Goldenergy,

Falta de gás no ar condicionado: quais os sinais?

Índice

Imagine que está em viagem, sob um sol abrasador, num daqueles dias quentes de verão. Como seria de esperar, o que mais lhe apetece fazer é ligar o ar condicionado do carro. Certo? Agora, imagine que nesse dia, precisamente, ele não está a refrigerar como devia. 🌞

Para evitar estas situações indesejadas, é preciso estar atento aos sinais de falta de gás no ar condicionado do seu automóvel. Se assegurar que mantém o sistema de refrigeração debaixo de olho, além de garantir uma maior segurança de todos, vai proporcionar mais conforto durante toda a viagem.

Por isso, fique a par dos sintomas que lhe vão dar o alerta necessário para saber quando chegou a hora de fazer uma visita à oficina, novamente.

4 sinais de falta de gás no ar condicionado do automóvel

Quando há uma deficiência no sistema do ar condicionado do carro, o seu desempenho fica comprometido. E o que é que acontece? Na verdade, há uma diminuição da eficiência, ou seja, na capacidade de refrigerar, assim como outros sinais visíveis. Já para não falar na diminuição da poupança de energia.

Convém ainda lembrar que em casos de condução em temperaturas muito altas, há realmente uma diminuição da capacidade de reação do condutor perante obstáculos, além de provocar uma maior sensação de sonolência, já que o corpo fica mais relaxado.

Se está na dúvida em relação aos sintomas de falta de gás no ar condicionado dos automóveis, então tome nota destes e verifique se algum está a acontecer. 👇

Refrigeração insuficiente

De todos, este é o sintoma mais evidente da falta de gás no ar condicionado, isto é, a diminuição da capacidade do sistema de refrescar o ar dentro do automóvel.

Se ultimamente tem sentido mais calor dentro do carro mesmo com o ar condicionado ligado, então há fortes indícios de que é preciso carregar o ar condicionado do automóvel (o quanto antes).

Fluxo de ar fresco

Outro sinal comum da falta de gás no ar condicionado do automóvel é a diminuição do fluxo de ar que sai através dos ventiladores do habitáculo. Nota que o ar não está a circular com a mesma intensidade? Então, também pode estar na hora de o levar ao mecânico. Pode até nem precisar de carregar o ar condicionado. Às vezes, o problema pode estar na própria ventoinha que garante a circulação do ar.

Aumento do consumo de combustível

Este pode ser mais difícil de detetar, mas convém estar sempre atento. Se sentir que o consumo de combustível está a aumentar, também deve ficar atento aos detalhes mais pequenos, porque pode estar prestes a encontrar a causa. ⛽

Afinal, como é que a falta de gás no ar condicionado provoca o aumento do consumo de combustível? É simples: se existir alguma falha, o compressor vai fazer mais esforço para tentar arrefecer o ar dentro do carro, o que leva ao aumento do consumo. Mas não só! Este esforço extra resulta num desgaste prematuro das peças.

Ruídos estranhos

Talvez o mais sugestivo de todos os sintomas: os ruídos estranhos do próprio ar condicionado em funcionamento.

Já lhe aconteceu? Se o ar condicionado estiver com algum problema, é natural que possa ouvir barulhos estranhos. Quando o nível de gás está baixo, o compressor pode começar a funcionar de forma irregular, provocando os tais barulhos desagradáveis.

Mas atenção! Nem sempre os barulhos indicam que há falta de gás no ar condicionado. Por vezes, podem indicar problemas mais sérios. Por isso, deve procurar um profissional assim que perceber que alguma coisa não está a funcionar corretamente.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na procura pela eficiência e conforto no que diz respeito ao aquecimento da água das nossas casas, a escolha entre...
Ano após ano, os portugueses rendem-se mais aos carros elétricos, não só pela eficiência, mas porque há, de facto, vantagens...
O preço de um carro elétrico novo ainda está acima do orçamento que muitos portugueses têm disponível para gastar. Por...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...