Goldenergy,

Quantos lumens por m2: vamos fazer contas?

Índice

Quando se trata de iluminar um espaço, seja em casa ou no escritório, é essencial perceber a importância dos lumens e como deve calculá-los para garantir que tem a iluminação adequada. 💡

Se este não é um tema que domina, não se preocupe! Vamos explicar tudo para ficar a par do assunto. Mas mais importante: vai ficar a saber, finalmente, quantos lumens por m2 são necessários para iluminar um espaço de forma eficiente, sem se preocupar mais com isso.

Porque é que os lumens são importantes?

Os lumens são, nada mais nada menos do que uma medida importante na iluminação e servem, no fundo, para avaliar o brilho ou a quantidade de luz total que uma fonte emite.

Ao contrário do watt, que mede o consumo de energia, os lumens indicam o brilho percebido pela visão humana. Por isso, ao escolher a iluminação adequada para uma sala ou qualquer outro espaço, deve ter sempre em consideração o número de lumens produzidos pela fonte de iluminação.

Tome nota destes fatores que mostram a importância de acertar nos lumens por metro quadrado. 🏡

Iluminação adequada

Ler um livro ou estar em teletrabalho, por exemplo, são momentos que requerem uma iluminação adequada para o espaço onde o vai fazer.

Uma luz mais suave e aconchegante pode ser ideal para ler um livro. Mas se estiver a trabalhar, talvez o melhor mesmo é ter uma iluminação mais intensa, que o mantenha concentrado e atento.

Por isso, garantir que a iluminação é adequada é meio caminho andado para criar o ambiente certo para cada momento.

Mas lembre-se: há outros aspetos que também deve pesar na balança como o ângulo de dispersão ou a distribuição da luz. Somados, todos têm um papel importante na iluminação correta de um espaço.

Poupança vs. eficiência energética

Duas lâmpadas com a mesma quantidade de lumens podem consumir quantidades diferentes de energia. Certo?

Ora veja este exemplo:

Lâmpada A: Produz 800 lumens e consome 10 watts de energia.
Lâmpada B: Produz 800 lumens e consome 15 watts de energia.

Ambas têm a mesma quantidade de luz (800 lumens). No entanto, a Lâmpada A é mais eficiente em termos de energia, já que consome apenas 10 watts, ao contrário da Lâmpada B, que consome 15 watts para a mesma quantidade de luz.

Na prática, a escolha mais eficiente energeticamente seria a Lâmpada A, porque consegue obter a mesma quantidade de luz com um consumo de energia elétrica mais baixo.

A longo prazo, estas escolhas traduzem-se numa poupança de energia e, como consequência, na redução dos custos de eletricidade. 💰

Mas não só! Optar por iluminação mais eficiente também pode ajudar a retardar a substituição de lâmpadas, o que significa menos resíduos gerados ao longo do tempo. No final das contas, vai estar a baixar o seu consumo de eletricidade e, consequentemente, a diminuir as emissões de gases com efeito estufa associadas à energia elétrica. E o ambiente agradece. ♻️

Como calcular o número de lumens de que preciso

O cálculo dos lumens por m2 necessários para iluminar um espaço depende, essencialmente, destes fatores: o tamanho do espaço, a atividade que será realizada no ambiente e o nível de iluminação que pretende.

Mas esta tarefa vai ficar mais fácil a partir de agora! Para determinar a quantidade adequada de lumens por metro quadrado, siga estes passos:

Passo 1: Medir o espaço em metros quadrados

Apesar de simples, este passo é determinante para saber quantos lumens por metro quadrado são necessários. Comece, então, por tirar as medidas à área que vai usar e que quer iluminar. Por exemplo, se a sala tem 4 metros de comprimento e 5 metros de largura, a área total será de 20 metros quadrados.

Passo 2: Determinar os lux necessários

Resumidamente, os lux servem para medir a intensidade da luz que existe num espaço. A fórmula é lumen / m2. Mas esta quantidade vai depender daquilo que vai fazer no espaço. Por exemplo:

  • Tarefas que exigem pouca precisão (nos quartos): entre 100 a 300 lux.
  • Atividades gerais (em salas de estar): entre 300 a 500 lux.
  • Trabalho ou tarefas que exigem mais precisão (em escritórios ou cozinhas): entre 500 a 1000 lux.

 

Passo 3: Calcular o total de lumens para o espaço

Depois de saber qual é a quantidade de lux necessária para o espaço onde quer fazer este cálculo, basta multiplicar o lux pela área em metros quadrados (medida no passo 1). A fórmula é esta:

Lumens necessários = Lux necessário x Área em metros quadrados

Vamos a um exemplo prático. Se quer saber quantos lumens por m2 precisa para iluminar a sua sala, o cálculo seria o seguinte:

Lumens necessários = 400 lux x 20 m2 = 8000 lumens

E aqui está o valor esperado. Rápido, verdade? Depois de ter os dados que precisa, as contas tornam-se mais fáceis. 🙂

É importante lembrar que estes cálculos são apenas estimativas e podem, claro, variar em função de outros fatores como a cor das paredes e o tipo de iluminação escolhida, por exemplo.

Se ainda quer poupar mais e ser mais amigo do ambiente, não se preocupe. Estamos cá para isso! 😉 Venha falar connosco.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...