O preço de um carro elétrico novo ainda está acima do orçamento que muitos portugueses têm disponível para gastar. Por isso mesmo, a conversão tem sido uma solução viável a curto ou médio prazo para os que procuram aderir à mobilidade elétrica.

Desde o custo de manutenção mais baixo ao impacto ambiental, os benefícios dos carros elétricos são muitos e têm atraído cada vez mais adeptos nos últimos anos. 🚘

Se está a ponderar aderir à mobilidade elétrica, mas quer fazer um investimento mais controlado e também não vê necessidade em se desfazer do seu carro atual, já sabe que existe uma solução. Fique, então, a saber como converter um veículo em elétrico.

Como converter um carro para elétrico

A conversão de um veículo a gasolina ou diesel para elétrico é um processo complexo que envolve a substituição do motor de combustão interna por um motor elétrico e a instalação de baterias para o alimentar. Tambémé necessário adaptar todo o sistema eletrónico de controlo para garantir que o veículo funciona de forma segura e eficiente.

Resumidamente, estes são os passos chave no processo de conversão: 👇

Substituição do motor de combustão interna

O motor de combustão é retirado do carro, assim como outros componentes relacionados com o sistema de combustível atual. Depois disso, o motor elétrico é instalado no veículo, normalmente no local onde estava o motor de combustão interna.

Instalação da bateria elétrica

Nesta fase, a bateria elétrica entra em cena para tomar o lugar do antigo sistema e conseguir alimentar o motor elétrico. O tamanho e a capacidade da bateria vai depender das necessidades de autonomia do veículo.

Alteração do sistema eletrónico

É hora de ajustar todo o sistema para que se possa adaptar ao novo motor elétrico, que funciona de forma diferente de um motor a combustão interna. Por isso, todo o sistema de controlo e gestão de potência são configurados novamente.

Fase de teste

Assim que a conversão fica pronta, o veículo é submetido a diversos testes e, consequentemente, são feitas as mudanças necessárias para garantir que o desempenho e segurança não sejam comprometidos assim que o carro sai da oficina.

Que automóveis podem ser convertidos?

Do ponto de vista técnico, é possível converter qualquer carro para elétrico, desde viaturas ligeiras até autocarros, por exemplo. Mas atenção! Por vezes, alguns modelos podem tornar a tarefa mais difícil, por causa das especificações técnicas de cada carro e, claro, isso pode sentir-se no orçamento.

Mas, de um modo geral, os veículos mais antigos, com menos componente eletrónica envolvida, acabam por ser bons candidatos para fazer esta conversão. Além disso, os carros maiores, como autocarros e SUVs, por exemplo, podem ser mais fáceis de converter, já que a própria estrutura dos veículos é capaz de suportar a instalação das baterias mais facilmente.

Quanto custa converter um carro para elétrico?

A verdade é que converter um carro a combustão para elétrico não é barato. No entanto, a boa notícia é que ficará sempre mais barato do que comprar um carro elétrico novo com um modelo equivalente ao seu atual. 😃

Curioso com os valores? Vamos deixar-lhe aqui uma estimativa para saber com o que pode contar.

Atualmente, converter um veículo em elétrico pode rondar os 12.000€ (sem contar com o IVA). Isto se estivermos a falar de um carro com uma autonomia que varia entre os 80 e 100 km.

Mas há vários fatores que podem influenciar este valor: o modelo do carro e a potência do motor, por exemplo, vão alterar automaticamente o valor final a pagar. O mais importante a reter é que, no final das contas, a capacidade da bateria é o fator que mais vai impactar o preço da conversão.

Ah! Não se pode esquecer que, pelo meio, ainda é necessário fazer a legalização no IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), cujo valor pode chegar aos 150€.

Vale a pena?

A decisão de converter um veículo para elétrico ou não vai sempre depender da resposta a diferentes questões. Quais são as suas necessidades? Quer reduzir o impacto ambiental? Tem orçamento disponível para investir na conversão? 🤔

Estas são algumas questões sobre as quais vai ter de refletir para encontrar a sua resposta. Mas para dar uma ajuda, deixamos aqui alguns pontos importantes que deve pesar na balança na hora de tomar uma decisão: