Goldenergy,

Esquentador não liga: e agora? Conheça as causas e soluções

Índice

O esquentador é essencial para as casas que têm esta solução para aquecer a água. Por isso, quando não liga, é um incómodo gigante, sobretudo nos dias mais frios, certo? 🥶

Se isto já lhe aconteceu e não conseguiu encontrar nenhum motivo aparente, fique a saber que há várias causas que podem provocar este problema. Por isso, se quer descobrir porque é que o esquentador não liga, continue a ler o artigo. Além de identificarmos as causas e soluções, ainda deixamos dicas para evitar que estes problemas se repitam no futuro.

5 causas de um esquentador que não liga

Falta de gás ou piloto desligado

Este é, provavelmente, o problema mais comum. Neste caso, tem de verificar se o botão do gás está na posição “ligado”. Se o esquentador não acender o piloto, então é sinal que pode estar apagado. É esse o caso? Então, basta acendê-la seguindo o passo a passo no manual de instruções do seu esquentador.

Conduta de gás suja ou entupida

Com o passar do tempo, é natural que a conduta de gás acabe por ficar suja ou entupida, o que pode atrapalhar o normal funcionamento do esquentador.

Para verificar se esta é a causa do problema, ligue o esquentador e verifique se ouve algum ruído. Caso ouça, pode ser um sinal claro de que a conduta precisa de ser desentupida.

Avaria do termopar

O termopar é um sensor que mede a temperatura da chama do esquentador. Se ele estiver danificado, o que acontece é que pode não enviar o sinal correto ao esquentador, impedindo-o de ligar.

Para confirmar se é este o caso, ligue o esquentador e verifique se a chama-piloto está acesa. O esquentador acende o piloto mas não liga? Então, aqui pode estar a prova de que o termopar avariou de vez e, por isso, precisa de ser substituído.

Válvula magnética estragada

A válvula magnética é responsável por abrir e fechar o fluxo de gás para o esquentador. Uma vez danificada, ela pode não abrir corretamente e, consequentemente, impedir que o esquentador ligue.

Para ter a certeza de que é esta a causa da avaria, ligue o esquentador e verifique se a chama-piloto está acesa. Se não acender, é mais um sinal de que a válvula magnética pode estar realmente danificada.

Problemas na chaminé

A chaminé é responsável por expelir os gases de combustão para o exterior. Se a chaminé estiver entupida ou danificada, esses gases podem voltar para o interior, colocando em perigo todos os habitantes da casa.

Por isso, esteja atento a estes sinais: barulho estranho, esquentador desliga automaticamente e cheiro a gás. Podem indicar um problema grave na chaminé, que é provocado por falhas no isolamento ou obstrução, por exemplo.

Esquentador não liga: o que fazer?

Quando o esquentador se recusa a ligar, há passos básicos que deve seguir e para os quais não precisa de ajuda profissional. Pelo menos para conseguir descartar algumas hipóteses. 👇

Deve, então, começar por certificar-se que tem o fornecimento de gás ativo, que todas as contas estão em dia. Por isso, não há motivo para ser cortado. Depois, ainda consegue ver se aparentemente existe algum problema com os tubos.

Em relação à eletricidade, confirme se a tomada onde o esquentador está ligado tem energia e que o disjuntor não está desligado.

No caso de ter um esquentador com sistema eletrónico, experimente reiniciar o sistema, seguindo os passos do manual de instruções.

Muitas vezes, estes pequenos passos acabam por ajudar a resolver o problema imediatamente. O que até é bom para evitar despesas desnecessárias. Mas a verdade é que nem sempre acontece. Mesmo depois de algumas tentativas, o esquentador pode não ligar. E aí, sim, é hora de chamar um técnico competente.

Trabalhar com gás e fazer substituições de peças do esquentador (válvulas, tubos, termopar) pode ser perigoso e requer conhecimento técnico. Por isso, nada melhor do que deixar essa tarefa para um profissional qualificado, que melhor do que ninguém saberá diagnosticar o problema de forma precisa, fazer todas as substituições sem colocar o sistema em risco, ou a sua segurança, e garantir que o esquentador volta a funcionar tal como antes. 🧑‍🔧

Conselhos para prevenir avarias do esquentador

Para evitar situações futuras em que o esquentador não liga e não sabe o que fazer, vamos deixar-lhe algumas dicas para conseguir garantir que não há avarias e que tem sempre água quente.

Ora, para evitar problemas com o seu esquentador, é importante fazer manutenções regulares. Mas atenção: a manutenção deve ser realizada por um técnico qualificado. Isto inclui, por exemplo:

  • Inspeção geral do aparelho para verificar se existem danos ou algum desgaste;
  • Limpeza do queimador;
  • Limpeza da câmara de combustão;
  • Verificação da pressão da água, da regulação do gás e do funcionamento das componentes elétricas.

 

Desta forma, vai estar a ajudar a prolongar a vida útil do seu esquentador e a evitar problemas inesperados.

Além disto, ainda deve:

  • Manter a pressão da água dentro dos limites recomendados pelo fabricante;
  • Limpar regularmente o queimador para evitar acumular sujidade;
  • Garantir que a área onde está instalado o esquentador está bem ventilada, de modo a permitir a libertação dos gases;
  • Evitar utilizar muitos aparelhos que precisam de água quente ao mesmo tempo, porque isso vai fazer com que o esquentador fique sobrecarregado, baixando a pressão da água;
  • Manter a temperatura do esquentador ajustada aos valores recomendados, geralmente entre os 50 e 60 graus;
  • Não utilizar produtos químicos agressivos quando fizer a limpeza do esquentador, já que podem danificar as componentes mais sensíveis.

 

Está a pensar mudar de fornecedor de gás e eletricidade? Quer uma opção mais sustentável e que lhe dê essa garantia? Então, está na hora de falar com a Goldenergy. Somos fornecedores de energia 100% verde e com provas dadas. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...