Goldenergy,

Museus gratuitos aos domingos: temos 10 sugestões

Índice

Portugal está repleto de património e cultura. Em cada cidade, há sempre um lugar que reúne os tesouros mais bonitos do passado ou as obras contemporâneas que mais inspiram os admiradores da estética moderna. No fundo, são verdadeiros balões de oxigénio para todos aqueles que não dispensam uma ida ao museu. ?️

Por isso, fizemos um apanhado dos museus gratuitos aos domingos, de norte a sul do país. E o melhor de tudo é que não tem de gastar dinheiro! Aproveite, então, a oportunidade para visitar alguns dos espaços culturais mais prestigiados.

Os museus são gratuitos no primeiro domingo do mês?

Sim, é verdade! Há museus gratuitos no primeiro domingo do mês (e não só!).

Os museus e monumentos geridos pela DGPC (Direção-Geral do Património Cultural) abrem portas aos domingos e feriados para receber todos os residentes em Portugal sem qualquer custo. ?

Mas atenção: os horários vão apenas até às 14h, ao contrário do que já aconteceu, que se estendia ao longo de todo o dia. Desde julho de 2022 que o programa de gratuitidade dos museus se concentra apenas nas manhãs de domingos e feriados.

No passado, os museus podiam ser visitados gratuitamente apenas no primeiro domingo do mês (entre 2011 – 2017). Desde então, foram feitas algumas atualizações a esta medida, passando do primeiro domingo do mês para todos os domingos.

E desengane-se se acha que apenas os museus e monumentos geridos pela DGPC têm entradas gratuitas. Há mais opções e com horários diferentes. Mas dizemos-lhe mais à frente, não se preocupe!

Por isso, já não há desculpas para não ir aos museus! Organize o seu fim de semana e inclua uma visita ao seu preferido. Ele está à sua espera. ?

10 museus imperdíveis gratuitos aos domingos

MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa

Para os amantes de arte contemporânea, arquitetura e inovação não há programa de domingo mais indicado do que este.

No MAAT, há exposições para todos os gostos, que agradam tanto a miúdos como graúdos, além de ser um espaço que por si só já inspira com o seu design marcante.

Já para não falar de que está numa das zonas mais cobiçadas de Lisboa, mesmo em frente ao rio Tejo. É o plano ideal para combinar com uma caminhada ao longo da margem! ?

Horário gratuito: das 10h às 19h, no primeiro domingo do mês. Visitar >>

Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto

Serralves é, provavelmente, o espaço cultural mais conhecido da capital do norte do país. E dos mais importantes também! E quem lá vai não lhe fica indiferente. Não só pela arte, mas pela natureza que o acolhe. ?

A arquitetura imponente do edifício, projetado pelo arquiteto portuense Álvaro Siza Vieira, faz deste lugar um dos refúgios preferidos dos apaixonados pela arte e natureza.

O museu conta com uma coleção de arte contemporânea valiosa, exposições temporárias de alguns dos nomes mais sonantes à escala mundial, vários programas pedagógicos que acendem o debate sobre a cultura e a arte, concertos e muito mais. Sem esquecer, claro, que verão é sinónimo de Serralves em Festa, um festival inteiramente dedicado à cultura e que aquece toda a cidade.

Horário gratuito: das 10h às 13h, no primeiro domingo do mês. Visitar >>

Museu Nacional dos Coches, em Lisboa

Embarque numa viagem pelos tempos da monarquia ao visitar o Museu Nacional dos Coches.

Aqui terá oportunidade de ver de perto os meios de transporte que serviram, maioritariamente, a corte portuguesa e que vão desde o século XVI ao XIX. Impressionante, não é? ?

Se quiser mergulhar numa das coleções mais fascinantes e aproveitar para aprender mais sobre a evolução da engenharia e do design deste transporte, então trate de marcar já um domingo na sua agenda.

Horário gratuito: das 10h às 14h, todos os domingos. Visitar >>

Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa

A Fundação Calouste Gulbenkian gere uma das maiores coleções de arte particulares em Portugal. Sabia disto?

Na linha da frente no que diz respeito à promoção da arte, este museu conta com cerca de mil obras de arte que percorrem os tempos egípcios, gregos ou romanos, por exemplo, até chegar à era moderna.

