Goldenergy,

6 tradições académicas de Portugal que vai gostar de conhecer

Índice

Se nos acompanha por aqui e ainda não percebeu que a energia deste país é o que nos move, regresse duas casas no tabuleiro. 🙂 Achamos mesmo que a cultura nacional é puro fascínio e queremos partilhar consigo mais um pedacinho de tradição que tanto adoramos. E, como não resistimos ao tema, fizemos até uma lista. Vamos falar sobre as tradições académicas de Portugal? 😀

Destacamos por cá 6 delas, mas se por aí houver mais… É favor partilhar connosco. 😉

6 tradições académicas que tornam a universidade tão especial em Portugal

1. Praxe

A praxe pode ser muito polémica, é bem verdade, mas é impossível passarmos ao lado desta tradição académica – que, afinal, marca o início do ano letivo e, no fundo, é uma grande reunião de alunos. Desde que imperem o respeito e a diversão, lado a lado, estes rituais de passagem podem ser especiais.

A série de atividades que são vividas através desta tradição visam o convívio entre alunos de diferentes anos e a integração dos caloiros – são, aliás, atividades destinadas especialmente a estes estudantes que estão a chegar à faculdade.

Normalmente, a diversão acontece ao longo de todo o ano (até ao ritual de traçar a capa, que vamos ver mais à frente 🙂 ), mas a verdade é que as primeiras semanas são sempre as mais esperadas e vividas com mais entusiasmo – e, claro, participar é um ato de livre vontade.

Aos alunos mais antigos da faculdade cabe a tarefa de organizar as atividades – e para isso uma Comissão de Praxe é constituída. Sim, a praxe é diversão levada a sério! 😀

E o que se faz numa praxe? Gincanas, jogos e trabalhos de equipa – às vezes com alguma sujidade à mistura. 🙂

2. Batismo

O Batismo é mais uma das fases muito simbólicas que fazem parte da altura em que se entra para a universidade e acontece, geralmente, logo no final da primeira semana da praxe, mas também pode ser celebrado mesmo antes da cerimónia do traçar da capa, para os caloiros que têm praxe durante todo o ano letivo. Mas o que é afinal?

Os alunos mais novos escolhem alunos mais velhos para serem o Padrinho e a Madrinha e o interessante é que, tradicionalmente, esta escolha tem uma regra: devem ser pessoas em quem os caloiros reconhecem boa conduta e bons valores. Bonito, não é? 🙂

O pedido é, muitas vezes, algo super valorizado pelos estudantes que participam nas praxes e manda a tradição académica que seja feito formalmente e de forma criativa. 🙂

O Padrinho e a Madrinha nos rituais académicos são figuras que podem ser aquele apoio que o caloiro necessita numa fase inicial, período em que ainda se está a habituar à nova vida de universitário. Podem ser pessoas que apresentam a cultura da faculdade, os cantos da cidade, as tradições mais importantes… E, até, aqueles que vão ceder apontamentos de anos anteriores que possam auxiliar nos estudos.

3. Traçar da capa

Ao final do primeiro ano da faculdade a cerimónia do Traçar da Capa é muito esperada e marca uma nova fase na vida dos estudantes praxados: é quando se deixa de ser caloiro e se passa a trajar. Ou seja, já se pode vestir a capa e o fato académico, que é um símbolo da vida no Ensino Superior em Portugal – o traje, de tão especial, podia até ter lugar de destaque nesta lista de tradições académicas. 😀

No Traçar da Capa, geralmente, os estudantes assistem à Serenata das Tunas da cidade e, de seguida, dirigem-se aos seus Padrinhos e Madrinhas, começando pelo mais velho, que cruzam as suas capas por cima dos trajes académicos, sobre os seus ombros. Desengane-se se pensa que é um momento passageiro e sem importância: é, na verdade, uma altura solene. 🙂

O curioso é que, habitualmente, o momento é encerrado com o derrame de água ou de cerveja sobre o traje académico do estudante traçado. 😀

A partir de então, o aluno que passou pela cerimónia já se pode vestir com o seu traje em todas as celebrações da faculdade e pode, até, tornar-se Padrinho/Madrinha no ano seguinte.

4. Bênção de Finalistas

A Bênção de Finalistas nada mais é do que uma cerimónia religiosa que acontece antes da celebração da Queima das Fitas. Os estudantes finalistas reúnem-se num ponto tradicional da cidade universitária e são, assim, abençoados. É uma espécie de “boa sorte, futuro!”. 😉

5. Queima das Fitas

Se há uma celebração favorita entre a grande maioria dos estudantes do Ensino Superior, pensamos que não há dúvidas: a Queima das Fitas é a eleita.

É uma altura festiva para todos os alunos da faculdade, mas a verdade é que é uma cerimónia bastante especial para os finalistas. Muito formal, geralmente acontece durante a tarde, mesmo após a Bênção dos Finalistas, e nela participam também os pais dos estudantes – para além de, claro, toda a comunidade académica.

A cerimónia não é apenas para os estudantes trajados, que passaram pela praxe e pelo Traçar da Capa. Todos os alunos finalistas são chamados pelo nome, um a um, para queimar uma fita preta junto a uma espécie de caldeirão com brasas. É um evento simbólico que marca o encerrar do curso e que é vivido com espírito de despedida formal da faculdade. Uma espécie de passagem à vida de trabalhador.

6. Tuna Académica

É, talvez, dos movimentos universitários mais celebrados por todos – não apenas pelos estudantes, mas pela sociedade em geral e, até, pelos turistas. E a verdade é que há mesmo razão para tal.

Uma Tuna Académica é, no fundo, um grupo musical composto por elementos de uma faculdade portuguesa – podem ser mistas ou só masculinas e só femininas.

É uma tradição académica onde os estudantes participam em Serenatas onde tocam instrumentos clássicos e tradicionais portugueses. O repertório está, de igual forma, carregado do espírito nacional, tendo raízes vincadas no fado e nas cançonetas bairristas.

Estes grupos têm como tradição organizar Serenatas para cantar pela cidade e são as canções de amor as mais celebradas. Também os Festivais de Tunas, em que participam diferentes Tunas de todo o país, em formato de concurso ou não, são muito tradicionais da cultura académica.

Será que já aproveitou uma noite de Festival de Tunas ou ouviu uma Serenata ao luar? 🙂 Se já, sabe que são momentos para lá de especiais. Se não, então está na altura de ir a um desses eventos e deixar-se encantar…

Podíamos passar horas a falar das tradições académicas de Portugal, porque não falta riqueza e muitos pormenores simbólicos por desvendar (e a verdade é que adoramos a cultura do nosso país!). Mas, agora, passamos a palavra a si, que nos lê: qual é a sua tradição preferida? Partilhe connosco.

O que mais gostamos é de conhecer mais sobre a nossa gente e o nosso pedaço de terra à beira-mar plantado 😉

Goldenergy, como as boas tradições, de Norte a Sul

A Goldenergy quer estar – tal como a cultura académica– em cada canto deste país. Por isso, estamos consigo em todos os lados, de Norte a Sul, Mais Abertos do que Nunca.

Há uma loja nossa em cada ponto que precise, porque a nossa missão é estar ao seu lado, fornecendo aquilo que de melhor temos: o nosso serviço de luz e gás natural.

Visite-nos para saber mais sobre as nossas tarifas de energia. Apostamos que vai querer manter uma tradição nossa: a de mudar clientes para o nosso lado. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...