Se não sabia até agora, fica a saber: qualquer veículo que seja movido a combustíveis como o gasóleo ou a gasolina pode passar pelo processo de conversão GPL e, assim, beneficiar de vantagens como o aumento da autonomia e mais poupança para o condutor.
Mas será que este investimento compensa sempre? Acompanhe este artigo do blog da Goldenergy e descubra se o seu carro pode ser convertido, como é feito o processo, quanto custa este tipo de adaptação e qual é a economia possível. 😀
Mas, antes, conheça as vantagens – e as desvantagens – de apostar as suas fichas numa conversão GPL para o seu carro.
Vantagens da instalação do kit GPL
Há não apenas uma, nem duas vantagens para o condutor que decide avançar para a instalação de GPL no seu veículo. São, na verdade, vários os ganhos possíveis – mas agora vamos destacar aqueles que são essenciais.
Ao instalar um kit GPL, o veículo soma um depósito a mais – ou seja, passa a ter dois depósitos – um do combustível convencional, gasóleo ou gasolina, e outro de Gás de Petróleo Liquefeito (sim, é o nome e sobrenome do famoso GPL). O resultado desta soma simples é mais autonomia em viagens e a possibilidade de gastar bastante menos por quilómetro feito, sempre que se decidir por abastecer o depósito de GPL.
De salientar que, por exemplo, quem tem um carro movido a gasolina e faz a conversão para GPL tem sempre o depósito do combustível convencional disponível, que é acionado sempre que o motor arranca. Mas, se se esquecer de abastecer o depósito de GPL, o mais provável é que o veículo consuma bastante mais gasolina do que seria esperado, face aos carros que não foram convertidos. Resumindo, vai pesar mais na carteira e compensa manter o depósito do gás abastecido.
Outra vantagem a destacar, e que para muitos ainda é motivo de alguma confusão, é que a mudança para GPL é inteiramente segura. Ocorre sem riscos, basta que saiba escolher serviços profissionais certificados.
Desvantagens da conversão para GPL
Se as vantagens já o convenceram a mudar para o GPL, importa analisar agora as desvantagens – que, embora não sejam realmente desvantagens, são sempre pontos a ter em consideração antes de tomar a decisão final pela conversão.
Vai perder espaço na mala do veículo, uma vez que boa parte dela será ocupada pelo novo depósito – sobretudo se optar pelo tipo de depósito cilíndrico. Os depósitos chamados tóricos podem significar ter de dizer adeus ao pneu sobressalente, pois a instalação do novo tanque é feita no espaço desta roda de emergência, mas garante que fica com o resto do espaço da mala disponível.
Pouco relevante, mas ainda assim de destacar, é o facto de haver uma ligeira perda da potência do veículo – que, por exemplo, pode significar algo entre os 10 e os 15% nos automóveis sem turbo. Em resumo mais explicadinho, um carro com 100 cavalos de potência pode passar a apresentar uma desenvoltura inferior, de 85 – 90 cavalos. Se o seu carro conta com um turbosupressor, então, não vai reparar em qualquer alteração.
A questão das burocracias associadas à conversão para GPL não é, necessariamente, um contra… Mas é sempre bom ter em mente que existem processos aos quais não vai escapar se optar pela instalação do novo kit. Lembre-se que terá de alterar o Documento Único Automóvel.
Que carros podem ser convertidos para GPL?
Idealmente, os carros a gasolina são os candidatos aos quais se pode chamar de “ideais” para a conversão – embora nem tudo esteja perdido se tiver um carro a gasóleo e quiser fazer a instalação do kit GPL.
Entenda, caso a caso. 😉
Como converter um carro a gasolina em GPL?
Com vimos mais acima, ao fazer a conversão para GPL vai manter o seu tanque de gasolina em funcionamento – ou seja, vai ser movido através dos dois combustíveis, de forma alternada.
