Goldenergy,

Manutenção dos painéis solares: guia prático

Índice

Mais do que à instalação, recomendamos que dê especial atenção à manutenção dos painéis solares. Mas sabia que isto não depende apenas de um técnico especialista ou da empresa responsável?

Pelo contrário: há coisas que o próprio consumidor pode fazer de modo a otimizar a duração dos seus painéis solares. Convém, no entanto, ter o mínimo conhecimento da ferramenta que possui em casa e do procedimento que pretende executar.

Informe-se com a Goldenergy e apanhe ainda hoje a onda dos painéis solares. Porque o futuro verde com o qual sonha depende da sua escolha de hoje!

A boa onda dos painéis solares: da compra à instalação, sem esquecer a manutenção

Não há dúvidas de que um painel solar é um investimento na sua economia doméstica e no meio ambiente. Afinal, este equipamento pode fornecer até 50% de toda a eletricidade que vai consumir no quotidiano da sua casa, ao mesmo tempo que impacta minimamente o seu visual exterior.

A nível ambiental, os painéis solares representam a proximidade da independência das fontes de eletricidade não-renováveis e nocivas à manutenção dos ecossistemas. Por isso mesmo, este equipamento é um investimento duplamente interessante.

No entanto, assim como qualquer outro equipamento, os painéis solares devem passar por manutenções de modo a garantir o seu bom funcionamento durante as suas décadas de vida útil. Consequentemente, pode obter um maior retorno do seu investimento.

Instalação e manutenção de painéis solares

Ao adquirir painéis solares, o primeiro passo é contar com a sua instalação por parte da empresa que lhe vendeu o equipamento.

De facto, a instalação dos painéis solares pode durar apenas algumas horas e ser executada sem grandes burocracias, devido às facilidades que o governo tem proporcionado aos que querem fazer este investimento no bem-estar da sua família e do ambiente.

Através do site da Goldenergy, pode solicitar que lhe liguem para informar de todo o processo – desde a instalação até à manutenção periódica dos painéis solares -, de modo a desfrutar ao máximo deste excelente investimento.

No entanto, regra geral, quando falamos da manutenção dos painéis solares, não falamos apenas da visita técnica anual ou periódica.

Claro que esta parte é tão necessária quanto as restantes, já que é preciso prevenir acidentes e riscos. No entanto, falamos das limpezas adequadas e dos cuidados que o próprio cliente pode ter no sentido de ampliar o tempo de vida dos seus painéis solares.

Eis alguns desses cuidados de manutenção dos painéis solares que os clientes podem executar:

  • Mantê-los livres de obstruções e sombras;
  • Verificar se há arranhões ou sujidades que podem afetar o desempenho da absorção de luz;
  • Ver, através do medidor de desempenho, se o painel está mesmo em pleno funcionamento.

Para facilitar a sua compreensão sobre a manutenção dos painéis solares fotovoltaicos, partilhamos algumas perguntas comuns entre os consumidores dos painéis solares:

Qual a periodicidade com que devo fazer a limpeza dos meus painéis solares?

Cerca de três a quatro vezes ao ano, sobretudo durante os tempos mais secos (primavera e verão), que não beneficiam da lavagem natural feita pela chuva e pelos ventos.

Que produtos devo utilizar para fazer a limpeza?

Evite os detergentes abrasivos, que podem danificar a superfície dos painéis e diminuir o seu poder de absorção da luz solar. Utilize apenas água ou panos húmidos; nos casos de maior sujidade, opte por escovas macias ou esponjas suaves.

A grande vantagem da limpeza dos painéis solares é poder ainda aumentar a sua eficiência, permitindo-lhe produzir muito mais eletricidade por mais tempo.

Se notar alguma sujidade ou alguma alteração à aparência/textura normais do meu painel?

Entre em contacto com a empresa através da qual adquiriu os seus painéis e procure uma instrução de um especialista antes de fazer qualquer intervenção, como subir ao telhado ou arriscar-se nas escadas.

