Goldenergy,

Executivas no Feminino: como a Goldenergy ajuda a reduzir desigualdades

Índice

Porque sabemos que sustentabilidade é sinónimo de direitos humanos, vamos falar sobre o ODS 10? Será que sabe que passos a Goldenergy tem dado para ajudar a reduzir desigualdades, em Portugal e no mundo?

Depois de devidamente apresentada a nossa rubrica Executivas no Feminino, partilhamos a primeira de uma série de conversas com grandes mulheres que fazem a nossa empresa todos os dias.

Hoje dividimos consigo as palavras da nossa colega Tânia Castro, que lidera o Departamento Financeiro e ajuda, todos os dias, a Gold a chegar mais perto de si e de um mundo melhor – para o planeta e para todos nós.

O mote da conversa tem, claro, a ver com sustentabilidade – mas, desta vez, direcionada para as pessoas. Mas, antes disso, vamos tirar a dúvida de alguns: afinal, o que é o ODS 10?

Bem, é sobre ele que vamos falar consigo hoje, depois de “muita letra” com a nossa Tânia. Acompanhe-nos! 😉

Reduzir desigualdades: um compromisso Goldenergy

O ODS 10 descreve a meta de reduzirmos as desigualdades, nas mais distintas esferas – sociais, económicas e geográficas. É o décimo numa lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e faz parte do desafio lançado ao mundo pela ONU – Organização das Nações Unidas -, que convidou o mundo, sociedades e empresas, a darem as mãos por um amanhã mais justo para todos.

Vamos relembrar as metas que são, já, compromissos da Goldenergy?

  1. Trabalhar pelo crescimento das energias renováveis.
  2. Adotar ações que tornem cidades e comunidades sustentáveis.
  3. Praticar e incentivar a produção e consumo sustentáveis.
  4. Combater as alterações climáticas.
  5. Cuidar de ecossistemas terrestres e da biodiversidade.
  6. Promover o trabalho digno e o crescimento económico.
  7. Promover a igualdade de género.
  8. Reduzir desigualdades.

À conversa com a nossa executiva Tânia

Numa conversa em que até a pizza de ananás foi questionada 😀 , a nossa Tânia explica-nos de que forma a Gold está a trabalhar para reduzir desigualdades dentro e fora da empresa.

Para a nossa colega do departamento financeiro, a generalidade das empresas enfrenta três desafios comuns, que dizem respeito a diferentes formas de desigualdade. São elas:

  • Eliminar por completo a disparidade salarial entre homens e mulheres;
  • Permitir o maior acesso das mulheres a cargos de topo, de chefia e de liderança;
  • Promover processos de recrutamento mais transparentes e uniformes.

Como profissional da equipa Goldenergy,  Tânia acredita que grande parte das empresas portuguesas, embora possa ser sensível ao tema da desigualdade, ainda precisa de trabalhar questões de responsabilidade social e ambiental mais a fundo, e considera especialmente importante que se adotem novos métodos de produção de bens e serviços, assim como novas formas de consumo mais sustentável.

Para dar o exemplo, a nossa colega destaca grandes passos que, em conjunto com os nossos clientes e colaboradores, demos e continuamos a dar rumo a um futuro melhor e mais igualitário para todos.

Transformação digital: outras oportunidades, menos desperdícios

A transformação digital é uma referência de mudança de atitude que foi possível implementar na Goldenergy, com a colaboração do nosso departamento financeiro, tão bem conduzido pela Tânia. Isto quer dizer que a aposta no digital, feita para tornar possível a emissão de faturas eletrónicas e permitir diferentes meios de pagamentos 100% digitais, tem um impacto direto na sustentabilidade  – por ser um passo facilitador para o cliente e porque evita desperdício de meios e recursos, tão necessários para nós e para o planeta.

Para além disso, a faturação eletrónica é, também, um método mais inclusivo, tal com o pagamento digital, e para entender basta pensarmos nas pessoas com limitação de mobilidade – quer por questões de incapacidade física ou por impedimentos geográficos, por exemplo.

Causas sociais: apoiar ações para reduzir desigualdades

A Goldenergy apoia duas causas sociais que nos são especiais e uma ajuda importante no combate às mais diversas formas de desigualdade – em especial, às desigualdades que dizem respeito ao acesso a condições básicas de educação, saúde e redes de apoio pelos nossos jovens.

O projeto Onda Social, é um deles, tal como a Tânia nos explicou na conversa:

O projeto tem como objetivo estimular as capacidades sociais e emocionais de jovens em risco, através do surf. A Goldenergy patrocina a escola de surf Onda Pura e quando eles nos falaram deste projeto nós nem sequer hesitamos, apoiamos na hora.

O segundo projeto chama-se Arrancamos Sorrisos em África, em colaboração com a Associação Melhor de Nós – e já falamos dele por cá, no blog. 🙂

Com este projeto, o nosso principal objetivo é, sem dúvida, promover maiores acessos à educação, através da criação de infraestruturas escolares, postos de saúde, casas de acolhimento.

Estes são dois projetos que deixam-nos extremamente orgulhosos porque percebemos que com um pequeno contributo causamos um enorme impacto na vida e no futuro destes jovens.

E quanto a si, aí desse lado? 🙂 Será que hoje já teve uma ação que, de forma direta ou indireta, tenha causado um impacto positivo na vida de alguém ou de algum grupo? Junte-se a nós na tarefa de reduzir as desigualdades – local e globalmente. Todos nós podemos fazer algo por alguém, quer esteja ao nosso lado ou noutro ponto do planeta. 😉

Alinhe connosco nesse desafio da ONU. O mundo inteiro está a contruir um amanhã diferente para 2030. Contamos consigo! 😀

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...