Nos últimos anos, Portugal tem demonstrado um crescente interesse em promover alternativas de transporte cada vez mais sustentáveis. E a bicicleta elétrica tem sido uma das opções mais procuradas pelos cidadãos que querem reduzir a sua pegada de carbono, ao mesmo tempo que fazem frente ao trânsito (caótico, por vezes 🤯).

Face ao aumento da consciência ambiental e da procura por estas alternativas aos transportes poluentes, o governo português tem criado, então, apoios e incentivos à compra de bicicletas elétricas, de modo a apressar a transição para uma mobilidade sustentável.

Por isso, se achava que só os carros elétricos é que beneficiavam de apoios à compra, desengane-se! As bicicletas elétricas também não ficam de fora. Tome nota dos incentivos que existem e aos quais pode concorrer para tornar este investimento mais leve para a sua carteira. 💰

Quais são os apoios e incentivos à compra de bicicletas em Portugal?

O Estado português tem levado a cabo uma série de medidas que procuram, acima de tudo, promover a mobilidade sustentável. No fundo, elas têm como principal objetivo baixar os níveis de poluição no ar, aliviar o tráfego nos grandes centros urbanos e, claro, dar mais qualidade de vida aos cidadãos.

Se não está a par dos apoios e incentivos para bicicletas elétricas, não se preocupe. Vamos dizer-lhe agora o que existe.

Fundo Ambiental

Desde 2017, o Fundo Ambiental financia projetos, pessoas ou entidades que lutam contra as alterações climáticas. No que diz respeito ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas (onde se incluem os incentivos à compra de bicicletas elétricas), este fundo pretende acelerar a adoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, como é o caso dos que se movem a energia 100% elétrica.

Ou seja, quem quiser comprar uma bicicleta pode candidatar-se a este fundo e tentar recuperar uma parte desse investimento. Assim, a conta fica mais leve para a carteira e o ambiente ainda sai beneficiado. 😀

Em 2023, o governo disponibilizou 10 milhões de euros para subsidiar a compra de veículos de emissões nulas:

 

Todas as candidaturas devem ser feitas apenas online, na própria plataforma do Fundo Ambiental. É importante destacar que só são aceites candidaturas cuja data da fatura de compra seja posterior a 1 de janeiro de 2023. Não se esqueça disso.

Incentivos locais

Além dos programas de financiamento de âmbito nacional, vários municípios e cidades portuguesas têm desenvolvido outros apoios e incentivos à compra de bicicletas elétricas como subsídios adicionais, vantagens no estacionamento ou criação de infraestruturas que propiciam ainda mais a utilização deste meio de transporte. 🚲

A verdade é que as ciclovias mais recentes querem dar maior segurança e condições de circulação aos ciclistas e com isto atrair cada vez mais pessoas a adotarem a bicicleta como forma de se deslocarem, em vez de usarem o carro. Assim, os centros das cidades podem respirar melhor, com menos gases poluentes a serem libertados.

Porquê optar por bicicletas elétricas?

Está preocupado com o impacto ambiental dos meios de transporte poluentes? Ou precisa de encontrar uma alternativa para se mexer mais no dia a dia e a bicicleta é a desculpa perfeita?

Qualquer que seja o motivo para querer comprar uma bicicleta elétrica, saiba que esta escolha só vai trazer benefícios. Para si e para o ambiente.

Impacto ambiental

Um dos principais motivos para se render às bicicletas elétricas é o reduzido impacto ambiental que têm em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis. As bicicletas elétricas são alimentadas por baterias recarregáveis que não emitem gases poluentes para a atmosfera.

Além disso, optar por uma bicicleta elétrica significa que está a ajudar a diminuir a dependência dos combustíveis fósseis e, desta forma, a apoiar a tão ambicionada transição energética.

A Goldenergy já está a fazer a sua parte do trabalho no que diz respeito à energia 100% verde. Se ainda não aderiu às energias limpas, esta pode ser a sua oportunidade. Junte-se a nós e comece a cuidar do planeta, enquanto poupa lá em casa.

Poupança

Aderir à bicicleta elétrica é sinónimo de poupança, sobretudo com a inflação. Além do investimento inicial ser bastante mais baixo quando comparado com um carro elétrico, por exemplo, a manutenção também fica muito mais em conta ao longo do tempo.

E com os incentivos à compra de bicicletas elétricas por parte do Fundo Ambiental, a fatura inicial ainda pode ser mais baixa do que aquilo que estava à espera. 💰

Já para não falar na poupança dos combustíveis, que nos últimos tempos têm atingido preços recorde e que influenciam qualquer orçamento familiar. Em relação ao estacionamento, também não tem tantos gastos como se conduzisse um carro.

Saúde e bem-estar

É do conhecimento geral que pedalar só traz benefícios à saúde. Além de aumentar o tempo que dedica a fazer atividade física, ainda consegue melhorar a resistência, circulação sanguínea e, melhor de tudo, reduzir os níveis de stress.

Só o facto de poder evitar filas de trânsito e horas perdidas na estrada para se deslocar entre tarefas, está a trabalhar para o seu bem-estar. Com as bicicletas elétricas, não só consegue evitar o stress diário do trânsito, como ganha um estilo de vida mais ativo e ainda consegue chegar ao seu destino mais rapidamente e sem se cansar muito.

Por isso, aproveite os incentivos à compra de bicicletas elétricas e comece a desfrutar dos benefícios de pedalar diariamente. A sua jornada rumo a um estilo de vida mais sustentável e saudável está apenas a um pedal de distância. 😉