Goldenergy,

3 parques de campismo ecológicos em Portugal

Índice

Quando se trata de acampar, há qualquer coisa verdadeiramente mágica no momento de contacto com a natureza. E os adeptos deste estilo de férias são uns sortudos, em Portugal. Do litoral ao interior, o que não falta são paisagens de cortar a respiração e que servem de retiro para fugir à rotina stressante do dia a dia. ?️

Mas os tempos mudaram e a forma de fazer campismo também. Hoje em dia, não faltam opções de parques de campismo ecológicos, lugares que oferecem experiências mais conscientes e sustentáveis para os momentos de descanso tão desejados. E há opções para todos os gostos e carteiras, claro.

Se está a pensar fazer uma escapadinha verde (porque cuidar do ambiente não tira férias, certo? ?), então espreite as sugestões que trazemos de lugares onde se usufrui da natureza sem a desrespeitar.

Os melhores parques de campismo ecológicos em Portugal

Parque Cerdeira

Dividido entre a serra da Peneda-Gerês e a vila de Castro Laboreiro, o Parque Cerdeira tem uma vista privilegiada sobre a paisagem verde do Gerês.

Aqui não precisa de montar a tenda obrigatoriamente. Há mais opções e pode escolher entre caravanas, cabanas ou bungalows até, e nem os animais de estimação ficam de fora. ?

No que diz respeito às atividades, há para todos os gostos: sozinho ou acompanhado, pode aproveitar para fazer trilhos, canoagem, jogar minigolfe ou tiro ao alvo. E garantimos que a piscina vai fazer as delícias dos mais novos (e não só).

Parque de Campismo das Berlengas

As Berlengas são um lugar único em Portugal. E se a travessia pode ser difícil muitas vezes, por causa da ondulação, o momento em que os seus olhos se cruzam com o azul turquesa daquela água fazem esquecer depressa a viagem de barco até lá. ?️

A riqueza da fauna e flora desta ilha ao largo de Peniche fazem deste pedaço de terra um ecossistema único na Europa e no mundo. Por isso, não admira que quem lá vai queira desfrutar do lugar com tudo aquilo a que tem direito (dentro do possível, claro).

O Parque de Campismo das Berlengas dá a opção de erguer a sua tenda com vista para a Praia da Berlenga Grande, onde pode pernoitar. Durante o dia, pode optar por fazer um trilho à volta da ilha, um passeio de kayak ou fazer uma tour pelas grutas (vale a pena ?). Para os mais aventureiros, há sempre a possibilidade de mergulhar nas águas cristalinas e explorar a riqueza lá em baixo.

Ilha do Pessegueiro Camping

Com vista para a Ilha do Pessegueiro da canção de Rui Veloso, o Camping localiza-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a caminho do Algarve. ?️

Pode dormir em tendas, bungalows a até em apartamento. Mas não é aqui que este parque de campismo ecológico se destaca. Sabia que lá existe uma ETAR biológica? E não é só. Além disso, ainda se faz o aproveitamento da energia solar, gere-se a água de forma eficiente e faz-se a gestão de resíduos sólidos. É caso para dizer que este é um parque verdadeiramente amigo do ambiente.

Como é que funcionam os parques de campismo ecológicos?

Os parques de campismo ecológicos são espaços que têm como principal objetivo reduzir ao máximo o seu impacto ambiental. E quem lá vai gosta de seguir esta premissa.

Por isso, a sustentabilidade e a harmonia com a natureza dominam as ofertas destes lugares. Felizmente, já são alguns a correr o país.

E se acha que por ser mais sustentável vai reduzir o conforto, engana-se! Estes parques querem proporcionar experiências, acima de tudo. E nelas não podem faltar as comodidades básicas que todos os campistas precisam.

Mas, afinal, o que têm os parques de campismo ecológicos de diferente dos restantes? Ora veja. ?

Localização consciente

As áreas dos parques de campismo ecológicos são cuidadosamente selecionadas. Além de áreas cercadas pela beleza natural, estão habitualmente imersos em parques nacionais ou próximos de praias, por exemplo. A verdadeira magia destes parques está, no fundo, na possibilidade de mergulhar na natureza por completo e apreciar o ecossistema à sua volta.

Infraestrutura sustentável

Os parques são construídos com recurso a materiais ecológicos, utilizam energias renováveis e implementam sistemas de reciclagem. No que diz respeito às instalações sanitárias, são equipadas com sistemas de tratamento de água e gestão de resíduos para diminuir o consumo dos recursos naturais. ♻️

Opções de acomodação sustentável

As tendas não são a única opção para pernoitar. Maioritariamente, os parques de campismo ecológicos oferecem outro tipo de estadia para os que não dispensam o conforto de uma cama. ?

Glamping, por exemplo, já ouviu falar? Esta opção é para os que não se importam de abrir os cordões à bolsa para dormir confortavelmente. É verdade que é uma opção mais cara do que pernoitar numa tenda, por exemplo, mas o contacto com a natureza mantém-se. No entanto, desta vez, à semelhança dos pequenos luxos de um hotel.

Atividades na natureza

Os parques de campismo ecológicos são privilegiados por estarem inseridos em paisagens idílicas. Por isso, deve-se tirar partido disso para fazer render a estadia longe da azáfama.

Entre as várias atividades, estes parques promovem, habitualmente, caminhadas ao ar livre, passeios de bicicleta ou canoagem, por exemplo. Mas atenção: embora aconteçam na natureza, todas as atividades garantem a preservação da fauna e flora que rodeiam o parque. ?

Qual o impacto que têm no ambiente?

A sustentabilidade e conservação dos recursos naturais são práticas que reinam nos parques de campismo ecológicos. Porque além de proporcionarem momentos de conexão entre os visitantes e a natureza, ainda há tempo para consciencializar todos os que lá vivem por uns dias para melhorarem a sua pegada ecológica.

Tome nota dos principais impactos positivos que estes parques têm no meio ambiente. ?

Redução da pegada ecológica

As práticas sustentáveis levadas a cabo pelos parques de campismo ecológicos, como a utilização eficiente dos recursos naturais ou a conservação de energia, resultam, inevitavelmente, numa redução da pegada ecológica de todos os que por lá passam.

Na verdade, o incentivo à adoção de comportamentos diários mais conscientes ajudam a tornar a missão do turismo sustentável mais fácil todos os dias.

Preservação da natureza e biodiversidade

O facto de existir um espaço turístico inserido na natureza requer ainda mais cuidado. É por isso que as medidas de controlo são tão restritas no que diz respeito a acessos e orientações, por exemplo. Porque só assim é possível conservar o ecossistema. ?

Educação ambiental

Nos parques de campismo ecológicos privilegia-se a consciência ambiental entre os visitantes. Além de incentivados a seguirem as regras, como respeitar as áreas protegidas ou evitar o uso desnecessário de água, há atividades que são pensadas para ajudar a educar.

As palestras e os workshops fazem parte, muitas vezes, das atividades dos parques, que procuram dar mais voz ao turismo sustentável. E quando é preciso meter mãos à obra, também não faltam candidatos para preencher os lugares dessas atividades. Afinal de contas, a natureza é também uma forma de terapia.

Impacto socioeconómico

Mais do que gerar empregos, os parques são impulsionadores da economia regional, onde comunidades, empresas e turistas trabalham em prol do principal objetivo – impactar o meio ambiente de forma positiva.

No fundo, estes espaços turísticos acabam por promover a consciencialização ambiental e, desta forma, as comunidades locais tornam-se agentes ativos no desenvolvimento e gestão dos parques de campismo. Só com a ajuda de todos é que é possível conservar o património natural. ?️

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...