Goldenergy,

Passeios ecológicos em Portugal: 5 sugestões diferentes

Índice

De norte a sul de Portugal, o que não falta são opções de momentos de lazer para desfrutar da natureza de forma sustentável. E a verdade é que este pequeno paraíso à beira mar plantado é rico em beleza natural e cultural, com paisagens de perder o fôlego e que merecem todo o nosso respeito.

Por isso é que a luta pela preservação do meio ambiente não deve acontecer só na altura de optar por comprar um carro elétrico ou instalar painéis solares. Os momentos de lazer também contam. E muito! As rotinas de fim de semana ou de férias têm um enorme impacto no ambiente. Não é de estranhar que o turismo sustentável tenha crescido muito nos últimos anos.

Das Dunas de São Jacinto em Aveiro à bela Ria Formosa no sul do país, inspire-se nestas sugestões de passeios ecológicos para fazer nos seus tempos livres. O difícil mesmo vai ser escolher! 😉

Os 5 passeios ecológicos obrigatórios em Portugal

1 – Passeio de lancha pelo Estuário do Tejo, em Lisboa

A Reserva Natural do Estuário do Tejo é uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. Sim, é verdade! Há um tesouro natural à entrada de Lisboa.

E para o conhecer, há várias opções: a pé, de bicicleta ou de carro. Mas o que aconselhamos mesmo é fazê-lo de lancha para ter uma perspetiva completamente diferente deste lugar. A Tagus Marina usa barcos 100% elétricos para que possa usufruir desta reserva sem poluir o ambiente.

Este lugar chega a acolher mais de 100 mil aves e são os bandos de flamingos que criam um cenário verdadeiramente encantador. Se quer preservar este paraíso tão perto da cidade, então trate de escolher passeios ecológicos. Escolha a opção que menos polui!

2 – Passeio de Moliceiro, em Aveiro

Os moliceiros são um dos símbolos da cidade de Aveiro. Quem por lá passeia não consegue resistir a estes barcos tradicionais que percorrem a ria ao longo dos vários canais. ⛵

A viagem pelas águas da Veneza portuguesa oferece uma visão única sobre a cidade, onde se pode desfrutar de uma paisagem serena e observar as aves marinhas daquela região a bordo de uma embarcação histórica que serviu, em tempos, a apanha do moliço.

O melhor de tudo é que a cidade está, desde 2019, a transformar o futuro destas viagens: o objetivo é que os 27 moliceiros a circularem na ria passem a ser movidos a energia elétrica. E os resultados desta mudança já foram calculados – menos 400 toneladas de CO2 por ano. Além do impacto positivo no meio ambiente, estas viagens passam a ser mais silenciosas (por causa da ausência do motor).

3 – Elevador do Bom Jesus, em Braga

O Elevador do Bom Jesus foi o primeiro a ser construído na Península Ibérica. Sabia disto? Mais: é o mais antigo do mundo em funcionamento, nos dias de hoje.

Mas há uma particularidade neste transporte panorâmico: é alimentado por um sistema de contrapeso de água que ajuda a vencer um desnível superior a 100 metros. As outras alternativas para chegar ao topo são de carro ou, então, aventurar-se numa escadaria de mais de 500 degraus. Só os corajosos é que são capazes. 😉

Além disso, o Santuário do Bom Jesus é envolvido por um manto verde que faz deste lugar um espaço mágico. Por lá, vai encontrar grutas, lagos, trilhos e coretos onde se pode perder, sozinho ou acompanhado. Garantimos que é possível fazer um passeio ecológico (se optar por não usar o carro, claro) de verdadeira conexão com a natureza e cultura.

4 – Passeio na Ria Formosa, no Algarve

A Ria Formosa é uma das belezas naturais mais deslumbrantes a sul de Portugal. Com cerca de 18 mil hectares, esta reserva natural esconde as praias mais paradisíacas de todo o Algarve, já para não falar do facto de ser um dos ecossistemas mais importantes do nosso país.

Se quer tomar um banho de beleza, então pode fazer um passeio de barco por estas águas. A Solar Moves promove passeios ecológicos ao usar barcos movidos apenas a energia solar. ☀️

Vai ter tempo de descobrir as pequenas vilas piscatórias que encontra no caminho, degustar o marisco da Cacela-Velha, conhecer as aves que tomam conta da reserva ou, simplesmente, passear pelas zonas mais selvagens. Depois de lá ir, vai querer regressar!

5 – Visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro

Se o mote para visitar Aveiro foram sempre os moliceiros ou os ovos moles, então hoje vai encontrar mais um motivo para passear por lá.

Há uma reserva natural na região de Aveiro: as Dunas de São Jacinto. É um lugar onde se podem fazer caminhadas, observar as aves ou até desfrutar de praias preservadas.

São mais de 900 hectares de natureza, de Ovar a Mira, que lhe vão proporcionar horas de perfeita ligação com a fauna e flora. E ainda pode visitar o Centro Interpretativo para aprender mais. É um dos passeios ecológicos obrigatórios no centro de Portugal para os amantes da natureza.

Goldenergy: de norte a sul do país

Não faltam opções de passeios ecológicos por este país fora e estas foram apenas algumas sugestões. Mas também a Goldenergy pode ser encontrada nos quatro cantos de Portugal. 😃

uma loja mais perto de si (mais do que imagina) para tirar as suas dúvidas. Junte-se à nossa missão de continuar a construir um país mais verde e sustentável.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na procura pela eficiência e conforto no que diz respeito ao aquecimento da água das nossas casas, a escolha entre...
Ano após ano, os portugueses rendem-se mais aos carros elétricos, não só pela eficiência, mas porque há, de facto, vantagens...
O preço de um carro elétrico novo ainda está acima do orçamento que muitos portugueses têm disponível para gastar. Por...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...