Goldenergy,

As 7 melhores praias para surfar em Portugal

Índice

Se há uma lição que tiramos das Olimpíadas de Tokyo é que o surf está a todo vapor! Se não deu conta, esta edição do evento entrou para a história por um motivo especial: foi a primeira vez que a modalidade das pranchas e das altas ondas integrou o quadro de desportos olímpicos! 😀

E este foi o mote perfeito para apresentarmos uma lista das 7 melhores praias para surfar em Portugal. Queremos inspirar mais pessoas a descobrirem as nossas belezas naturais. Quem sabe não conhece o próximo atleta olímpico a brilhar no surf com a nossa bandeira? 😉

Em Tokyo, Portugal esteve muito bem representado por Fredereico Morais, no surf masculino, e por Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira, no feminino. Para os portugueses, é motivo de orgulho ver-nos representados por atletas tão dedicados.

Para a Goldenergy, é bom ver que o nosso investimento no surf português vale a pena! Afinal, somos patrocinadores da Federação Portuguesa de Surf (FPS) porque percebemos a importância dos desportos que incentivam o respeito pela natureza.

Turismo de surf em Portugal

Ter uma costa atlântica de quase 2000km traz bastantes vantagens para os portugueses – e não falamos apenas em carapaus grelhados ou mariscadas.

Os 943km de costa no Continente, 667km nos Açores e 250km na Madeira dão-nos espaço de sobra para mergulhos, pescas, passeios e, claro, surf!

Por isso mesmo Portugal é reconhecido internacionalmente pelas suas ondas que desafiam os surfistas profissionais. Afinal, além das ondas, há por cá bom tempo para o surf, independentemente da altura do ano.

As ondas em tubo são perfeitas para o surf e o bodyboard, que atraem eventos internacionais. Há também ondas compridas, entre as mais longas da Europa!

O vento que atravessa Portugal faz mais do que produzir energia eólica: dá as condições perfeitas para a prática do windsurf e do kitesurf.

Não importa a altura do ano, nem em que parte de Portugal está: de norte a sul há ondas e programas para se fazer após um longo dia de boas ondas.

A propósito, sabe onde estão as melhores ondas para surfar em Portugal?

A Goldenergy fez uma lista das 7 melhores praias para os surfistas, sejam eles amadores ou profissionais.

Porque a boa energia que nos move também on pode mover a si!

De norte a sul: as 7 melhores praias para surfar em Portugal

1. Praia do Norte – Nazaré

A Praia do Norte encabeça a nossa lista das melhores praias para surfar em Portugal. É a praia mais famosa do país entre surfistas de todo o mundo e as suas ondas já bateram recordes. O resultado? As suas ondas perfeitas e gigantescas atraem os olhos mundiais do surf para a Nazaré. 😀

praia do norte nazare

Em 2020, o português António Laureano, de 18 anos, surfou uma onda com aproximadamente 30,9 metros e candidatou-se ao Guinness.

No entanto, até ao momento, o surf na Nazaré está eternizado pelo feito do brasileiro Rodrigo Koxa, que apanhou uma onda de 24,38m, até então considerada a maior onda surfada de sempre.

2. Carcavelos – Cascais

Carcavelos é um destino bastante comum, seja para banhistas ou para surfistas. Está a apenas 30 minutos de comboio de Lisboa, sendo bastante acessível, além de possuir uma extensa costa.

praia carcavelos

Há imensas escolas de surf em Carcavelos, pelo que é comum encontrar crianças e adultos que ainda estão a iniciar-se neste desporto.

Afinal, a extensa faixa de areia da praia permite a aprendizagem das técnicas de surf em Carcavelos sem por isso ter de se arriscar em ondas gigantescas.

3. Praia de Matosinhos – Porto

Prepare-se para apanhar as ondas mais geladas de sempre! O Porto tem um mar frio, mas as ondas da Praia de Matosinhos são perfeitas para o surf.

Para os adultos, há diversas escolas de surf que proporcionam aulas de grupo, seja em família ou com os amigos.

praia matosinhos

O areal é também bastante extenso, pelo que se pode movimentar e testar manobras em terra de modo a estar preparado para quando entrar no mar.

