Goldenergy,

Histórias com boa energia: Paula Cristina, superação no futebol

Índice

“Sou a Paula Cristina, 44 anos, e o meu valor é a superação.”

É fácil perceber porque nós, que fazemos a Goldenergy, sentimos total empatia pelas palavras da futebolista do Boavista Futebol Clube. Por cá, focamo-nos nos portugueses e nas suas histórias com boa energia – e, sem quaisquer dúvidas, a Paula Cristina tem de ser a protagonista de uma delas.

Além de se superar com imensa dedicação ao longo da sua carreira, a atleta hoje passa a palavra – e a bola – a meninas que começaram a ensaiar os sonhos em campo. E é, por isso, por acreditar nos objetivos individuais e coletivos, e no futuro destas jovens, que pomos na jogadora os nossos holofotes.

Acompanhe-nos na audiência: as palavras da Paula têm muito a dizer para todos nós. 😉

Paula Cristina: a força da superação

Depois de estrearmos a nossa rubrica das histórias com boa energia através da partilha do pequeno futebolista Afonso, é a vez de passar a bola a uma atleta que usou a determinação para se transformar na carreira, e na vida, sempre.

Já conta uma longa história entre uma baliza e outra, mas uma coisa garante: “a garra é exatamente a mesma”, ainda que tenha tido de  ultrapassar incontáveis etapas, sempre de bola no pé e a superar obstáculos.

Para a atleta, o sonho nunca é fácil, mas é sempre possível – quase tangível. O que importa para Paula é determinar os objetivos e correr atrás, sempre com vontade e determinação – tal como se faz em campo, com a bola no foco.

A Goldenergy está de acordo com cada palavra. 🙂

Superação: de futebolista a treinadora, sempre a alimentar sonhos

Se há um desporto adorado e ainda dominado pelos homens, esse desporto é o futebol. E, por isso, importa tanto contar histórias de superação como a da Paula Cristina.

Num tempo em que tanto se fala em igualdade de género, um dos principais valores da Goldenergy e meta de destaque para a Organização das Nações Unidas (ONU), através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), importa mostrar mulheres com a garra que se quer ver – no futebol e não só.

Paula é mais do que isso: para além de vencer entre um pontapé e outro, com muitos cabeceamentos pelo meio e vários golos com sabor a vitória, a atleta de 44 anos é também a inspiração que leva até outras meninas a possibilidade de sonhar com o desporto rei.

Neste momento, desde a época passada, a futebolista passou a treinar uma equipa de sub-13, atividade da qual retira imensa satisfação. Para ela, trabalhar com meninas que veem o futebol com o mesmo olhar que sempre teve é a energia que precisa para continuar a fazer história em campo.

E o que se ensina a jovens meninas de bola no pé? Paula responde sem titubear:

“Têm que lutar e trabalhar muito para conseguirem alcançar o que desejam, mas  têm de ser boas pessoas e bons seres humanos para serem boas atletas. Terem princípios e saberem estar.

Uma das coisas que eu lhes digo empre: nunca desistam dos vossos sonhos. Têm que fazer por isso.”

Nós acreditamos na Paula. Na sua história e nas suas palavras. E vamos para além disto: acreditamos nas histórias das meninas que a Paula está a ensinar a jogar à bola.

No futuro, são elas que nos vão contar. 😀

Goldenergy: igualdade de género em foco

Na Goldenergy, trabalhar com igualdade de género e de oportunidades é uma missão. Porque não se pode planear um futuro sustentável sem praticar os princípios dos direitos humanos.

No futebol como na vida, queremos homens e mulheres em equilíbrio de direitos e é para isso, também, que trabalhamos todos os dias. Porque nem só de energia verde somos feitos: somos feitos de pessoas.

Obrigado, Paula Cristina, pelo exemplo de garra e superação que dá aos jovens portugueses, dentro e fora do relvado. Pela mensagem que nos passa: sonhar é possível. Que mais jovens meninas cheias de sonhos possam encontrar mais Paulas pelos seus caminhos. 😉

Obrigado, Boavista Futebol Clube, pela partilha de mais uma história com boa energia. 🙂

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...