Goldenergy,

Quanta energia produz um painel solar? Fizemos as contas

Índice

Apostou ou pretende apostar no autoconsumo fotovoltaico e quer calcular quanta energia produz um painel solar? Então, precisa de saber a medida de quantos kW e kWh são gerados através de uma placa solar. E, para isso, vai ter de perceber que alguns fatores têm influência direta no assunto.

Vamos saber mais sobre este tema neste artigo. 😉

A escolha pelos painéis solares

Não é segredo para a generalidade dos consumidores que os painéis solares são uma excelente escolha para gerar energia em sistema de autoconsumo,  sendo um investimento cada vez mais comum – em Portugal e no mundo. Arriscamos mesmo dizer que o futuro da nossa energia está intimamente relacionado com esta tecnologia.

E como funcionam os painéis fotovoltaicos? É simples: um painel solar é um aparelho capaz de produzir energia a partir da luz natural do sol, que é convertida em correntes elétricas consumíveis por imóveis domésticos ou empresariais.

Com a receção de uma boa quantidade de luz solar é possível alcançar uma eficiência de absorção bastante significativa – estimada em 20% do total da luminosidade recebida. Isto quer dizer que há uma queda na eficiência em dias mais nublados e/ou chuvosos.

De seguida, vamos explicar como pode fazer o cálculo do seu consumo mensal, por horas diárias, e como saber quanta energia produz um painel solar – ou seja,  quantos kWh e kW são gerados por uma placa solar em Portugal, com base na avaliação dos aspetos essenciais de uma placa solar – como vamos ver logo abaixo, de seguida. 😉

Fatores que influenciam a produção de energia solar

Há diversos fatores que têm impacto direto na produção de energia feita por um painel solar. Basta pensarmos que, ao produzir eletricidade a partir de luminosidade natural, estes painéis dependem da ação do sol – que, claro, não é igual em todas as partes e todos os dias do ano, ou até horas do dia.

Mas não é só: a potência da placa escolhida, o local onde está instalada, o seu tamanho, a inclinação, o sombreamento da área circundante e os fatores climáticos gerais são alguns aspetos que podem alterar a produção de energia fotovoltaica.

Então, quanto produz um painel solar por dia?

Podemos começar por uma resposta simples: a produção de energia solar através de um painel fotovoltaico não é pouca – e ainda bem. 🙂 Por exemplo: a instalação de módulos fotovoltaicos numa área menor do que um metro quadrado gera dezenas de Wh com algumas horas de iluminação natural por dia. Esta é uma média suficiente para os agregados familiares? Não, afinal, é preciso uma cobertura de área superior.

Fazendo as contas certinhas, seria necessário cobrir uma área de dez a vinte metros quadrados com painéis solares para que fosse possível satisfazer o total das necessidades de consumo de energia de um agregado familiar de quatro pessoas em Portugal.

E como chegamos a esta conclusão? Vamos aos cálculos. 😀

Um painel solar de potência 200 W – mais ou menos com a dimensão de uma tábua de passar a ferro – é capaz de produzir:

  • Cerca de, até, 90 kWh de energia elétrica, por ano;
  • Algo em torno de, até,  1,3 kWh de eletricidade por dia;
  • Aproximadamente 2,700 kWh ao longo da sua vida útil (média de 30 anos).

E por mês?

Como referência inicial, relembrando que diversos fatores podem alterar esta matemática, podemos concluir que uma placa fotovoltaica com potência de 200 W é capaz de produzir, diariamente, até 1300 Wh – como vimos acima. Mas este valor pode ser menor? Sim, estima-se um número de produção energética entre os 800 e os 1300 Wh, de acordo com as várias condicionantes às quais o painel solar esteja exposto.

A mesma placa fotovoltaica de referência, com potência de 200 W, é capaz de produzir algo em torno de 24 e 40 kWh, todos os meses, com um consumo médio de 8 horas por dia.

O que acontece à energia que não consumimos?

Uma instalação de painéis solares permite gerar energia para autoconsumo, mas há, por norma, um excedente de produção.

A energia que não conseguimos consumir no nosso imóvel é, habitualmente, cedida à rede em troca de um desconto na energia elétrica que se continua a comprar. Assim, torna-se possível vender o excesso da eletricidade que produzimos em casa ou na empresa, se for o caso – mas este é um processo que exige cumprir algumas normas, como a abertura de atividade com a Autoridade Tributária e a formalização de um contrato para o efeito.

Como calcular quanta energia produz um painel solar?

Para realizar o cálculo de quanta energia solar pode ser produzida por um painel instalado na sua casa ou na empresa, deverá estabelecer um parâmetro de base: como, em média, 150W para uma placa fotovoltaica de um metro quadrado. A partir daí, deverá fazer a multiplicação deste valor pela média encontrada para a taxa de irradiação de luz solar na sua região. O resultado é quanto gera de energia um painel solar diariamente.

O cálculo total, em média, pode ser concluído a partir do volume de consumo mensal de kWh, dividido pelo número de horas de consumo – que, geralmente, é de seis a oito horas/dia.

Vale a pena ter um painel solar?

Porquê ter um painel solar para autoconsumo

Sem rodeios e de forma simples: porque podemos produzir, gratuitamente, a nossa própria energia – mais sustentável, verde e limpa.

O futuro da energia passa pelas fontes renováveis de pelas soluções mais conscientes, por isso, é uma questão de tempo até todos chegarmos lá. Pode aproveitar a altura de arranque das iniciativas para usufruir das campanhas de incentivos disponibilizadas aos consumidores.

Se tivermos em consideração esta possibilidade, de poder beneficiar de programas de apoio e incentivo às energias renováveis – como é exemplo o Programa Edifícios + Sustentáveis -, é possível dizer que nunca foi tão vantajoso investir em painéis solares para o autoconsumo de energia.

No entanto, não há nada como fazer contas, simular e comprovar os números. Se ainda não o fez, pode consultar as ferramentas de simulação, gratuitas, e ficar a saber, de acordo com o seu perfil de consumo, se vale a pena investir já nestas soluções fotovoltaicas.

As ferramentas aconselham qual a potência indicada para o local de consumo e calculam a média de poupança mensal com a fatura da eletricidade, para além de fazerem uma previsão ajustada do período de retorno do investimento.

Conheça mais sobre a nossa energia solar

Sabia que pode poupar imensos euros por mês se adotar o autoconsumo de energia solar? A Goldenergy pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção de energia fotovoltaica para si, sem compromisso. 🙂

Se quer saber mais sobre a nossa oferta de painéis solares – para consumos domésticos e empresariais -, fale connosco. Vamos calcular consigo os seus consumos e gastos mensais com eletricidade, e indicar a melhor solução, adequada às suas necessidades.

A boa notícia é que pode pagar pelas placas e instalação através de mensalidades, para que nunca pese no seu bolso. 😀

E se ainda não é um cliente Goldenergy, está na altura de aderir à energia 100% que levamos até aos portugueses, de norte a sul deste nosso país. Quem muda, muda para a Gold! 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Se acha que estes equipamentos, a par de outros como o micro-ondas, são alguns dos vilões que mais pesam na...
Quem nunca assistiu a um programa de TV onde eram construídas casas em apenas uma semana? 🙂 Este verdadeiro feito...
Está a pensar apostar num sistema de climatização eficiente e moderno? Quer saber quais as vantagens e desvantagens dos aparelhos...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...