Goldenergy,

Consumo de combustível do ar condicionado no carro: sabe quanto gasta?

Índice

Esta é uma questão recorrente e das mais comuns para os condutores. Consumo de combustível e ar condicionado: uma relação equilibrada ou pesada para a carteira? Será que, afinal, como tantos dizem, há uma relação direta e penosa para o bolso quando o assunto é ligar o sistema de climatização no carro? É o que vamos descobrir por aqui. 🙂

Aproveite e siga as dicas para economizar nos consumos de combustível durante os meses quentes, em que tudo o que apetece é ter o ar condicionado sempre a funcionar.

Como funciona o ar condicionado dos carros?

Sabia que o sistema de ar condicionado de automóveis pouco mudou desde que foi criado? E desengane-se se pensa que ele usa apenas a energia da bateria para funcionar, como os aparelhos de ar condicionado que temos em casa – que consomem eletricidade para nos refrescar. Na verdade, o seu funcionamento é baseado, sobretudo, na física.

O AC dos carros usa o motor para fazer funcionar o seu compressor, numa ação que é mecânica. A partir daí, e com a colaboração de circuitos elétricos enviados pela bateria, o compressor entra em funcionamento e arrefece-nos a vida. 🙂

Ar condicionado consome gasolina ou gasóleo?

Será que o ar condicionado consome mesmo mais gasóleo ou gasolina? Será um mito ou a mais pura realidade?

Já podem ter dito por aí que este é apenas mais um mito do mundo automobilístico, mas a verdade é que, de facto, se quer poupar no combustível… Vai ter de abrandar na utilização do ar condicionado.

É que não é mito nenhum – refrescar o carro com este recurso faz mesmo subir os consumos e o resultado pode pesar no orçamento. :/

Isto porque, para estar em funcionamento, o compressor do ar condicionado do carro passa a exigir mais energia ao motor – uma exigência que, claro, é adicional. O resultado disto é que o motor vai necessitar de mais combustível para desempenhar corretamente o seu papel.

O seu consumo aumenta?

Há mesmo cálculos recentes que contabilizam números assustadores para os mais fãs da economia: o ar condicionado poderia chegar a consumir até meio litro de combustível – por hora! 😮 O resultado das contas mostrou que a sua utilização representa uma subida no consumo em cerca de (pasmem!) 30% na condução na cidade. Quando o assunto é conduzir em autoestrada o aumento é quase tão impressionante: 20% mais gasto de combustível com o ar condicionado ligado.

No entanto, agora é hora de destacar que o consumo de combustível com o uso do ar condicionado está, também, relacionado com a própria tecnologia aplicada na fabricação do sistema de climatização automóvel – ou seja, é variável.

Está a pensar que é mesmo altura de pensar em poupanças? Nós concordamos – e acrescentamos mais: é hora de descobrir formas de condução ecológicas e, por isso, mais amigas do ambiente. Deixamos as dicas para reduzir a utilização do sistema de climatização do carro sem que, para isso, tenha de abrir mão de conforto e frescura. 😉

Então, não devo ligar o AC no carro?

Atenção: o ar condicionado é, muitas vezes, realmente aconselhado. Isto porque traz conforto quando os termómetros lá fora disparam – já tentou conduzir ou ir à boleia num veículo sem ar condicionado durante uma onda de calor? Nada confortável, certo?

Ligar o ar condicionado reduz a fadiga, promovendo o bem estar de quem viaja – consequentemente, o aparelho garante mais capacidade de concentração ao condutor nos dias mesmo quentes. Não se esqueça: esta é mesmo uma questão de segurança importante (e o mesmo vale para os dias de frio intenso! 😉 ).

Quer mais vantagens em ligar o AC? O sistema diminui os maus odores, ajuda na correta circulação do ar (face à situação de viajar com janelas fechadas e o sistema desligado), ajuda a equilibrar a humidade e, durante o inverno, desembacia os vidros e ajuda na boa visibilidade do exterior do automóvel.

Poupo mais se optar por ter as janelas abertas?

