Goldenergy,

Porque dispara o quadro elétrico? Conheça as causas e possíveis danos

Índice

É provável que já lhe tenha acontecido: está a fazer uma máquina de roupa enquanto aproveita para estar pela cozinha a tratar do jantar, quem sabe tira uns momentos para passar a ferro, e alguém precisa de ligar o secador de cabelo à ficha. Está feito: de repente, tem tudo às escuras. As faturas estão pagas, olha pela janela e repara que a rua e os vizinhos todos têm eletricidade. A causa provável poderá ter sido um esforço do quadro elétrico. Então, nas situações em que não é uma avaria técnica ou falha no fornecimento, porque dispara o quadro elétrico?

Estamos consigo nas alturas boas e menos boas – mas trabalhamos para que todas sejam as melhores. 🙂 No entanto, se os imprevistos acontecem, queremos ajudá-lo a perceber as suas causas, solucionar os seus problemas e, claro, dar todas as dicas que podem evitar alguns problemas com a energia aí de casa – afinal, a sua energia é o que nos move. 😀

Acompanhe este artigo e entenda porque é que o seu quadro elétrico por vezes dispara. Será normal? Poderá evitá-lo? Quais os riscos associados à falha?

Vamos lá saber tudo! 😉

Quadro elétrico a disparar: as causas

Nas situações em que há quebra de luz, sem outros motivos associados (faturas em atraso, falta de luz geral, avaria técnica no quadro), é porque o quadro elétrico disparou. Isto, em linhas gerais e simples, é sinónimo de uma fuga na corrente.

Como fixar um quadro elétrico desligado

Para solucionar o problema de um quadro elétrico desligado, ou seja, após um disparo, siga as nossas instruções com atenção. 😉

Para começar, desligue o disjuntor geral, depois desligue tudo no espaço da instalação elétrica, volte a ligar os equipamentos que estavam em utilização e, por fim, ligue novamente o disjuntor geral do quadro elétrico. Se os equipamentos não funcionarem, é provável que esteja diante de uma avaria técnica. Peça a visita de um técnico da rede de eletricidade.

Se, por outro lado, os equipamentos elétricos voltam a ligar normalmente e, depois, ocorre um novo disparo, estará diante de uma situação de esforço do quadro elétrico.

A solução passa, então, por descobrir que equipamento está a provocar os disparos. Vá até ao sítio onde o quadro está instalado e proceda à interrupção da ligação – este passo, de desligar os disjuntores, deve ser feito da seguinte forma:

  • Desligue todos os disjuntores identificados no quadro, inclusive o geral;
  • Volte a ligar os disjuntores – ligue o geral e de seguida ligue, um a um, os restantes identificados;
  • Se algum dos disjuntores voltar a disparar, significa que este é o ponto de sobrecarga do quadro elétrico. Os disjuntores parciais são, normalmente, identificados e é possível localizar o ponto que está a provocar os disparos.

 

Identificada a divisão que causa o problema, o passo seguinte é desligar todos os equipamentos elétricos ali localizados – deve realmente tirá-los das tomadas. Desligue o disjuntor geral e volte a ligá-lo. Se a avaria persiste, o problema está no quadro elétrico e deverá chamar um eletricista para verificar o caso. Mantenha tudo desligado.

Mas se o quadro voltou a ligar, estará diante de um episódio temporário de sobrecarga. Ligue os equipamentos da divisão que identificou como a origem do esforço elétrico, um a um. Se, no momento em que liga um determinado dispositivo, o quadro voltar a disparar… Então, encontrou a origem dos disparos. Desligue todos os equipamentos do ambiente, deligue o disjuntor geral e volte a ligá-lo. Por último, volte a ligar o equipamento em questão. Tudo resolvido? Maravilha. 🙂 Mas se essas situações ocorrem com alguma frequência, pondere solicitar o aumento da potência que tem contratada.

Se, noutra situação possível, a energia não voltou, na totalidade, quando desligou e voltou a ligar os disjuntores – geral e parciais -, está diante de uma falha no fornecimento de luz.

Qual a influência da potência contratada?

A potência contratada corresponde ao valor máximo de energia elétrica que será fornecido para o seu imóvel. O seu valor de referência, aquele que contrata, é fixo. É este número, da potência contratada, que vai limitar o seu nível máximo de consumo de eletricidade – isto quer dizer que a potência limite não será ultrapassada. Para controlar a potência fornecida ao imóvel existe um dispositivo específico.

Isto quer dizer que, quando necessita de consumir mais potência do que a que tem contratada, ocorre uma quebra de luz. Esta “quebra” no fornecimento acontece de forma automática.

De salientar que a potência que escolhe contratar vai determinar, em bom português, quantos equipamentos elétricos poderão ser utilizados em simultâneo no imóvel. Ou seja, se poderá ter a máquina da louça, da roupa, a TV, os candeeiros e um secador de cabelo em utilização, ao mesmo tempo.

Se, quando liga muitos equipamentos eletrónicos em simultâneo, a luz cai… É provável que precise de aumentar a potência contratada.

Um disparo no quadro pode danificar aparelhos elétricos?

Quebras repentinas no fornecimento de energia podem danificar os equipamentos elétricos que tem ligados em casa? Infelizmente, a resposta é sim. :/ Mas as situações de maior risco são as de um curto-circuito.

Em traços gerais, os disparos no quadro elétrico tendem a não comprometer a vida útil dos aparelhos eletrónicos – mas a verdade é que estas situações, quando ocorrem de forma recorrente, são mesmo de evitar.

Energia sempre on com a Goldenergy

Ainda não é nosso cliente? Adira hoje mesmo à Goldenergy. Entre a nossa oferta diversificada de tarifas, com preços competitivos de eletricidade (e também de gás natural), selecione a potência que melhor se encaixa nas suas necessidades de consumo e garanta que, com a Gold, tem sempre a energia on e pronta a ser utilizada.

Gostamos muito de dizer que somos a melhor escolha para os consumidores portugueses, mas a verdade é que há mesmo razões que nos enchem de orgulho – e uma delas é que somos, novamente, a Escolha do Consumidor. 😀

Quem comprar energia em Portugal tem de mudar para a Goldenergy e aproveitar os preços amigos, as várias opções de contratos e, claro, desfrutar dos consumos verdes – a nossa energia é 100% amiga do planeta, gerada sempre a partir de fontes totalmente renováveis (e pode consultar a origem nas suas faturas!). 😀

E, se quer poupar ainda mais e ser mais eficiente, conheça a nossa oferta de painéis solares. Pode pagar em mensalidades, enquanto soma as poupanças que vai poder ver nas faturas – consegue reduzir em até 50% os valores mensais. 😉

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A Goldenergy acaba de alcançar um marco histórico no setor energético português: realizou a sua primeira operação de importação de...
No dia 28 de Abril de 2025 um colapso súbito na rede eléctrica peninsular desligou, em cinco segundos, cerca de...
Todas as instalações de painéis solares devem ser registadas no portal da DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia). Passo...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...