Porque sabemos que sustentabilidade é sinónimo de direitos humanos, vamos falar sobre o ODS 10? Será que sabe que passos a Goldenergy tem dado para ajudar a reduzir desigualdades, em Portugal e no mundo?
Depois de devidamente apresentada a nossa rubrica Executivas no Feminino, partilhamos a primeira de uma série de conversas com grandes mulheres que fazem a nossa empresa todos os dias.
Hoje dividimos consigo as palavras da nossa colega Tânia Castro, que lidera o Departamento Financeiro e ajuda, todos os dias, a Gold a chegar mais perto de si e de um mundo melhor – para o planeta e para todos nós.
O mote da conversa tem, claro, a ver com sustentabilidade – mas, desta vez, direcionada para as pessoas. Mas, antes disso, vamos tirar a dúvida de alguns: afinal, o que é o ODS 10?
Bem, é sobre ele que vamos falar consigo hoje, depois de “muita letra” com a nossa Tânia. Acompanhe-nos! 😉
Reduzir desigualdades: um compromisso Goldenergy
O ODS 10 descreve a meta de reduzirmos as desigualdades, nas mais distintas esferas – sociais, económicas e geográficas. É o décimo numa lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e faz parte do desafio lançado ao mundo pela ONU – Organização das Nações Unidas -, que convidou o mundo, sociedades e empresas, a darem as mãos por um amanhã mais justo para todos.
Vamos relembrar as metas que são, já, compromissos da Goldenergy?
- Trabalhar pelo crescimento das energias renováveis.
- Adotar ações que tornem cidades e comunidades sustentáveis.
- Praticar e incentivar a produção e consumo sustentáveis.
- Combater as alterações climáticas.
- Cuidar de ecossistemas terrestres e da biodiversidade.
- Promover o trabalho digno e o crescimento económico.
- Promover a igualdade de género.
- Reduzir desigualdades.
À conversa com a nossa executiva Tânia
Numa conversa em que até a pizza de ananás foi questionada 😀 , a nossa Tânia explica-nos de que forma a Gold está a trabalhar para reduzir desigualdades dentro e fora da empresa.
Para a nossa colega do departamento financeiro, a generalidade das empresas enfrenta três desafios comuns, que dizem respeito a diferentes formas de desigualdade. São elas:
- Eliminar por completo a disparidade salarial entre homens e mulheres;
- Permitir o maior acesso das mulheres a cargos de topo, de chefia e de liderança;
- Promover processos de recrutamento mais transparentes e uniformes.
Como profissional da equipa Goldenergy, Tânia acredita que grande parte das empresas portuguesas, embora possa ser sensível ao tema da desigualdade, ainda precisa de trabalhar questões de responsabilidade social e ambiental mais a fundo, e considera especialmente importante que se adotem novos métodos de produção de bens e serviços, assim como novas formas de consumo mais sustentável.
Para dar o exemplo, a nossa colega destaca grandes passos que, em conjunto com os nossos clientes e colaboradores, demos e continuamos a dar rumo a um futuro melhor e mais igualitário para todos.
Transformação digital: outras oportunidades, menos desperdícios
A transformação digital é uma referência de mudança de atitude que foi possível implementar na Goldenergy, com a colaboração do nosso departamento financeiro, tão bem conduzido pela Tânia. Isto quer dizer que a aposta no digital, feita para tornar possível a emissão de faturas eletrónicas e permitir diferentes meios de pagamentos 100% digitais, tem um impacto direto na sustentabilidade – por ser um passo facilitador para o cliente e porque evita desperdício de meios e recursos, tão necessários para nós e para o planeta.
Para além disso, a faturação eletrónica é, também, um método mais inclusivo, tal com o pagamento digital, e para entender basta pensarmos nas pessoas com limitação de mobilidade – quer por questões de incapacidade física ou por impedimentos geográficos, por exemplo.
Causas sociais: apoiar ações para reduzir desigualdades
A Goldenergy apoia duas causas sociais que nos são especiais e uma ajuda importante no combate às mais diversas formas de desigualdade – em especial, às desigualdades que dizem respeito ao acesso a condições básicas de educação, saúde e redes de apoio pelos nossos jovens.
O projeto Onda Social, é um deles, tal como a Tânia nos explicou na conversa:
O projeto tem como objetivo estimular as capacidades sociais e emocionais de jovens em risco, através do surf. A Goldenergy patrocina a escola de surf Onda Pura e quando eles nos falaram deste projeto nós nem sequer hesitamos, apoiamos na hora.
O segundo projeto chama-se Arrancamos Sorrisos em África, em colaboração com a Associação Melhor de Nós – e já falamos dele por cá, no blog. 🙂
Com este projeto, o nosso principal objetivo é, sem dúvida, promover maiores acessos à educação, através da criação de infraestruturas escolares, postos de saúde, casas de acolhimento.
Estes são dois projetos que deixam-nos extremamente orgulhosos porque percebemos que com um pequeno contributo causamos um enorme impacto na vida e no futuro destes jovens.
E quanto a si, aí desse lado? 🙂 Será que hoje já teve uma ação que, de forma direta ou indireta, tenha causado um impacto positivo na vida de alguém ou de algum grupo? Junte-se a nós na tarefa de reduzir as desigualdades – local e globalmente. Todos nós podemos fazer algo por alguém, quer esteja ao nosso lado ou noutro ponto do planeta. 😉
Alinhe connosco nesse desafio da ONU. O mundo inteiro está a contruir um amanhã diferente para 2030. Contamos consigo! 😀