Goldenergy,

Como são os painéis solares para varandas?

Índice

Se vive numa moradia unifamiliar, é bastante mais simples optar pela instalação de placas fotovoltaicas para produção de energia em regime de autoconsumo – basta escolher a empresa que vai fazer a instalação, como a Goldenergy, e pedir uma avaliação do espaço que vai receber os equipamentos. Não precisa, sequer, de pedir autorização a ninguém. Mas, se vive em apartamento, sabe como funciona? Conhece as soluções que existem? A opção pela colocação de painéis solares para varandas é um dos caminhos a considerar.

Esta é, aliás, uma das duas escolhas que pode fazer e bastam alguns passos para que possa captar energia solar – a outra possibilidade é decidirem, todo o condomínio em conjunto, pela criação de um parque solar no telhado do edifício.

Vamos conhecer melhor a ideia de ter placas fotovoltaicas na nossa varanda e perceber como pode ser uma opção vantajosa para si, que vive em apartamento ou num imóvel arrendado. 😉

Fique por cá e acompanhe tudo. 😀

Preciso de ter  autorização do condomínio?

Boas notícias! 😀 Para ter painéis solares na varanda, terraço ou pátio particular não necessita da aprovação dos vizinhos, nem do condomínio.

Esta autorização é exigida e obrigatória quando existe a vontade de criar um parque solar numa parte comum do edifício, como o telhado. Aí, sim, a instalação de placas fotovoltaicas terá de ser autorizada, formalmente, através de um pedido enviado ao administrador do condomínio – particular ou empresa de gestão. A aprovação em assembleia é considerada válida quando há 2/3 dos condóminos de acordo. A parir daí é possível arrancar com todo o processo.

Muitas vezes, o que acontece é que os condóminos se juntam para darem início a um projeto comum, para todo o edifício. A solução pode ser vista como benéfica, até, para o próprio condomínio, que passa a poupar nas faturas de eletricidade. No entanto, o processo pode ser longo e não ser possível entrar em acordo com os vizinhos.

Então, e a outra solução que tem para conseguir gerar energia solar no seu imóvel? É sobre este tema que vamos aprofundar conhecimentos e descobrir mais, a partir de agora. 😉

Varanda. Já pensou em usar a sua para receber painéis solares?

Se tem uma varanda com espaço suficiente – ou mesmo um pátio privado que faça parte da sua residência – pode optar por um projeto individual de autoconsumo de energia.

Não há, na verdade, qualquer limite legal que o impeça de instalar uma UPAC – Unidade de Produção para Autoconsumo -, mas atenção: há fatores físicos, relativamente ao espaço, que condicionam a viabilidade do projeto. A exposição solar é absolutamente fundamental, como bem sabemos.

Em algumas situações o que acontece é que a varanda ou terraço não dispõe de metros quadrados suficientes para receber os painéis necessários para gerar e abastecer de energia o imóvel. Nessas situações, o investimento não justifica o retorno – ou seja, o rendimento das placas fotovoltaicas.

E qual é o espaço mínimo considerado como ideal?

Para instalar uma base e um painel solar para varanda, o espaço deve somar uma área de 2,5m2 – no mínimo. Por isso, tire as medidas e fique já a saber se esta é uma solução viável para si. 😉

Posso instalar sozinho um painel solar para varanda?

Mesmo que seja mais engenhoso do que a média, o nosso conselho é que peça orientação a técnicos especializados no assunto. Antes de tomar uma decisão, não custa pedir a opinião de quem entende desta matéria. A Goldenergy pode ajudá-los com as suas dúvidas. 😉

Posso “forrar” toda a varanda com os painéis solares?

Se a instalação for colocada dentro do seu espaço de varanda, não há nada com que se preocupar: pode fazer como bem entender. No entanto, se a ideia é pendurar as placas voltadas para o exterior – já existem opções com uma estética bastante apelativa no mercado -, então tudo muda de figura. Vai mesmo precisar de uma autorização especial.

Isto porque os terraços, varandas e fachadas dos imóveis são projetados seguindo determinadas regras urbanísticas. Assim, tal como não podemos pintar ou mudar as cerâmicas externas da nossa fachada, também não podemos forrar o nosso exterior com painéis solares sem a devida autorização – que deve ser solicitada à autarquia.

Se quer pendurar os seus painéis solares, fica a saber: deve verificar se é possível junto da câmara municipal da área do imóvel.

Os painéis solares para varandas são especiais?

Os painéis solares para varandas mais modernos do mercado foram desenhados e concebidos para ocupar estes espaços, em específico, sendo leves e flexíveis, e utilizando um sistema de produção de energia por irradiação – ou seja, para períodos de sombra parcial.

Como funciona um painel solar de varanda?

Os modelos mais recentes nem exigem instalação: basta pendurá-los, ligá-los a uma ficha e esperar pelos seus resultados.

No entanto, também é possível encontrar painéis solares “tradicionais” para instalação em varandas – uma instalação que é feita em “pirâmide”.

Quantos painéis solares são necessários para um apartamento?

Se fizermos as contas na ponta do lápis – e já as fizemos aqui -, seria necessário dispor de uma área bastante mais generosa do que a maior parte das varandas dos portugueses: seria preciso cobrir entre 10 a 20m2 com placas fotovoltaicas para que fossem satisfeitas todas as necessidades de uma família de quatro pessoas. Mas a verdade é que, ainda que não seja possível gerar energia para a totalidade da necessidade de consumo do imóvel, é sempre possível poupar euros que importam ao final do mês.

Há várias condicionantes que têm impacto direto na produção de energia solar pelos painéis, como potência e exposição solar – e importa ter isto em consideração quando se faz o cálculo. Ainda assim, é possível traçar uma média. Ora, vejamos:

Um painel solar com, mais ou menos, a dimensão de uma tábua de passar a ferro (e potência de 200 W) é capaz de produzir até 90 kWh de energia elétrica, por ano – cerca de 1,3 kWh de eletricidade por dia.

Importante: atenção à potência! Se a instalação dos seus painéis solares tiver uma potência inferior a 350W não terá de comunicar nada à DGEG – no entanto, acima desse número a comunicação torna-se obrigatória e se for muito superior pode exigir, até, uma licença especial.

Painéis solares Goldenergy

Na Goldenergy crescemos e evoluímos para cuidar das necessidades dos nossos clientes – e sempre de olhos postos no cuidado com o planeta. Conte connosco se quiser comprar e instalar painéis solares para varandas. 😀

Poupe até 50% na fatura da luz se adotar o autoconsumo de energia solar. A Goldenergy pode ajudá-lo nisto. 😉 Fale connosco e saiba mais sobre a nossa oferta de painéis solares. Vamos ajudar a calcular os seus consumos mensais com eletricidade para, então, indicar a solução mais adequada às suas necessidades.

E pode pagar pelas placas solares – e pela instalação – através de mensalidades, para que esta decisão nunca pese no seu bolso. 😀

Ainda não é um cliente Goldenergy? Até custa a acreditar. Mas, se é mesmo verdade, achamos que está na altura de aderir à nossa energia 100% verde.

Aproveite a redução do IVA para 6% e apanhe a onda do autoconsumo. 😉

Quer saber mais? Ligue 800 501 070, gratuitamente.

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

As trotinetes elétricas estão a ganhar cada vez mais popularidade nas cidades portuguesas. Esta modalidade de transporte é ideal para...
Seja para acampar, enfrentar uma falha de energia ou trabalhar em locais remotos, ter acesso a uma fonte de eletricidade...
O chuveiro elétrico é um elemento importante em muitos lares portugueses, especialmente pelo conforto de oferecer água quente de forma...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...