Hoje respondemos a uma pergunta frequente dos nossos clientes: os painéis solares devem estar sempre virados para Sul? O especialista em NewEnergy da Goldenergy, André Silva, deixa aqui a resposta:
Qual a orientação ideal dos painéis solares?
“Apesar de, na teoria, ter os painéis orientados a Sul maximizar a produção ao longo de um dia, para os clientes de autoconsumo, isto nem sempre é o melhor.
Usando a minha casa como exemplo, e uma vez que tenho telhado plano, eu optei por uma orientação um pouco ortodoxa: 2 painéis a poente; 2 painéis a nascente e 2 painéis a sul.
Adicionalmente, cada par de painéis está numa estrutura que 2 pessoas conseguem facilmente rodar – e isso permitiu-me “brincar” com diferentes opções.
Primeiro, deixem-me esclarecer que só fiz esta instalação, porque usei micro-inversores – com inversores de string não é fácil ter diferentes orientações sem que isso afete fortemente a produção.
Como o próprio nome indica, soluções de autoconsumo devem estar orientadas para que o cliente consuma a energia que gera. No meu caso – e diria na grande parte dos casos, o ideal é produzir mais energia logo de manhã e mais ao final do dia.
Com uma orientação nascente-poente (ou parecida), consegue-se começar a produzir energia mais cedo e terminar de produzir mais tarde, com penalização na hora de pico, onde produzimos menos do que se tivéssemos os painéis todos voltados para sul.
Uma vez que um dos meus vizinhos também optou pela oferta solar da Goldenergy, e curiosamente instalou também 6 painéis, mas no caso dele, todos orientados a Sul e com um inversor de string, isto permite-me comparar as diferenças – como se pode ver na imagem a seguir (laranja 3 orientações; amarelo todos painéis a sul).
Esta imagem, referente ao dia 20 de setembro, mostra:
A. Laranja, 6 painéis de 380 Wp, com 3 orientações: 12,23 kWh produção total no dia
B. Amarelo, 6 painéis de 380 Wp, para Sul: 12,98 kWh produção total no dia
Com este pequeno e rápido estudo, creio que podemos tirar duas conclusões:
1. Para alguns clientes a orientação a sul pode não ser a melhor – sendo, por exemplo, recomendada uma orientação de nascente e poente.
2. Na prática, as diferenças entre orientações, afetam muito pouco a produção (6%).
Ou seja, mesmo que não tenha um telhado com a orientação ideal, não hesite em instalar painéis solares e assegurar uma forte poupança na sua fatura de eletricidade.”
André Silva
Head of NewEnergy na Goldenergy