Outra vantagem de praticar o surf em Matosinhos é que está muito próximo do Porto. Ou seja, pode alternar entre um passeio nas águas e um passeio pela terra do vinho do Porto.

4. Praia de Medão Grande – Peniche

Assim como a Nazaré, Peniche é famosa pelo surf e por atrair amadores e profissionais de todo o mundo.

Destaque para a Praia dos Supertubos, onde as ondas se formam em longos tubos e são palco de competições de surf a nível internacional.

Já a Praia do Molhe Leste é uma das melhores de Peniche para a prática do surf e do bodyboard com ondas longas e tubulares. Nesta praia as ondas atingem alturas máximas de 3 metros.

Se gosta de apreciar mais do que as ondas, recomendamos que conheça também o arquipélago das Berlengas – um cenário que nos rouba o fôlego!

5. Praia da Empa – Ericeira

Esta é uma praia pequena e cheia de encantos, pois nela estão duas das praias que compõem a Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

A Pedra Branca e Reef são consideradas irmãs gémeas que atraem surfistas e bodyboarders ao longo do ano, uma vez que possuem ondas velozes, potentes e frequentes.

O surf na Ericeira é reconhecido por surfistas nacionais e internacionais, e a sua proximidade de Lisboa é um fator ainda mais atrativo para aqueles que querem desbravar Portugal de uma forma autêntica e radical.

6. Praia do Amado – Lagos

O Algarve já é um destino reconhecido internacionalmente pelas suas belas praias. No entanto, a Praia do Amado é uma das melhores praias para a prática do surf no Algarve.

Esta praia tem ondas grandes e consistentes, sendo que no inverno são ainda maiores do que no verão. Por esse motivo, os iniciantes devem evitar a Praia do Amado na altura mais fria do ano.

Prepare-se para partilhar esta praia do Algarve com mais pessoas, já que o surf é muito popular neste local!

7. Praia do Beliche – Sagres

O surf em Sagres é também muito popular, uma vez que esta vila atrai milhares de surfistas internacionais que desafiam as leis da física com manobras inovadoras.

praia beliche

Sem dúvida, Sagres é um dos melhores destinos de surf da Europa. Pela sua configuração geográfica, o Algarve proporciona condições ótimas para a prática deste desporto, oferecendo ondas espetaculares de uma ponta à outra da região.

Destaque para a praia da Ponta Ruiva e, claro, para a Praia do Beliche, ambas de difícil acesso e repletas de rochas e falésias.

Aprender a surfar em qualquer altura do ano

Como pode ver, Portugal é mesmo um país fantástico para os que adoram o surf, não importa a altura do ano.

Agora que já conhece as melhores praias para surfar em Portugal, basta saber se está preparado para se aventurar nas suas ondas mais desafiantes.

Afinal, se por um lado o surf pode ser super fácil e quase intuitivo para alguns, para outros pode ser um grande desafio e um projeto de vida!

Por isso mesmo, é importante recorrer a profissionais capacitados, que o irão ajudar a mergulhar neste projeto com toda a segurança de que precisa.

Porque a Goldenergy é amiga do ambiente, incentivamos todo e qualquer desporto que promova a interação entre pessoas e natureza. Por isso mesmo, apoiamos a Federação Portuguesa de Surf (FPS) e o seu projeto de certificação das escolas de surf nacionais.

Explicamos: até ao momento não havia um processo formal que garantisse que as escolas de surf seguissem determinados padrões de qualidade, a nível de equipamentos e pessoal.

No entanto, a FPS percebeu a necessidade de qualificar e certificar as escolas de surf segundo os recursos humanos; as instalações e materiais utilizados; os seus procedimentos e ainda os cumprimentos de critérios de sustentabilidade.

O nosso CEO, Miguel Checa, pontua que esta iniciativa “vai contribuir para uma maior qualidade das escolas que estão a formar as futuras gerações de surfistas portugueses.” Assim esperamos!

Não importa a altura do ano em que se aprende a surfar, para a Goldenergy o importante é exercitar-se com segurança ao mesmo tempo que respeita a natureza.

Já alguma vez visitou alguma das melhores praias para surfar em Portugal? 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...