Hidrogénio verde: 8 vantagens desta energia renovável
Goldenergy,

Hidrogénio verde: 8 vantagens desta energia renovável

Tabela de conteúdos

O hidrogénio verde é uma das grandes apostas da humanidade, que procura cada vez mais viabilizar o uso de fontes de energias renováveis. De facto, alcançar o uso pleno das energias renováveis é um dos maiores desafios da atualidade, uma vez que estamos a correr contra o tempo para conter o agravamento do efeito de estufa e as mudanças climáticas.

Nesse sentido, quando falamos de sustentabilidade, energia verde e preservação do ambiente, o hidrogénio verde apresenta-se como uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis.

Além de ser mais amigo do ambiente, o hidrogénio verde tem muitas outras vantagens. Listamos todas neste artigo.

Tudo sobre o hidrogénio verde, de A a Z

O que é o hidrogénio verde?

Antes de abordarmos as vantagens do uso do hidrogénio verde como fonte de energia, precisamos de o conhecer melhor. O hidrogénio é um dos elementos químicos mais abundantes na natureza e um dos mais procurados atualmente em todo o mundo.

Como combustível, apresenta uma combustão limpa e eficiente, que só emite vapor de água, além de ser também utilizado na produção de eletricidade.

Porém, para que possa ser extraído da natureza e dar origem a essa conhecida fonte de energia renovável, o hidrogénio precisa de passar por um processamento. Listamos os dois principais:

  1. A partir de fontes fósseis, semelhante ao processo pelo qual passam a gasolina e o etanol. Esse processamento, no entanto, liberta gás carbónico para a atmosfera.
  2. Por meio da eletrólise da água, em que, através de uma corrente elétrica, a água é separada em duas moléculas de oxigénio e uma de hidrogénio, sem que por isso se dê emissão de carbono.

Desde que a corrente elétrica seja de origem renovável, é através desse último processo que surge o hidrogénio verde: uma fonte de energia totalmente limpa, renovável e inesgotável, que contribui para a redução dos índices de carbono da atmosfera, desde a sua extração até aos seus diversos usos.

Agora que já conhece o conceito e a origem do hidrogénio verde, pode conhecer as suas vantagens e benefícios para o ambiente e para os consumidores.

8 vantagens do hidrogénio verde

1. Redução dos níveis de carbono na atmosfera

De facto, esta é a principal vantagem do hidrogénio verde. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a produção limpa de hidrogénio através da eletrólise poupar-nos-ia a emissão de 830 milhões de toneladas de gás carbónico por ano, que são emitidas durante a obtenção de hidrogénio a partir de fontes fósseis.

Esse número é muito relevante para a redução dos níveis de carbono na atmosfera. Inclusive, esse feito impactaria positivamente o 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que se refere à ação contra as mudanças climáticas globais, bem como a meta estipulada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que concluiu que os governos precisam de alcançar a neutralidade das emissões de gás carbónico até 2050 e de todos os gases que intensificam o efeito de estufa até 2070.

2. Alternativa para os setores da economia que consomem muita energia

O hidrogénio verde pode contribuir para a redução das emissões de carbono não apenas no seu processo de produção, mas também porque se apresenta como uma excelente alternativa para vários setores da economia que utilizam muita energia, como a indústria de aço e dos produtos químicos, e os transportes de longa distância, marítimos e aéreos.

Nesse sentido, sendo uma alternativa viável para esses setores, permite a redução das emissões de dióxido de carbono durante os processos de produção e de transporte, com impacto em diversos setores da economia.

3. Elemento versátil

Além das finalidades industriais e de mobilidade apresentadas anteriormente, o hidrogénio também pode ser utilizado para fins domésticos e comerciais.

Isso significa que, seja como eletricidade ou como combustível, este elemento tem uma ampla versatilidade, o que permite a sua utilização em diversas situações e contextos.

4. Alta capacidade energética

O hidrogénio tem uma grande capacidade de armazenar energia, sendo o combustível com a maior densidade energética de que se tem conhecimento. De facto, se compararmos elementos com o mesmo peso, o hidrogénio contém quase três vezes o conteúdo energético do gás natural.

