Goldenergy,

Como funciona o arrefecimento evaporativo? Explicamos tudo

Índice

O arrefecimento evaporativo é nada mais, nada menos do que o processo de evaporação de água que faz com que o calor de um espaço, ou material, seja retirado. ?

No fundo, esta é uma forma eficaz de se conseguir arrefecer espaços durante o tempo quente, por exemplo, de modo natural e eficiente.

Mas como é que isto se aplica no dia a dia? Caso pretenda adotar este mecanismo como solução para o arrefecimento evaporativo do ar, então está no sítio certo. De forma descomplicada, vamos mostrar-lhe quais são as principais vantagens deste sistema, dizer-lhe onde é que pode ser aplicado e como é que a sua utilização pode ser benéfica para o ambiente. ?

Quais são os benefícios do arrefecimento evaporativo?

A verdade é que o arrefecimento evaporativo tem muitas vantagens associadas. A primeira é o facto de ser uma alternativa mais amiga do ambiente, quando comparada com os tradicionais sistemas de ar condicionado.

Ao contrário dos refrigerantes químicos utilizados nos sistemas de ar condicionado tradicionais, o arrefecimento evaporativo utiliza água como principal agente de arrefecimento, o que reduz significativamente o impacto ambiental.

Além disso, o arrefecimento evaporativo é mais económico em termos de energia. Estes sistemas consomem menos energia do que os sistemas de ar condicionado convencionais, o que se traduz em poupanças significativas a longo prazo (tanto para os consumidores como para o ambiente).

Outro benefício importante diz respeito à melhoria da qualidade do ar interior. Ao adicionar humidade ao ar, o arrefecimento evaporativo pode ajudar a aliviar problemas respiratórios e a reduzir a acumulação de poeira no ar.

Aplicações do arrefecimento evaporativo: as diferentes opções

O arrefecimento evaporativo tem diferentes possibilidades: tanto pode ser aplicado em espaços comerciais como industriais, ou até em residências. No fundo, este método de arrefecimento é facilmente adaptado a vários ambientes. 

No caso dos edifícios comerciais e industriais, o arrefecimento evaporativo é frequentemente utilizado para arrefecer grandes áreas de forma eficiente. Por exemplo, supermercados, armazéns e esplanadas podem beneficiar muito da instalação deste sistema para ajudar a manter uma temperatura ambiente mais agradável no espaço.

Já nas residências, o arrefecimento evaporativo acaba por ser uma alternativa mais económica e eficaz, em comparação com as tradicionais opções. Este sistema é especialmente útil em regiões com temperaturas mais quentes e ambiente seco, onde o arrefecimento evaporativo pode ser a solução ideal para fazer frente ao calor intenso.

Eficiência energética no arrefecimento evaporativo

Uma das grandes vantagens do arrefecimento evaporativo é o facto de ser um sistema que vai ao encontro dos princípios da eficiência energética

Ao contrário dos sistemas de ar condicionado, que consomem grandes quantidades de energia para conseguirem arrefecer o ar, o arrefecimento evaporativo utiliza apenas energia para bombear água e fazer circular o ar. ?

Uma curiosidade é que os sistemas de arrefecimento evaporativo podem ser ainda mais eficientes quando instalados em climas quentes e secos. Porquê? A resposta é simples. Como já referimos, a evaporação da água é mais eficaz nestas condições climatéricas, o que significa que, em muitos casos, os sistemas de arrefecimento evaporativo possam arrefecer espaços com menos energia do que um ar condicionado.

Como fazer a manutenção do arrefecimento evaporativo

Apesar de os sistemas de arrefecimento evaporativo serem, por norma, mais simples e de manutenção mais fácil do que os sistemas de ar condicionado tradicionais, não é por isso que deixa de ser importante realizar manutenções regularmente.

O painel evaporativo requer um fluxo adequado de água para uma humidificação eficaz. Mas a presença excessiva de humidade pode provocar o aparecimento de fungos indesejados, prejudicando, desta forma, a saturação da água nos painéis e o arrefecimento do ar. No final das contas, o que vai acontecer é uma redução da eficiência do sistema.

Por isso, só através da manutenção regular é que é possível garantir um desempenho melhor e, claro, a durabilidade de todo o sistema. E para isso deixamos algumas recomendações do que deve ser feito. ?

  • Limpar os filtros de ar, sobretudo em ambientes com mais poeira. No entanto, a frequência com que o faz vai depender sempre de vários fatores: qualidade da água, clima onde está inserido ou o uso dos próprios painéis, por exemplo.
  • Verificar se há sinais de desgaste ou danos nos filtros, nos painéis, nos tubos e outros componentes.
  • Garantir que o sistema está a funcionar corretamente e que não há fugas de água.
  • Substituir as peças danificadas o mais rápido possível para evitar problemas no normal funcionamento.

Agora que já sabe que apostar num sistema de arrefecimento evaporativo pode ser uma ideia mais eficiente, deixamos-lhe o convite: se quer poupar nas faturas e ser mais amigo do ambiente, torne-se um cliente da Goldenergy. Ajudá-lo a fazer as melhores escolhas, para si e para o planeta é uma das nossas missões. ? Fale connosco! ?

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A Goldenergy acaba de alcançar um marco histórico no setor energético português: realizou a sua primeira operação de importação de...
No dia 28 de Abril de 2025 um colapso súbito na rede eléctrica peninsular desligou, em cinco segundos, cerca de...
Todas as instalações de painéis solares devem ser registadas no portal da DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia). Passo...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...