Além disso, o espaço é cercado por jardins que são um verdadeiro refúgio de tranquilidade no meio da azáfama de Lisboa. Já está a imaginar uma tarde de domingo neste espaço? ?

Horário gratuito: a partir das 14h, todos os domingos. Visitar >>

Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto

Este museu tem mais de 200 anos de história e, por isso, leva a honrosa distinção de museu público mais antigo do país.

Pinturas, esculturas, joalharia, porcelanas e mobiliário dos séculos XVI a XIX são um resumo do que se pode encontrar neste lugar que chama de casa ao Palácio dos Carrancas, um edifício do final do século XVIII.

Como seria de esperar, as obras mais relevantes da coleção pertencem ao artista português António Soares dos Reis, que dá, aliás, nome ao próprio museu.

Horário gratuito: das 10h às 14h, todos os domingos. Visitar >>

Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa

O Museu Bordalo Pinheiro é uma paragem obrigatória para os apreciadores da obra do artista português Rafael Bordalo Pinheiro.

Bem no coração de Lisboa, localizado num edifício histórico, este museu está repleto das criações de uma das personalidades mais marcantes do meio artístico, cultural e político do país, no seu tempo.

Da cerâmica à pintura, passando pela gravura e fotografia, o que não falta neste espaço é variedade, não fosse ele um artista multifacetado. Além da exposição permanente, há ainda uma vasta oferta de workshops e atividades educativas.

Horário gratuito: das 10h às 14h, todos os domingos (apenas para residentes no concelho de Lisboa). Visitar >>

Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa

A azulejaria é uma arte que conta com mais de 500 anos e já faz parte da história e cultura do nosso país. Por isso, o Museu Nacional do Azulejo merece a sua visita, sem dúvida.

Aqui tem uma oportunidade única de se perder nesta arte tão portuguesa e apreciar uma coleção inigualável. Avisamos já que não vai conseguir encontrar um museu igual a este. ?

Além dos azulejos, vai poder participar em diferentes oficinas onde desfrutará de uma manhã bem passada em família.

Horário gratuito: das 10h às 14h, todos os domingos. Visitar >>

Museu do Fado, em Lisboa

Se o fado e os fadistas portugueses não lhe são indiferentes, então o Museu do Fado é a sugestão perfeita para uma manhã de domingo diferente. ?

Este é o lugar certo para ver e ouvir o Fado mais de perto, o estilo musical português que é considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade. Mais do que contar a história, o museu alberga uma escola, um auditório, um centro de documentação e exposições permanentes e temporárias onde pode interagir com tudo de uma forma mais dinâmica.

Ao final do dia pode muito bem aproveitar para jantar numa das muitas casas de fado da capital portuguesa. Assim, vai terminar o fim de semana com chave de ouro – à mesa, tal como manda a tradição.

Horário gratuito: das 10h às 14h, todos os domingos (apenas para residentes no concelho de Lisboa). Visitar >>

Museu Monográfico de Conímbriga, em Idanha-a-Nova

Como seria visitar uma antiga civilização romana? A herança presente nesta cidade do centro de Portugal promete uma verdadeira viagem por aquele tempo, num lugar que testemunhou a passagem do período Neolítico à Idade do Bronze. ?️

Este tesouro arqueológico é de paragem obrigatória. Além das ruínas, terá oportunidade de ver os objetos usados no dia a dia dos romanos que lá viveram, os mosaicos preservados ou a Casa dos Repuxos.

Em Conímbriga, a história ganha vida. Por isso, coloque este museu exclusivo na sua lista e comece já a planear uma visita. Vai ver que vale a pena!

Horário gratuito: das 10h às 14h, todos os domingos. Visitar >>

Museu Grão Vasco, em Viseu

Nascido para preservar o património da cidade de Viseu, este museu tem, atualmente, uma coleção variada: pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário e peças de arqueologia, por exemplo, que percorrem vários séculos de história.

Contudo, a coleção mais importante que lá vive é de Vasco Fernandes, o Grão Vasco, o pintor português mais importante do século XVI.
Se procura um passeio pela herança portuguesa, então este museu vai abrir-lhe portas à história e cultura portuguesas dos séculos passados, sobretudo.

Horário gratuito: das 10h às 13h, todos os domingos. Visitar >>

Se estes museus já mereceram a sua visita e está à procura de outras sugestões, então consulte aqui a lista completa de museus gratuitos aos domingos, da DGPC.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...