Goldenergy,

Porque dispara o quadro elétrico? Conheça as causas e possíveis danos

Índice

É provável que já lhe tenha acontecido: está a fazer uma máquina de roupa enquanto aproveita para estar pela cozinha a tratar do jantar, quem sabe tira uns momentos para passar a ferro, e alguém precisa de ligar o secador de cabelo à ficha. Está feito: de repente, tem tudo às escuras. As faturas estão pagas, olha pela janela e repara que a rua e os vizinhos todos têm eletricidade. A causa provável poderá ter sido um esforço do quadro elétrico. Então, nas situações em que não é uma avaria técnica ou falha no fornecimento, porque dispara o quadro elétrico?

Estamos consigo nas alturas boas e menos boas – mas trabalhamos para que todas sejam as melhores. 🙂 No entanto, se os imprevistos acontecem, queremos ajudá-lo a perceber as suas causas, solucionar os seus problemas e, claro, dar todas as dicas que podem evitar alguns problemas com a energia aí de casa – afinal, a sua energia é o que nos move. 😀

Acompanhe este artigo e entenda porque é que o seu quadro elétrico por vezes dispara. Será normal? Poderá evitá-lo? Quais os riscos associados à falha?

Vamos lá saber tudo! 😉

Quadro elétrico a disparar: as causas

Nas situações em que há quebra de luz, sem outros motivos associados (faturas em atraso, falta de luz geral, avaria técnica no quadro), é porque o quadro elétrico disparou. Isto, em linhas gerais e simples, é sinónimo de uma fuga na corrente.

Como fixar um quadro elétrico desligado

Para solucionar o problema de um quadro elétrico desligado, ou seja, após um disparo, siga as nossas instruções com atenção. 😉

Para começar, desligue o disjuntor geral, depois desligue tudo no espaço da instalação elétrica, volte a ligar os equipamentos que estavam em utilização e, por fim, ligue novamente o disjuntor geral do quadro elétrico. Se os equipamentos não funcionarem, é provável que esteja diante de uma avaria técnica. Peça a visita de um técnico da rede de eletricidade.

Se, por outro lado, os equipamentos elétricos voltam a ligar normalmente e, depois, ocorre um novo disparo, estará diante de uma situação de esforço do quadro elétrico.

A solução passa, então, por descobrir que equipamento está a provocar os disparos. Vá até ao sítio onde o quadro está instalado e proceda à interrupção da ligação – este passo, de desligar os disjuntores, deve ser feito da seguinte forma:

  • Desligue todos os disjuntores identificados no quadro, inclusive o geral;
  • Volte a ligar os disjuntores – ligue o geral e de seguida ligue, um a um, os restantes identificados;
  • Se algum dos disjuntores voltar a disparar, significa que este é o ponto de sobrecarga do quadro elétrico. Os disjuntores parciais são, normalmente, identificados e é possível localizar o ponto que está a provocar os disparos.

 

Identificada a divisão que causa o problema, o passo seguinte é desligar todos os equipamentos elétricos ali localizados – deve realmente tirá-los das tomadas. Desligue o disjuntor geral e volte a ligá-lo. Se a avaria persiste, o problema está no quadro elétrico e deverá chamar um eletricista para verificar o caso. Mantenha tudo desligado.

Mas se o quadro voltou a ligar, estará diante de um episódio temporário de sobrecarga. Ligue os equipamentos da divisão que identificou como a origem do esforço elétrico, um a um. Se, no momento em que liga um determinado dispositivo, o quadro voltar a disparar… Então, encontrou a origem dos disparos. Desligue todos os equipamentos do ambiente, deligue o disjuntor geral e volte a ligá-lo. Por último, volte a ligar o equipamento em questão. Tudo resolvido? Maravilha. 🙂 Mas se essas situações ocorrem com alguma frequência, pondere solicitar o aumento da potência que tem contratada.

Se, noutra situação possível, a energia não voltou, na totalidade, quando desligou e voltou a ligar os disjuntores – geral e parciais -, está diante de uma falha no fornecimento de luz.

Qual a influência da potência contratada?

A potência contratada corresponde ao valor máximo de energia elétrica que será fornecido para o seu imóvel. O seu valor de referência, aquele que contrata, é fixo. É este número, da potência contratada, que vai limitar o seu nível máximo de consumo de eletricidade – isto quer dizer que a potência limite não será ultrapassada. Para controlar a potência fornecida ao imóvel existe um dispositivo específico.

Isto quer dizer que, quando necessita de consumir mais potência do que a que tem contratada, ocorre uma quebra de luz. Esta “quebra” no fornecimento acontece de forma automática.

De salientar que a potência que escolhe contratar vai determinar, em bom português, quantos equipamentos elétricos poderão ser utilizados em simultâneo no imóvel. Ou seja, se poderá ter a máquina da louça, da roupa, a TV, os candeeiros e um secador de cabelo em utilização, ao mesmo tempo.

Se, quando liga muitos equipamentos eletrónicos em simultâneo, a luz cai… É provável que precise de aumentar a potência contratada.

Um disparo no quadro pode danificar aparelhos elétricos?

Quebras repentinas no fornecimento de energia podem danificar os equipamentos elétricos que tem ligados em casa? Infelizmente, a resposta é sim. :/ Mas as situações de maior risco são as de um curto-circuito.

Em traços gerais, os disparos no quadro elétrico tendem a não comprometer a vida útil dos aparelhos eletrónicos – mas a verdade é que estas situações, quando ocorrem de forma recorrente, são mesmo de evitar.

Energia sempre on com a Goldenergy

Ainda não é nosso cliente? Adira hoje mesmo à Goldenergy. Entre a nossa oferta diversificada de tarifas, com preços competitivos de eletricidade (e também de gás natural), selecione a potência que melhor se encaixa nas suas necessidades de consumo e garanta que, com a Gold, tem sempre a energia on e pronta a ser utilizada.

Gostamos muito de dizer que somos a melhor escolha para os consumidores portugueses, mas a verdade é que há mesmo razões que nos enchem de orgulho – e uma delas é que somos, novamente, a Escolha do Consumidor. 😀

Quem comprar energia em Portugal tem de mudar para a Goldenergy e aproveitar os preços amigos, as várias opções de contratos e, claro, desfrutar dos consumos verdes – a nossa energia é 100% amiga do planeta, gerada sempre a partir de fontes totalmente renováveis (e pode consultar a origem nas suas faturas!). 😀

E, se quer poupar ainda mais e ser mais eficiente, conheça a nossa oferta de painéis solares. Pode pagar em mensalidades, enquanto soma as poupanças que vai poder ver nas faturas – consegue reduzir em até 50% os valores mensais. 😉

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

As trotinetes elétricas estão a ganhar cada vez mais popularidade nas cidades portuguesas. Esta modalidade de transporte é ideal para...
Seja para acampar, enfrentar uma falha de energia ou trabalhar em locais remotos, ter acesso a uma fonte de eletricidade...
O chuveiro elétrico é um elemento importante em muitos lares portugueses, especialmente pelo conforto de oferecer água quente de forma...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...