Realizar o carregamento de um carro elétrico na rede pública ou nos pontos privativos instalados por qualquer Operador de Ponto de Carregamento (OPC) – ou seja, nos pontos de carregamento fora de casa – é simples. Basta ter o seu cartão de mobilidade elétrica ativo (necessita de estar associado a um contrato de eletricidade com uma comercializadora) e aceder a um dos postos da Rede Mobi.E.
E o que é a Rede Mobi.E? Por cá, na Goldenergy, já sabe: somos verdes e adoramos ter conversas verdes consigo. Por isso, se já está na onda da mobilidade elétrica ou está a pensar aderir, fique connosco. Neste artigo vamos explicar-lhe tudo sobre a rede de carregamento que cobre todo o território nacional e à qual pode recorrer sempre que quiser fazer um carregamento longe de casa.
Saiba o que é a Rede Mobi.E, como funciona e como ter acesso aos serviços para carregar o seu carro elétrico na estrada. Acompanhe! 😉
O que é a Rede Mobi.E?
Quem já tem ou pensa comprar um carro elétrico tem de conhecer as opções de carregamento fora de casa. A Rede MOBI-E, em resumo muito simples, é uma estrutura universal que abrange pontos de carregamentos instalados em espaços de acesso ao público.
Como aderir à Rede Mobi.E?
O processo de adesão à rede mudou. Inicialmente, o utilizador que quisesse iniciar os seus carregamentos na rede tinha de aceder ao site da Mobi.E e fazer a sua solicitação de registo. Era, então, a Rede Mobi a entidade responsável por enviar o cartão para a morada fornecida no registo, dentro de um prazo de dez dias úteis.
Atualmente, os cartões Mobi já não funcionam e deram lugar ao cartão de mobilidade elétrica.
Quem quer obter um desses cartões e, assim, aceder aos postos de carregamento fora de casa, precisa de ter um contrato de eletricidade ativo, celebrado com um comercializador do tipo CEME – os comercializadores autorizados para a mobilidade elétrica.
Cada titular de um contrato ativo pode fazer a solicitação de um cartão ou mais, podendo distribuir pelos restantes elementos do agregado familiar. Este é um processo totalmente gratuito.
Poderá carregar sem o cartão de mobilidade?
A verdade é que não. Desde sempre foi exigida a apresentação de um cartão para que fosse possível fazer carregamentos em espaços públicos. A diferença é que antes o cartão exigido era o Mobi.E, numa altura em que carregar um veículo elétrico fora de casa ainda era um serviço gratuito. Hoje, com carregamentos pagos, a apresentação do cartão de mobilidade elétrica torna-se indispensável para que seja possível fazer a faturação dos consumos.
Quantos postos de carregamento da Rede Mobi.E existem em Portugal?
Atualmente, esta rede universal de carregamento para a mobilidade elétrica soma já mais de três mil pontos de acesso aberto público, que se espalham por todo o país. Entre eles, mais de mil são de carregamento rápido – ou ultrarrápido -, com potências superiores a 22kW.
Através da Mobi.E pode carregar o seu elétrico em qualquer ponto da rede – seja no continente ou nas ilhas, Açores e Madeira). E, desde que tenha contrato de eletricidade com um CEME e o seu cartão em mãos, não importa qual seja o OPC ou o DPC do posto escolhido por si.
Como são?
Cada posto de carregamento da Rede Mobi.E é constituído por um módulo que, em linhas gerais, é o aparelho que estabelece a ligação de serviço entre a rede elétrica e o utilizador. Os módulos podem operar para carregar as baterias dos veículos elétricos em modo lento, ou normal, e em modos semi-rápido e rápido.
Como são cobrados os carregamentos?
Desde 2020 todos os postos de carregamento elétrico são pagos.
Os módulos de carregamento presentes nos postos da Rede Mobi.E são concebidos para funcionar através da rede Multibanco. Cada utilizador deve ser detentor de um cartão único, o cartão de mobilidade elétrica, que é fornecido após um pedido realizado diretamente ao Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) com o qual foi estabelecido um contrato de eletricidade.
A quem é pago o montante cobrado pela utilização dos postos?
A fatura referente aos carregamentos de veículos elétricos, quando realizados na Rede Mobi.E, é paga ao CEME com o qual o utilizador tem um contrato de fornecimento de eletricidade ativo. No fundo, apresenta-se como a sua fatura comum da energia, que recebe em casa, por e-mail ou que pode visualizar na sua área de cliente, se tiver uma.
O valor total que vai constar nesta fatura, que é emitida pelo CEME responsável, vai incluir os montantes referentes ao valor cobrado pela utilização do ponto de carregamento, pelo consumo da energia, e ainda todas as taxas associadas ao serviço.
Quanto custa?
A cobrança pela utilização do posto tem valor estabelecido pelo OPC, enquanto que o valor cobrado pelo consumo da energia é definido pelo CEME.
A estes valores, somam-se as taxas e taxinhas – os famosos impostos que já tão bem conhecemos: IEC e IVA.
Carregamentos de veículos elétricos com a Goldenergy
Já criámos o primeiro ponto de abastecimento e fazemos apostas regulares e consistentes na mobilidade elétrica. Este é o nosso futuro, porque olhamos para a frente e pensamos verde. 🙂 É, também, o seu caso? Então faz parte da nossa equipa – gente que é amiga do planeta e que quer consumir de formas mais inteligentes (e, claro, eficientes).
Converse connosco sobre as nossas opções de fornecimento de energia. Juntos, caminhamos para o amanhã!
Estamos a criar soluções incríveis para a sua mobilidade elétrica, por isso, não espere e venha connosco – seja um cliente Goldenergy e consiga desde já mais poupança, enquanto dorme tranquilo porque fez uma escolha positiva pelo nosso planeta. 😀