Sim, poupa mais. Mas se quer saber se deve ter sempre as janelas abertas, a resposta é não. Vamos entender melhor como escolher a altura de abrir as janelas ou de ligar o AC. 😉

Sabe-se que é gasto mais combustível quando se viaja de carro com as janelas abertas – especialmente se o veículo circular a uma velocidade acima dos 80 km/h. Isto quando comparamos a uma condução de vidros fechados e sem ar condicionado.

Andar de carro com os vidros abertos aumenta a pressão do ar (vento) no interior do veículo e isso altera a sua aerodinâmica. O carro apresenta uma tendência de ficar mais lento, o que acaba por forçar o trabalho mais intenso do seu motor – um motor que trabalha mais, em esforço, vai injetar mais combustível. Assim, fica a saber: quanto maior for a velocidade de circulação, mais combustível será gasto para transportar um carro que se torna “mais pesado”.

No entanto, sabe-se também que a utilização do ar condicionado vai sempre ser mais dispendiosa.

Então, sim, a verdade é que vai poupar mais combustível se conduzir com os vidros para baixo… Mas será que isto compensa? Nem sempre a poupança é significativa e justifica o desconforto do condutor e dos seus passageiros.

A nossa dica é: sempre que as temperaturas exteriores permitirem, opte por ter as janelas abertas quando circula abaixo dos 80 km/h, e ligue o ar condicionado para viajar a velocidades superiores.

Como poupar no combustível com o ar condicionado?

Não há volta a dar: se quer usar o ar condicionado, será impossível fugir aos seus custos durante a utilização. Mas, sim, há algumas formas de poupar e minimizar o impacto que o sistema de climatização do carro pode refletir na fatura que paga na bomba.

Vamos descobrir? Antes de mais, já adiantamos: tem tudo a ver com a utilização mais consciente do aparelho de AC.

Veja de seguida 5 maneiras de não sofrer tanto com o alto consumo de combustível nos meses mais quentes do ano. 😉

  1. Use o ar condicionado, mas seja moderado. Ligue só quando realmente necessário e evite fazer disto regra quando entra no carro.
  2. Ligou o ar condicionado? Confirme que tem os vidros do veículo bem fechados. Mas a verdade é que, muitas vezes, pode optar por abri-los um pouco e desligar o AC (especialmente nas cidades, quando a temperatura está amena).
  3. Acione a função de recirculação do ar – isso faz com que seja necessária menos energia para o AC estar em funcionamento.
  4. Nos dias de calor intenso, não ligue o ar condicionado quando entra no veículo, de forma quase imediata e automática. Durante alguns minutos, abra as janelas e portas para deixar que o calor saia do carro. Quando refrescar o interior do automóvel, se assim desejar, está na altura de ligar o AC.
  5. Aposte na manutenção: o bom funcionamento permite mais poupança. Limpe as condutas do ar condicionado de dois em dois anos, e troque os filtros em intervalos de tempo iguais.

Condução amiga do ambiente

Ar condicionado no carro? Nem sempre, nem nunca… Tudo com moderação. O AC nos veículos é um modo de conforto necessário e bem vindo, por isso, faça uso do seu quando necessário e não abra mão da sua segurança nos dias mais quentes.

Há vários truques que pode por em prática para poupar no combustível e conseguir ter uma condução ECO e mais amiga do ambiente. Descubra-as aqui e comece a economia.

Por cá, somos poupadinhos porque sabemos que o futuro se quer mais verde e entendemos que há muitas necessidades que pesam nos bolsos dos portugueses. Acompanhe as nossas dicas de poupança (de energia e de recursos) e contribua para um amanhã mais equilibrado para o planeta – enquanto guarda uns euros no mealheiro. 😉

Será que já está a pensar num carro elétrico, para somar mais poupanças? Temos soluções de mobilidade elétrica que vai gostar de conhecer. O futuro é uma aposta nossa!

Venha para a Gold! Temos sempre uma boa oferta para si. 😀

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Se acha que estes equipamentos, a par de outros como o micro-ondas, são alguns dos vilões que mais pesam na...
Quem nunca assistiu a um programa de TV onde eram construídas casas em apenas uma semana? 🙂 Este verdadeiro feito...
Está a pensar apostar num sistema de climatização eficiente e moderno? Quer saber quais as vantagens e desvantagens dos aparelhos...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...