Goldenergy,

Painel solar para aquecer piscina: descubra como funciona

Índice

A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para diferentes necessidades energéticas do dia a dia. Por exemplo, ela pode ser aproveitada para o aquecimento de piscinas. Sabia disto?

Se não lhe tinha ocorrido usar painéis solares para aquecer a piscina, fique a saber que está a perder a oportunidade de poupar dinheiro e energia. Com esta solução, é ainda mais fácil conseguir alcançar a tão desejada eficiência energética, já para não falar de que pode ter a sua piscina com água quente o ano inteiro, para desfrutar sempre que quiser (ou quase sempre 😄).

Explicamos, agora, como tudo funciona!

A água da piscina pode ser aquecida com painéis solares?

A resposta é sim! Os painéis solares são capazes de transformar a luz solar em energia térmica, que pode ser utilizada para aquecer a água da piscina de forma eficiente.

Para isso, existem os coletores solares, que são nada mais nada menos do que os dispositivos responsáveis pela captação da radiação solar e da sua transferência para a água. Habitualmente, eles são instalados no telhado do edifício ou numa área próxima da piscina, garantindo, assim, a máxima exposição à luz solar.

O aquecimento da piscina através de painéis solares traz-lhe vários benefícios. Além de conseguir aumentar a poupança na fatura da luz, ainda consegue reduzir a sua dependência de fontes de energia poluentes e caminhar para a energia 100% verde, tal como a Goldenergy já fez. 🌿

E o melhor de tudo é que os banhos na piscina já não se resumem apenas aos dias quentes de verão. Desta forma, também pode tirar partido dela nas estações intermédias, em que há dias que ainda convidam a uns belos banhos.

Quantos painéis solares são necessários?

A quantidade de painéis solares necessários para aquecer a sua piscina vai depender de: tamanho da piscina, localização geográfica e intensidade da radiação solar na região. Uma dimensão adequada é essencial para garantir um desempenho eficaz do sistema.

Geralmente, recomenda-se que a área dos coletores solares seja equivalente a pelo menos 50% da área da superfície da piscina. Dessa forma, é possível captar uma quantidade significativa de energia solar e transferi-la para a água, proporcionando um aquecimento eficiente.

São especiais?

O funcionamento dos sistemas de aquecimento de piscinas com painéis solares apresenta duas abordagens distintas: o aquecimento direto e o aquecimento indireto.

No método de aquecimento direto, a água circula livremente nos painéis solares. Este sistema, embora seja mais acessível em termos de custos, geralmente oferece um rendimento mais baixo.

Os painéis solares podem ser instalados no telhado da casa, com a tubagem estendendo-se até à piscina, ou ao lado da própria piscina. A água, ao circular livremente nos painéis solares, é aquecida pela energia solar antes de ser devolvida à piscina.

Já no método de aquecimento indireto, a água percorre um circuito fechado nos painéis solares, e um líquido térmico solar (uma mistura de água com glicol) é responsável por transmitir o calor à água da piscina.

Este sistema, que é o mais usado, envolve uma serpentina (permutador de calor) por onde a água quente passa antes de ser redirecionada para a piscina. A bomba impulsiona o líquido térmico solar através do circuito fechado, garantindo que a água e o líquido nunca entram em contato direto.

5 conselhos para manter os painéis solares em bom estado

Para garantir que os painéis solares para aquecer a piscina estão a funcionar de modo eficiente, é importante garantir que a manutenção é feita com a regularidade necessária. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para se assegurar de que cuida deles como deve ser. 👇

Limpeza regular

Os coletores solares podem acumular sujidade ao longo do tempo, o que faz reduzir a eficiência na hora de captar a energia do sol. Por este motivo, limpar os painéis com frequência é uma tarefa obrigatória, sobretudo durante as estações mais secas, porque vai ajudar a garantir um desempenho ainda melhor.

Inspeção periódica

Não descuide as inspeções periódicas! Faça uma ronda aos painéis e, especificamente, aos coletores para perceber se não existe nenhuma fuga ou outro dano visível. Certifique-se ainda que todas as conexões estão seguras.

Proteção contra o congelamento

Se, por acaso, vive numa região onde o inverno é mais rigoroso e atinge temperaturas muito baixas, esta dica vai ser muito útil.

É importante que proteja o seu sistema contra o congelamento. E isso pode ser feito através da mudança do glicol, o principal responsável por impedir que o fluído congele, mesmo enfrentando temperaturas rigorosas. ❄️

Monitorização do desempenho

Aconselhamos que mantenha um registo do desempenho do seu sistema ao longo do tempo. Desta forma, será mais fácil identificar qualquer comportamento fora do padrão e agir sempre que necessário, caso exista algum problema com a eficiência dos painéis solares.

Manutenção profissional

Embora todas estas dicas sejam essenciais, e que acabam por depender de si, não invalida a necessidade de agendar manutenções regulares com profissionais para garantir que o sistema está a funcionar corretamente.

Só um técnico especializado é capaz de identificar e corrigir problemas que podem passar despercebidos aos olhos amadores. 😉

Se está com dúvidas quanto à instalação do sistema de painéis solares, está na hora de falar com a Goldenergy.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...
O setor automóvel encontra-se num ponto de viragem importante, por causa da aprovação de uma nova medida por parte do...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...