Goldenergy,

Fadistas portugueses: história, fados e cantores mais famosos

Índice

Façam chegar as saudades e a guitarra! Hoje há fado no blog da Goldenergy! A eterna Amália Rodrigues e as atuais Mariza e Ana Moura são alguns dos nomes que gravaram a sua marca na história da música nacional – e internacional. Por isso, são elas, entre outros nomes (e canções), que dão o mote para este nosso artigo. 🙂

Vamos falar de fado e dos fadistas portugueses mais famosos de todos os tempos? A história e a cultura deste país é a energia que nos move! 😀

5 curiosidades sobre o fado

Quem não se recorda de nomes como Carlos do Carmo e Alfredo Marceneiro? Ou não sente a pele arrepiar com a entoada melancólica dos fados tristes tradicionalmente enraizados na cultura dos estudantes de Coimbra? E o fado de Lisboa, que emociona quem pisa terras da nossa capital? A glória do fado é inegável, reconhecida nos quatro cantos do mundo.

A verdade é que não existe Portugal sem o seu género musical clássico e intemporal, impresso no ADN de quem cresce a saber dizer s-a-u-d-a-d-e.

Vamos às curiosidades! 😀

1. A origem do fado é misteriosa, embora haja algumas teorias

Consegue acreditar que, até hoje, ainda não se sabe bem quais terão sido as origens que deram início ao movimento do nosso fado? As origens do género musical mais português de sempre permanecem imersas em muito mistério.

2. Fado vem do latim

Sabia que a palavra fado vem do latim “fatum”? Que quer dizer destino. Bonito, não é?:)

3. Fado seria herança dos mouros

Os nomes mais conhecedores do fado, que são especialistas no assunto, acreditam que o fado de Lisboa, por exemplo, é uma das grandes heranças que nos foram deixadas pelos mouros, através dos cânticos que se ouviam pelo bairro da Mouraria – e, imagine: desde os tempos a seguir à reconquista cristã. Incrível, certo? 😀

4. É Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Normalmente cantado por uma única voz, e acompanhado de guitarras, o fado carregado de melancolia e dolência foi, em 2011, condecorado com a distinção de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Quanto orgulho cabe em nós?

5. O fado de Coimbra é cantado apenas por homens

Intimamente relacionado com as tradições da Universidade de Coimbra, o fado tão típico da região é cantado, exclusivamente, por vozes masculinas.

Mas ainda há mais curiosidades: o fado de Coimbra é habitualmente cantado à noite, em escadarias ou praças da cidade, ou em serenatas, à janela da mulher que se pretende conquistar.

Quais são os fados portugueses mais famosos?

Amália Rodrigues, “Povo que lavas no rio”

Carlos do Carmo, “Canoas do Tejo”

Alfredo Marceneiro, “Cabelo Branco” (“Mais uma Noite de Fado”)

Camané, “Sei de um Rio”

Mariza, “Ó gente da minha terra”

3 fadistas portugueses antigos que fizeram história

1. Amália Rodrigues: a rainha do fado português

Amália Rodrigues é considerada a rainha deste género musical tão português e a figura mais representativa da sua força. Sabia que muitas das suas mais famosas canções tratam de “musicar” poemas escritos por alguns dos mais famosos poetas portugueses? 🙂 Fados que são, até hoje, clássicos interpretados pelas mais diversas gerações de fadistas.

Não há forma de desassociar o nome de Amália Rodrigues do fado. Este é, aliás, dentro e fora do nosso país, o primeiro nome que vem à cabeça quando o assunto envolve os grandes fadistas portugueses. Indiscutivelmente, o nome mais famoso entre todos.

Fez de Lisboa celeiro do fado, elencando uma série de grandes êxitos que a levaram a viajar da capital para os muitos cantos da Europa e do mundo. Amália foi a primeira mulher portuguesa a brilhar na televisão norte-americana, em 1953, marcando presença no programa de Eddie Fisher, o NBC Coke Time.

Amália Rodrigues deixou-nos, e ao fado, em 1999. A sua contribuição para a cultura nacional é impossível de medir, mas sabemos que foi imensa. Se está por Lisboa, que tal passar pela casa onde vivia? Foi transformada em museu e vale uma visita.

