção do ambiente. Atualmente conta com 30 países membros são: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, República da Coreia, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, República da Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Países Baixos, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. A AIE tem a sua sede em Paris e é ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Objetivos da Agência Internacional de Energia (AIE)
Os principais objetivos da Agência Internacional de Energia (AIE) são:
- Manter e melhorar os sistemas para lidar com interrupções de fornecimento de petróleo.
- Promover políticas de energia racional num contexto global através de relações de cooperação com países não membros, indústria e organizações internacionais.
- Operar um sistema de informação permanente sobre mercados internacionais de petróleo.
- Melhorar a estrutura do fornecimento e procura mundial de energia através do desenvolvimento de fontes de energia alternativa e aumentar a eficiência na utilização de energia.
- Promover a colaboração internacional sobre tecnologias energéticas.
- Apoiar a integração de políticas energéticas e ambientais.
Constituição da Agência Internacional de Energia (AIE)
A Agência Internacional de Energia (AIE) é constituída por quatro Standing Groups (Grupos Permanentes) e um Comitê, sendo:
- Standing Group on Long-Term Co-operation (SLT): fomenta a cooperação entre os países membros para assegurar a segurança energética coletiva, melhorar a eficiência económica e promover a proteção ambiental.
- Standing Group on Emergency Questions (SEQ): é responsável por todos os aspectos da preparação da Agência nas questões de emergência relacionadas ao petróleo e gás.
- Standing Group on the Oil Market (SOM): monitoriza e analisa a evolução do mercado internacional do petróleo para ajudar os países membros a reagirem diante de situações de mudança nas condições de mercado.
- Standing Group for Global Energy Dialogue (SGD): é responsável pelo trabalho desenvolvido pela Agência com os países que não são membros, como África do Sul, Argentina, México, Brasil e Índia.
- Committee on Energy Research and Technology (CERT): este é o comitê que coordena e promove o desenvolvimento, demonstração e implantação de tecnologias para enfrentar desafios no sector energético.