Goldenergy,

Elevador do Bom Jesus de Braga: um funicular especial! Saiba porquê

Índice

O funicular mais antigo do mundo puxado a água está em Portugal, no distrito de Braga, numa freguesia com o nome de Tenões. Foi o primeiro a ser construído na Península Ibérica e é conhecido por Elevador do Bom Jesus de Braga. Tem uma força incrível, uma energia limpa, e é por isso que queremos saber mais sobre ele. 🙂

Este engenho vence um desnível de mais de cem metros de altura, ligando a cidade de Braga ao seu ponto mais alto. E sabe o que é mais incrível? É um verdadeiro exemplo de sustentabilidade e energia limpa. Vale mesmo a pena conhecer mais um pouco sobre a sua história, como funciona, como chegar lá e quanto custa ter a experiência de subir neste ascensor único.

Elevador do Bom Jesus de Braga e sua história genial

O Santuário do Bom Jesus de Braga fica no ponto mais alto da cidade e chegar lá não é fácil: é preciso enfrentar mais de 100 metros de desnível. O acesso só era possível pelo escadório do Bom Jesus ou de comboio. A pé, pelo escadório, uma verdadeira jornada de 573 degraus, impossibilita muitos de o fazerem, e o comboio não era para todas as carteiras. É então que nasce o engenho surpreendente do Elevador.

A obra foi inaugurada a 25 de Março de 1882 e neste engenho estiveram envolvidas três pessoas: Manuel Joaquim Gomes (empresário de Braga), Nikolaus Riggenbach (engenheiro suiço que fez os desenhos à distância) e Raul Mesnier de Ponsard, o luso francês que interpretou os desenhos e criou a engenharia com sucesso para tornar esta construção viável e funcional, dada a sua localização, até aos dias de hoje.

Podemos dizer que foi verdadeiramente genial o aproveitamento da água das minas e nascentes existentes no local para fazer mover o elevador. Há por isso uma sustentabilidade incrível neste engenho, pois ao contrário dos outros funiculares conhecidos, este não utiliza água da rede pública nem bomba elétrica, utiliza apenas a força motriz das águas das fontes e minas da estância do Bom Jesus. Também as travessas de madeira onde assenta o duplo carril são provenientes das árvores abatidas para a construção da rampa.

O engenho deste funicular único

É incrível, mas o Elevador do Bom Jesus de Braga é mesmo puxado a água. O seu sistema de funcionamento utiliza o contrapeso da água. O Elevador assenta sobre uma rampa e tem duas cabines independentes, ligadas entre si. Cada cabine tem um depósito, e cada depósito é cheio de água quando no nível superior, e esvaziado quando no inferior. A diferença de pesos permite assim a deslocação. A quantidade de água é sempre calculada em função do número de passageiros nas cabines em cada viagem. Turistas e peregrinos ficam surpreendidos quando percebem que o ascensor só precisa de água para subir e descer o monte.

Como chegar ao Elevador do Bom Jesus de Braga

Veja o que precisa de saber para chegar da forma mais cómoda e rápida ao Ascensor do Bom Jesus de Braga, caso vá de carro ou de transporte público.

Se vai utilizar viatura própria

Para se deslocar de carro ao Elevador do Bom Jesus de Braga, deve seguir pela autoestrada A3 em direção a Braga. Chegando a Braga, deve seguir pela nacional 103, em direção ao Sameiro, entra em Sameiro e sai na Freguesia de Tenões, seguindo em direção ao Bom jesus. Do centro de Braga ao Elevador do Bom Jesus são cerca de 13 minutos.

Se vai utilizar transportes públicos

Para chegar ao Elevador do Bom Jesus de Braga, o comboio é um excelente transporte. Chegando lá, terá uma rede de linhas de autocarro que o vão levar até ao ascensor.

Apresentamos as paragens de autocarro mais próximas para chegar ao Elevador do Bom Jesus de Braga:

  • Bom Jesus a 460 metros de distância, 6 min a pé
  • S Pedro I a 510 metros de distância, 7 min a pé
  • República I a 669 metros de distância, 9 min a pé
  • Liberdade II a 1294 metros de distância, 17 min a pé
  • Bom Jesus (Topo) a 3406 metros de distância, 44 min a pé

 

Estas são as linhas de autocarro para o Elevador do Bom Jesus de Braga

  • linha 12 – direção a Óscar Dias Pereira (Eb23)
  • linha 83 – direção Raio (Novais e Sousa)
  • linha 88 – direção Santuário (Sameiro)
  • linha 90 – direção Dadim III
  • linha 2 – direção Bom jesus
  • linha 63 – direção 25 de Abril (Parque infantil)
  • linha 91 – direção Estrada S.Pedro II (Arco)

Percurso do Elevador do Bom Jesus de Braga

Este funicular tem a sua primeira partida todos os dias às 08h55 e faz viagens regulares aos minutos 25 e 55 de todas as horas. No Verão faz a sua última partida às 19h55. No Inverno pausa entre as 12h55 e 13h55 e realiza a sua última partida às 17h55.

Este ascensor é operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, finalizando a sua viagem na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho. O percurso da subida compreende uma distância de 274 metros, com um desnível de 116 metros e demora cerca de 2,5-4 minutos.

Quanto é que custa a viagem no Elevador Bom Jesus de Braga?

Os preços do funicular são acessíveis. Uma viagem só de ida custa 1,50€ e uma viagem de ida e volta fica por 2,50€. O Elevador do Bom Jesus de Braga tem capacidade para 30 lugares sentados e 5 em pé, o peso da cabine pode ir até aos 5000 kgs, a sua velocidade pode atingir de 1,2 a 1,8 metros/segundo e a sua periodicidade é de 30 minutos.

Há 140 anos que este funicular transporta pessoas sem o uso de eletricidade ou combustível, o que é simplesmente inspirador para um futuro melhor e mais limpo.

Goldenergy de Norte a Sul do país

A Goldenergy está em Braga. Por isso, estamos consigo em todos os lados, de Norte a Sul, Mais Abertos do que Nunca.

Há uma loja nossa em cada ponto que precise, fornecendo aquilo que de melhor temos: o nosso serviço de luz e gás natural.

Visite-nos para saber mais sobre as nossas tarifas de energia. Apostamos que vai querer manter uma tradição nossa: a de mudar clientes para o nosso lado. ?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...