Pelo bem do seu painel e pela sua saúde, claro! ?

Agora que já sabe como funciona a manutenção dos painéis solares, que tal relembrar as boas razões que tornam estes equipamentos super necessários e úteis nos nossos lares?

Aluguer ou compra de painéis solares: uma boa opção?

Há atualmente no mercado algumas ofertas de aluguer de painéis solares que prometem um grande retorno financeiro aos que optam por essa modalidade.

Algumas startups e até mesmo a internacional Tesla garantem que alugar uma central fotovoltaica pode ser tão positivo quanto adquirir painéis.

No entanto, em Portugal, muito se ouve sobre a compra dos painéis solares e pouco sobre o seu aluguer.

Isso porque há muitas vantagens de investir na compra de painéis solares de modo a desfrutar apenas de energia 100% verde em casa durante o tempo que durarem os seus painéis solares.

Um facto: garantimos que irão durar muito mais do que imagina se contar com uma correta manutenção.?

5 vantagens da compra de painéis solares

1. Energia verde

Os painéis solares fotovoltaicos utilizam a luz do sol para produzir eletricidade, sem por isso libertarem quaisquer gases com efeito de estufa. Ou seja, já têm uma grande vantagem em relação aos combustíveis fósseis.

Além disso, trata-se de um recurso renovável, ou seja, que a natureza repõe diariamente, sem por isso impactar o meio ambiente a longo prazo e consumir recursos limitados.

2. Liberdade de consumo energético

Quando o cliente é dono dos próprios painéis solares, tem a tranquilidade de estar a consumir algo que é seu e que, portanto, não vai impactar em faturas exorbitantes.

É uma excelente opção para aqueles que investem em equipamentos para domótica, em busca de uma casa mais inteligente e prática, sendo ao mesmo tempo mais amiga do ambiente.

3. Longa duração dos painéis solares

Se tiver uma correta manutenção periódica, os painéis solares duram em média 25 anos ou mais. Tudo irá depender do grau de cuidado do equipamento.

No entanto, o seu rendimento pode cair com o passar dos anos, tendo a sua capacidade reduzida à volta dos 80 a 90%.

4. Poupança nas faturas de eletricidade

Há uma falsa ideia de que, ao instalar um painel solar, o cliente fica livre para sempre da obrigação de pagar faturas de eletricidade.

Trata-se de uma inverdade que deve ser esclarecida: apenas se estivesse numa região muito solarenga, ou se contasse com uma estrutura robusta de painéis, poderia atingir a autonomia energética do espaço em questão.

O que as comercializadoras e as empresas em geral prometem é a possibilidade de desfrutar de uma grande diminuição nas faturas.

A Goldenergy, por exemplo, garante que os clientes podem desfrutar de uma poupança na ordem dos 50% nas suas faturas de eletricidade.

Há ainda o Tarifário Solar, para quem adquiriu os seus painéis fotovoltaicos com outra empresa, mas que pretende adquirir a parcela de eletricidade que falta para a sua casa com uma comercializadora 100% verde e amiga do ambiente.

5. Possibilidade de comparticipação do Estado

No âmbito do Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis, pode beneficiar da comparticipação  do Estado na compra dos painéis solares.

Se não sabe como se candidatar, a Goldenergy ajuda-o. Os que compram os nossos painéis solares desfrutam desse serviço adicional, dentro dos prazos estabelecidos e com as respetivas documentações organizadas.

Não lhe podemos garantir que irá conseguir, mas prometemos fazer o que está ao nosso alcance. Porque assim como o leitor, nós somos amigos do ambiente.

Ligue para 800 500 292 e informe-se antes de dar este grande passo na sua economia doméstica.

Porque o amanhã mais verde com o que sonha constrói-se a partir das escolhas conscientes que faz hoje.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...