Goldenergy,

Como ter uma boa iluminação em casa: veja as nossas dicas

Índice

Sabia que a iluminação em casa é fundamental para o nosso conforto e bem-estar? Se não sabia, fica a saber agora: na verdade, uma casa bem iluminada tem uma importância maior do que aquela que, provavelmente, muitos lhe dão.

Além da sua característica funcional, de oferecer claridade aos ambientes, a iluminação também é capaz de influenciar o nosso humor e a sensação que temos dos próprios espaços. Por isso, fazer as escolhas certas para iluminar cada divisão da casa é tão importante.

Se anda às voltas com a iluminação aí de casa e não sabe muito bem o que fazer, leia este artigo. Vamos deixar-lhe algumas dicas muito úteis para conseguir iluminar os diferentes espaços de forma eficaz.

Agora já não há desculpas para não acertar. 😉

Iluminação em casa: combine estes 3 tipos 

A arte de conseguir a melhor iluminação em casa vai muito além da escolha de candeeiros bonitos. É preciso compreender e integrar os três tipos de iluminação – funcional, ambiente e geral -, de modo a conseguir criar espaços agradáveis para se estar.

Cada um destes tipos desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera equilibrada e funcional em cada divisão da sua casa. Ora veja. 👇

1. Iluminação funcional

A iluminação funcional destaca-se pela sua presença em áreas onde as tarefas requerem uma visibilidade clara e direta, como o espaço dedicado à leitura, por exemplo. Na altura de escolher, deve ter atenção à intensidade da luz e à sua direção. As luzes reguláveis são ideais para adaptar a iluminação de acordo com as necessidades específicas de cada momento.

E a temperatura da luz também é importante para criar o efeito que procura: o tom mais frio é aconselhado para espaços que precisam de maior concentração, como trabalho, por exemplo. 

2. Iluminação ambiente

É a iluminação ambiente que vai criar uma atmosfera acolhedora e agradável. Sejam candeeiros de pé na sala de estar, ou candeeiros de parede a iluminar quadros no hall de entrada, há diferentes opções para cada espaço que queira criar. 

Para criar este tipo de iluminação mais aconchegante, lâmpadas num tom mais quente são as mais indicadas para espaços de relaxamento.

3. Iluminação geral

A iluminação geral é, no fundo, a base da iluminação da casa, aquela que uniformiza e preenche todo o ambiente. O objetivo é garantir que todos os cantos do espaço recebam a quantidade certa de luz. Lembre-se que até mesmo a luz natural que é recebida através das janelas contribui para a iluminação. 

Se utilizar lâmpadas de diferentes intensidades e combinar com a luz natural durante o dia, vai conseguir obter uma iluminação mais equilibrada.

Iluminação em casa: a ideal para cada ambiente

Iluminação aconchegante para o quarto

O quarto é um espaço íntimo onde a iluminação desempenha um papel crucial, não fosse este o sítio onde passamos várias horas seguidas a recuperar energia para mais um dia. 🌞

Para criar uma atmosfera aconchegante, deve evitar utilizar luzes demasiado brilhantes. O ideal é optar por iluminação com intensidade regulável, permitindo ajustar a luz de acordo com as necessidades e a própria ocasião. 

Por exemplo, ao utilizar candeeiros de mesa é possível ter uma luz mais suave, indicada para momentos de leitura à noite. Além disso, pode optar por criar iluminação indireta na cabeceira da cama ou sancas no teto, recorrendo às fitas LED. Estas opções vão ajudar a criar uma sensação de conforto maior.

No quarto, o mais importante é garantir que utiliza iluminação de tons quentes, porque são as mais indicadas para usar em ambientes de descanso, onde o principal objetivo é relaxar.

Ideias de iluminação para a sala de jantar

A sala de jantar é um espaço multifuncional e, por isso, exige uma boa iluminação. Obrigatoriamente, deve ter um candeeiro por cima da mesa, que depois pode ser complementado por pontos de luz presentes noutras partes da sala. 💡

Mesas de jantar maiores precisam de uma iluminação com várias fontes de luz. Caso contrário, há o risco de o momento da refeição não estar bem iluminado e, se tiver um jantar em casa com várias pessoas, é possível que alguma parte do espaço fique com menos luz. No fundo, não deve descuidar a luz direta para a mesa.

Outro aspeto importante é a altura do candeeiro. Deve certificar-se que está ajustada para evitar sombras indesejadas na mesa.

Para criar uma atmosfera mais confortável durante as refeições, pode adicionar ainda iluminação de destaque em móveis, como aparadores ou estantes. As luzes embutidas no teto também podem ser direcionadas para realçar elementos decorativos, criando uma atmosfera ainda mais aconchegante para momentos de convívio.

Tal como no quarto, também a sala deve ter, preferencialmente, iluminação quente, para conseguir o tão desejado conforto, mas com boa luminosidade para desfrutar do espaço devidamente. 

Qual deve ser a iluminação na cozinha?

A cozinha é um espaço onde a iluminação funcional é essencial. Uma iluminação bem planeada aqui não só aumenta a eficiência nas tarefas culinárias, como contribui para a segurança. 🧑‍🍳

Para iluminar eficazmente a bancada de trabalho, opte por luzes embutidas ou pendentes sobre as áreas de preparação de alimentos.

Nesta divisão, o truque é usar iluminação em camadas. Além da iluminação principal, como focos embutidos, por exemplo, considere adicionar luzes nos armários superiores. Isto vai ajudar na hora de cortar, picar ou realizar outra tarefa que exija maior atenção ao detalhe. 🔪

As lâmpadas LED são uma excelente escolha para a cozinha, já que oferecem uma luz brilhante e eficiente. E como este espaço é usado diariamente, convém optar por iluminação que dure, para não ter gastos constantes (e desnecessários). Em termos de temperatura, o mais aconselhado é optar por tons frios, que ajudam na concentração.

Como iluminar a casa de banho?

Nesta divisão é importante respeitar a funcionalidade e a iluminação deve atender a isso mesmo. 

Para o espelho, opte por luzes laterais em vez de luzes na parte superior, para evitar sombras indesejadas no rosto. Esta dica é particularmente importante para quem se maquilha na casa de banho. 

Já as luzes embutidas no teto podem criar uma iluminação geral suave para todo o espaço. Pode optar ainda por utilizar luzes reguláveis. É uma mais-valia! Por exemplo, de manhã pode regular a intensidade para conseguir uma luz mais brilhante, enquanto à noite pode optar por uma uma luz mais suave, para começar a relaxar, antes de se deitar. 

Se quer acertar na iluminação em casa, com a garantia de ter energia 100% verde, está na hora de falar com a Goldenergy. 🌱

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...