Decisão tomada e chega a hora de perceber onde instalar o termoacumulador. Apesar de poder ser colocado em qualquer parte da casa, o ideal é ficar na casa de banho ou na cozinha. Explicamos porquê mais à frente. 🙂
O mais importante é que esteja num local seguro e, claro, que funcione de forma eficiente.
Por isso, se não sabe como instalar um termoacumulador e em que parte da casa ele deve ficar, vamos partilhar algumas dicas essenciais para que a decisão final seja mais fácil.
Qual é o melhor local para instalar um termoacumulador?
O termoacumulador, também conhecido como cilindro, serve para armazenar e aquecer água. Por isso é um aparelho que pode ter dimensões diferentes, que variam em função da sua capacidade.
Regra geral, deve estar em locais próximos de torneiras ou chuveiros, como a cozinha, a lavandaria e a casa de banho, por exemplo. Mas se não for possível, basta encontrar um espaço lá em casa que lhe possa dedicar. Só precisa de garantir que há torneiras e tomadas por perto, já que é alimentado a gás ou eletricidade. 🔌
Ao garantir estes mínimos indispensáveis, vai estar a reduzir a possibilidade de perdas de calor e assegurar que a água chega rapidamente às torneiras (e quente!). Mas não é tudo! É preciso garantir também que o local tem uma instalação elétrica capaz de suportar o consumo do termoacumulador, sem sobrecarregar o sistema.
Por isso, o melhor mesmo é contactar um especialista de confiança que ajude a esclarecer estas questões. Não só vai certificar-se de que é seguro, como vai otimizar o funcionamento de todo o sistema no futuro.
Continua indeciso? Então, tome nota destas dicas que podem ser o empurrão de que precisa para, finalmente, tomar uma decisão:
Acesso ao local
É importante assegurar-se que o termoacumulador fica num local de fácil acesso, quer para o momento da instalação, quer para a manutenção.
Ventilação
Escolha um espaço com boa ventilação para evitar acumular calor. Desta forma, será mais fácil prevenir o sobreaquecimento do aparelho.
Temperaturas frias
Evite instalar o termoacumulador em locais expostos a temperaturas muito frias, porque pode causar problemas no funcionamento do equipamento. Se não restar mais nenhum espaço, pode sempre investir no isolamento do local. Atenção: deve sempre garantir a segurança do termoacumulador e, acima de tudo, a sua!
Áreas húmidas
Não instale o termoacumulador em zonas muito húmidas e com problemas de infiltração como as caves, por exemplo. O que menos quer que aconteça é um acidente.
Ruído
Pondere bem se quer ter o termoacumulador elétrico próximo das zonas de descanso (ou trabalho) da casa, uma vez que emite barulho, ainda que não seja intrusivo.
O que é necessário para instalar um termoacumulador?
A esta altura, o local já deve estar escolhido! É hora de avançar para a próxima fase. A dúvida agora será como instalar um termoacumulador elétrico, certo? Já explicamos!
Antes disso, precisa de algo importante: os materiais. O termoacumulador é a estrela do projeto e não pode faltar, como é evidente. Deve ter um que corresponda às necessidades da sua casa.
Depois, a montagem do termoacumulador requer:
- Tubos;
- Válvulas;
- Parafusos;
- Suportes.
É importante optar por materiais de qualidade e, mais do que isso, que sejam compatíveis com o termoacumulador. Se vai colocar mãos à obra, então não dispense o uso de luvas e óculos de proteção, para evitar acontecimentos indesejados.
No entanto, o ideal é chamar um profissional com conhecimento técnico para realizar a instalação. Além de ser mais seguro, vai ficar mais descansado por saber que o equipamento está a funcionar sem falhas.
Montagem de termoacumulador de água: o passo a passo
Tudo a postos? Siga, então, as etapas da montagem de termoacumulador.
1 – Desligar a energia: antes de tudo, deve desligar a água e a luz. Isto vai garantir a segurança no momento da montagem do termoacumulador;
2 – Instalar as válvulas: comece por colocar as válvulas nos espaços de entrada e saída de água do termoacumulador. São elas que vão interromper o fluxo de água quando assim for necessário;
3 – Colocar os tubos: ligue os tubos de água ao termoacumulador e garanta que estão perfeitamente encaixados;
4 – Ligação elétrica: siga as indicações do fabricante e ligue os cabos elétricos ao termoacumulador;
5 – Verificar a pressão da água: assegure-se de que a pressão de água está dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante do termoacumulador que escolheu. Isto vai ajudar a prolongar o tempo de vida útil do equipamento;
6 – Fazer um teste: depois da montagem do termoacumulador, ligue-o e certifique-se de que a água está a aquecer e que não existem fugas, para garantir a poupança de eletricidade.