2. Carlos do Carmo: o rei

Se Amália Rodrigues é a nossa rainha do fado, é caso para dizer que Carlos do Carmo é, sem margem para dúvidas, o rei. Com canções tradicionais, a sua poderosa voz é responsável pelo sucesso de grandes músicas que traduziram a verdadeira essência do fado – são canções reconhecidamente perfeitas para os mais apaixonados pelo género musical.

A voz inesquecível de “Lisboa Menina e Moça” partiu em 2021.

3. Alfredo Marceneiro: o inesquecível

Se dúvidas havia, desfazemos todas agora: não há voz que consiga representar de melhor forma aquilo que é o fado nacional. Alfredo Marceneiro – ou Alfredo Rodrigo Duarte – um mestre da madeira que será para sempre recordado como um dos maiores fadistas de todos os tempos.

A canção “Cabelo Branco” é um verdadeiro hino à melancolia e à saudade, eternizado na sua voz que respira tradição.

Nasceu ainda em 1891 e deixou de cantar o fado em 1982, quando faleceu em Lisboa – onde viveu e fez carreira. Vale a pena ouvir o álbum “Há festa na Mouraria”. 😉

4 grandes nomes da nova geração de fadistas portugueses

1. Dulce Pontes: a grandiosa voz

A grande voz nacional, poderosa, que nos anos 90 levou Portugal para além de todas as fronteiras, é na verdade uma cantora que nos ofereceu (e continua a oferecer) diferentes registos musicais – combinando música clássica ao folclore e o fado, claro, não ficou de fora da sua história.

Dulce Pontes foi, aliás, uma das grandes responsáveis por aquilo que podemos chamar de “renascimento do fado”, tendo colaborado ativamente para o aparecimento de novos nomes de fadistas – devemos agradecer-lhe, certo? 🙂

2. Mariza: uma diva

Mariza nasceu em Moçambique e veio para Portugal ainda criança. Filha de mãe africana e de pai português, não há dúvidas de que é uma das mais talentosas herdeiras da língua da saudade – razão pela qual acreditamos que tem de estar presente em qualquer que seja a lista de fadistas.

Quase tão conhecida lá fora como cá em Portugal, é das vozes portuguesas que ainda prometem fazer história no fado por muito tempo – e não é para menos: tem uma discografia repleta de grande êxitos, entre eles o fado “Ó gente da minha terra”, aquele que lhe deu fama e que foi escrito pela rainha Amália Rodrigues (será que já sabia? 🙂 ).

Os seus discos reúnem diversas influências, reunindo ritmos e instrumentos diferentes, mas têm sempre algo em comum: Mariza canta e encanta dando voz a alguns dos mais conhecidos e adorados temas clássicos de Portugal.

3. Ana Moura: a quebrar recordes

É de Santarém, nascida 1979. Aos seis anos já cantava, mas foi só na adolescência que começou a namorar com a música mais a sério – uma paixão que é herança de família.

No século XXI, Ana Moura é a fadista mais bem sucedida e aquela que mais vendeu discos em Portugal, sendo considerada como uma das fadistas Portuguesas mais famosas em todo o Mundo.

Ana Moura já participou num concerto dos lendários Rolling Stones, cantando um dueto com o mediático Mick Jagger. O Estádio Alvalade XXI, em Lisboa, vibrou com o tema No Expectations cantado na voz do fado nacional.

4. Camané: o fado raiz

Gosta de fado mais tradicional? Então, as canções do Camané são para si.

Camané é considerado por muitos fãs do fado como a maior voz masculina da nova geração de fadistas. Estreou-se com o álbum Uma noite de fados, de 1995, e desde então já alcançou fama internacional – especialmente na Europa e Ásia.

Goldenergy de Norte a Sul

A energia de Portugal é o que nos move e é por isso que a Goldenergy quer estar – tal como o fado – em cada canto deste país, de Norte a Sul, cuidando da sua gente, da sua cultura, do seu meio ambiente e, claro, das suas poupanças. Estamos consigo, esteja onde estiver.

Mais Abertos do que Nunca, com uma loja em cada ponto, sempre ao lado de quem confia na Goldenergy para ter o melhor serviço de luz e gás natural.

Visite a nossa loja mais perto de si ou contacte-nos através de um dos nossos canais para saber mais sobre as nossas tarifas de energia. Vamos ter consigo a qualquer lado. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...