Goldenergy,

Descubra quantos litros de gasóleo se gasta por km

Índice

Com o aumento constante dos preços dos combustíveis, os condutores de carros a gasóleo (e não só) têm uma preocupação cada vez maior com o consumo dos seus veículos.

Para os que estão a pensar comprar, muitas vezes a dúvida permanece: “vale a pena comprar um carro a gasóleo? Ou será que devo investir num carro elétrico, por exemplo?”

De qualquer forma, saber calcular e reduzir o consumo de combustível é uma forma inteligente de começar a poupar algum dinheiro. Já para não falar de que também contribui para a redução de emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Por isso, se quer saber quantos litros de gasóleo se gasta por km, descubra as contas que deve começar a fazer para conseguir controlar as suas despesas com o carro. E para dar uma ajuda extra, ainda deixamos algumas dicas práticas que vão ser úteis para baixar o consumo de combustível do seu automóvel, ao longo do tempo.

Como calcular o consumo de gasóleo por km

Para saber quantos litros de gasóleo se gasta por km não precisa de ser um às da matemática. Não se preocupe! 🤓

Na verdade, é um cálculo bastante simples que requer apenas alguns dados básicos para o conseguir fazer. Em primeiro lugar, vai precisar de:

Passo 1: Encha o depósito

Comece por encher completamente o depósito de gasóleo para conseguir ter uma leitura mais precisa do consumo.

Passo 2: Registe os km

Registe o número de quilómetros percorridos até ter enchido o depósito.

Passo 3: Conduza o carro normalmente

Utilize o carro como é habitual até o nível do combustível baixar consideravelmente, mas não deixe o depósito ficar vazio.

Passo 4: Encha o depósito novamente

Após alguns dias de condução normal, encha novamente o depósito até ao máximo e registe a quantidade de gasóleo que foi necessária para enchê-lo.

Passo 5: Calcule o consumo de gasóleo

Subtraia o valor do conta-quilómetros registado antes de encher o depósito pela primeira vez relativamente ao valor atual. Esse número representa a distância percorrida em quilómetros. Depois, divida o número de litros de gasóleo gastos pelo número de quilómetros percorridos. Assim, vai conseguir perceber quantos litros de gasóleo se gasta por km. ⛽

Aqui está a fórmula para ser mais fácil de visualizar:

Consumo de gasóleo (L/km) = Quantidade de gasóleo gasta (L) / Distância percorrida (km)

Veja este exemplo prático:

30 (L) / 500 (km) = 0,06 (L/km)

Por isso, respondendo à sua dúvida: gasta 0,06 L/km (neste caso específico).

Lembre-se que este cálculo é apenas uma média. O consumo real pode variar em função de vários fatores: o modelo do carro, o tipo de estrada que percorre, as condições de tráfego e até o estilo de condução.

Se, por acaso, teve curiosidade de espreitar o consumo médio indicado pelo fabricante do seu carro e os resultados não são iguais, já sabe porquê. Apesar de serem feitos diversos testes, designados de WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos, em português), os valores lançados pelas marcas são apenas estimativas, além dos testes serem sempre realizados em condições ideais e não preverem cenários como, por exemplo, ter o carro pesado.

7 dicas para reduzir o consumo de combustível do seu automóvel

Sabia que pequenas mudanças no comportamento ao volante podem ter um impacto significativo no consumo de combustível? Pois é. Siga estas dicas se quer baixar o consumo do seu automóvel e tornar-se um condutor mais responsável e sustentável.

Manutenção regular

Não deixe passar a revisão do carro. Marque as manutenções periódicas e garanta que o carro está em perfeitas condições. Motores bem ajustados e pneus calibrados corretamente ajudam a poupar combustível.

Verificar o filtro de ar

Um filtro de ar sujo pode afetar a eficiência do motor. Isto vai fazer com que exista um aumento do consumo de combustível. Por isso, verifique o filtro regularmente e substitua-o sempre que necessário.

Evitar cargas excessivas

Se tem a mala cheia de coisas desnecessárias, então faça uma limpeza e retire tudo. O peso extra pode aumentar o consumo de combustível. Sabia? Utilize barras de tejadilho se precisar de transportar alguma coisa, porque criam resistência aerodinâmica.

Conduzir de forma eficiente

Evitar arranques e paragens bruscas são boas dicas (e simples de cumprir :)) para não desperdiçar combustível. Já para não falar que sempre que faz isto está a aumentar o desgaste do carro.

Manter a velocidade adequada

Reduza a velocidade em estradas e autoestradas para poupar combustível. Manter uma velocidade constante e moderada é, muitas vezes, o suficiente para conseguir controlar o consumo de gasóleo.

Desligar o motor em paragens prolongadas

Se estiver parado por um período considerável, como em engarrafamentos, desligue o motor para economizar combustível.

Use o ar condicionado com moderação

O ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível, consideravelmente. Por isso, deve usá-lo de forma inteligente. Sempre que possível, opte pela ventilação natural, como em viagens de curta distância. Mas se for conduzir na autoestrada, então ligue o ar condicionado. Assim, não coloca à prova a aerodinâmica do carro.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.
Na dúvida sobre como reciclar eletrodomésticos em final de vida? Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o tema.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...