Imagine que está em viagem, sob um sol abrasador, num daqueles dias quentes de verão. Como seria de esperar, o que mais lhe apetece fazer é ligar o ar condicionado do carro. Certo? Agora, imagine que nesse dia, precisamente, ele não está a refrigerar como devia. 😅
Para evitar estas situações indesejadas, é preciso estar atento aos sinais de falta de gás no ar condicionado do seu automóvel. Se assegurar que mantém o sistema de refrigeração debaixo de olho, além de garantir uma maior segurança de todos, vai proporcionar mais conforto durante toda a viagem.
Por isso, fique a par dos sintomas que lhe vão dar o alerta necessário para saber quando chegou a hora de fazer uma visita à oficina, novamente.
4 sinais de falta de gás no ar condicionado do automóvel
Quando há uma deficiência no sistema do ar condicionado do carro, o seu desempenho fica comprometido. E o que é que acontece? Na verdade, há uma diminuição da eficiência, ou seja, na capacidade de refrigerar, assim como outros sinais visíveis. Já para não falar na diminuição da poupança de energia.
Convém ainda lembrar que em casos de condução em temperaturas muito altas, há realmente uma diminuição da capacidade de reação do condutor perante obstáculos, além de provocar uma maior sensação de sonolência, já que o corpo fica mais relaxado.
Se está na dúvida em relação aos sintomas de falta de gás no ar condicionado dos automóveis, então tome nota destes e verifique se algum está a acontecer. 🙂
Refrigeração insuficiente
De todos, este é o sintoma mais evidente da falta de gás no ar condicionado, isto é, a diminuição da capacidade do sistema de refrescar o ar dentro do automóvel.
Se ultimamente tem sentido mais calor dentro do carro mesmo com o ar condicionado ligado, então há fortes indícios de que é preciso carregar o ar condicionado do automóvel (o quanto antes).
Fluxo de ar fresco
Outro sinal comum da falta de gás no ar condicionado do automóvel é a diminuição do fluxo de ar que sai através dos ventiladores do habitáculo. Nota que o ar não está a circular com a mesma intensidade? Então, também pode estar na hora de o levar ao mecânico. Pode até nem precisar de carregar o ar condicionado. Às vezes, o problema pode estar na própria ventoinha que garante a circulação do ar.
Aumento do consumo de combustível
Este pode ser mais difícil de detetar, mas convém estar sempre atento. Se sentir que o consumo de combustível está a aumentar, também deve ficar atento aos detalhes mais pequenos, porque pode estar prestes a encontrar a causa. ⛽
Afinal, como é que a falta de gás no ar condicionado provoca o aumento do consumo de combustível? É simples: se existir alguma falha, o compressor vai fazer mais esforço para tentar arrefecer o ar dentro do carro, o que leva ao aumento do consumo. Mas não só! Este esforço extra resulta num desgaste prematuro das peças.
Ruídos estranhos
Talvez o mais sugestivo de todos os sintomas: os ruídos estranhos do próprio ar condicionado em funcionamento.
Já lhe aconteceu? Se o ar condicionado estiver com algum problema, é natural que possa ouvir barulhos estranhos. Quando o nível de gás está baixo, o compressor pode começar a funcionar de forma irregular, provocando os tais barulhos desagradáveis.
Mas atenção! Nem sempre os barulhos indicam que há falta de gás no ar condicionado. Por vezes, podem indicar problemas mais sérios. Por isso, deve procurar um profissional assim que perceber que alguma coisa não está a funcionar corretamente.