Numa outra comparação, que também denota a sua alta capacidade energética, verifica-se que 1 quilo do hidrogénio contém a mesma energia que 2,4 quilos do metano ou 2,8 quilos de gasolina.

Nesse sentido, além de limpa, esta fonte de energia é também mais viável economicamente, pois tem maior rendimento do que outras fontes.

5. Elemento abundante

O hidrogénio é o elemento químico mais abundante no Universo e um dos mais abundantes no planeta Terra. Naturalmente, a sua exploração e o seu uso devem ser conscientes, mas a sua abundância, associada à sua característica renovável e inesgotável contribui para uma maior garantia e estabilidade na continuidade dos seus processos de obtenção e uso.

Essa estabilidade diferencia-o dos combustíveis fósseis, por exemplo, que existem em quantidade limitada na Terra.

6. Armazenamento e transporte facilitados

O hidrogénio verde pode ser armazenado em grandes volumes, seja em estado líquido ou comprimido, pelo que é um elemento de fácil armazenamento. Além disso, esta característica permite que seja utilizado posteriormente e em momentos diferentes além do da sua produção.

De facto, esse elemento pode ser adicionado ao gás natural numa proporção de 20-80, sendo transportado pelos mesmos dutos e infraestruturas.

7. Aceleração da transição energética

A transição energética, que idealmente deve ser concluída até 2050, pode ser acelerada com o uso do hidrogénio verde. Afinal, se associamos todos os benefícios deste elemento às tecnologias que têm sido desenvolvidas para a sua obtenção e uso, esse conjunto pode acelerar a transição do uso de energias fósseis, não renováveis e que poluem o ambiente para as energias limpas e renováveis.

Deste modo, reduz-se drasticamente os níveis de carbono na atmosfera, impactando o agravamento do efeito de estufa e o aquecimento global. Por isso, é inegável que o hidrogénio verde tem potencial para nos ajudar na contenção das mudanças climáticas globais e na construção de um mundo mais limpo e sustentável.

8. Desenvolvimento económico nacional

É sabido que a necessidade que muitos países têm de importar combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, faz com que esses dependam das nações que os exportam, sendo portanto um entrave à autonomia económica de cada país.

Ao contrário do hidrogénio verde, que pode ser obtido em qualquer país, os combustíveis fósseis estão distribuídos pela crosta terrestre de maneira desigual e irregular, pelo que alguns países podem tê-los em maior abundância do que outros.

Nesse sentido, os países podem direcionar esforços para a produção de hidrogénio verde para se tornarem mais independentes a nível energético.

Deste modo, é até possível aumentar as oportunidades de emprego dentro das fronteiras nacionais, permitindo que, consequentemente, o país goze de um maior desenvolvimento social e económico.

Um futuro sustentável

Todas as vantagens acima listadas contribuem para que o hidrogénio verde não seja apenas uma alternativa energética que permite aos países tornarem-se mais independentes a nível económico.

O hidrogénio verde é também uma fonte de energia que vai ao encontro das necessidades atuais de toda a humanidade, no sentido de se dar prioridade ao uso de energias que não poluem o ambiente, nem contribuem para o agravamento do efeito de estufa.

Assim, não só cuidamos do planeta e do futuro das próximas gerações, como abrimos espaço para que a atual geração desfrute de uma realidade mais sustentável, já que esta e outras fontes de energia limpa contribuem para a contenção das drásticas mudanças climáticas que atualmente presenciamos.

Por isso, é cada vez mais importante investir e inovar tecnologicamente para aprimorar a extração e o uso do hidrogénio verde nas mais variadas frentes e regiões do planeta. Desta forma, os países desfrutam de uma maior autonomia social e económica, e o planeta, de uma maior biodiversidade.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Mude para a Goldenergy para perceber porque é que somos a comercializadora de eleição de centenas de milhares de portugueses....
Neste artigo, vamos falar sobre a tarifa tri-horária, aquela que divide o seu consumo de eletricidade em três tarifas, mais...
Já alguma vez analisou o seu tarifário de eletricidade? Será a tarifa bi-horária a mais acertada para si? Está a...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Member Get Member e saiba como...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...