Em traços gerais, porque a necessidade de equipamentos é variável de acordo com o sistema escolhido, estes são os elementos comuns entre todos os tipos:
- Criar a entrada de GPL – esta é a parte integrante da instalação que vai permitir abastecer o tanque GPL e a única que pode ser acedida a partir do exterior do veículo;
- Instalar o tanque que vai armazenar o GPL no seu estado líquido, numa pressão variável entre os 3 e os 8 bar;
- Instalar o sistema de multi-válvula no tanque, de forma a permitir que o GPL passe em ambos os sentidos, favorecendo a nivelação do combustível no próprio tanque;
- Instalar o filtro de GPL, que realiza a limpeza do GPL utilizado, como forma de favorecer o funcionamento ideal do motor e proteger os injetores do veículo contra impurezas;
- Instalar o vaporizador para GPL, que assegura a vaporização do GPL líquido como forma de reduzir qualquer pressão do combustível;
- Mudar os injetores para os adequados à utilização de GPL, como forma de garantir o fornecimento correto de combustível – que será controlado através do quadro de distribuição;
- Instalar o quadro de distribuição para realizar o controlo da injeção de GPL;
- Instalar o interruptor para tornar mais simples a alternância do combustível a utilizar (também indica o nível de GPL que está no tanque).
Como converter um carro a gasóleo em GPL?
O processo é semelhante, face à conversão GPL de motores movidos a gasolina, embora mais complexo. Basicamente, existem duas formas de converter um automóvel movido a gasóleo.
- Ottorização do motor: em português simples, é a modificação da cabeça dos cilindros, ou substituição dos mesmos, que promove a criação de uma espécie de câmara de combustão. Este passo permite que sejam usadas as velas de ignição.
- Instalação do sistema Dual-Fuel. Este tipo de sistema apenas pode ser instalado em alguns modelos de veículos e é bastante mais difícil de encontrar este serviço no mercado.
Quanto custa a conversão GPL em carros?
A instalação do kit GPL num veículo a gasolina custa, em média, 1500€ – note que é um valor que justifica ponderar, por isso deve fazer contas a quanto pode poupar com a mudança.
Tenha consciência de que, à semelhança de outros investimentos, também este poderá levar algum tempo a dar retorno – especialmente se anda pouco com o carro. Na mesma lógica, é justo concluir que os donos de veículos mais “poupadinhos” com o combustível vão demorar mais a ver poupanças que se assemelhem ao investimento… Enquanto os carros que consomem mais gasolina vão compensar esses euros antes.
E se o carro for a gasóleo? É possível? Sim, é, mas será um processo mais complicado – e mais caro. O retorno do investimento será, portanto, mais demorado.
Que alterações são feitas?
O processo de montagem de um depósito GPL commumente inclui trocar os tubos de combustível, mudar para injetores adequados, alterar as válvulas de segurança, a cablagem elétrica e o comutador, instalar o indicador de nível e uma centralina específica.
Ao procurar uma oficina que realize a conversão não se esqueça de verificar as credenciais de quem vai fazer este trabalho. Informe-se sobre a conversão com quem entende do assunto e realize o processo com técnicos habilitados e de confiança.
Interessa-lhe mais poupança no dia a dia?
Se economizar com as despesas do dia a dia é uma prioridade para si, mas ainda não parou para analisar bem as suas faturas, talvez seja boa ideia começar pelas da energia. 😉 Se ainda não é um cliente da Goldenergy, saiba que pode poupar com a mudança e que nada muda para si – a não ser, claro, que vai ver menos dinheiro gasto com estes serviços.
Fale connosco. A mudança é rápida, simples e não tem custos, com a vantagem de que nós tratamos de tudo por si e garantimos que nunca fica sem fornecimento. Adira já à anergia verde da Goldenergy e faça parte da nova geração de consumidores de eletricidade e gás natural – a energia que nos move é mais barata e mais amiga do planeta. 😀
Até já!