Goldenergy,

Leituras e autoconsumo: saiba o que fazer (e não fazer)

Índice

Se está a ler este artigo é porque já aderiu à produção da sua própria energia com painéis solares. Muito obrigado! Obrigado por estar a contribuir para o futuro do planeta através da produção da sua própria energia. E Parabéns! Parabéns por ter feito a melhor escolha e por estar a poupar bastante todos os meses.

Agora vamos às questões mais práticas.

Enquanto cliente de autoconsumo, saiba que a cada 15 minutos é feito um acerto entre a energia que consumiu e a energia que enviou para a rede. Ou seja, a cada 15 minutos, à energia que consumiu é descontada a energia que produziu. Este acerto é feito pela eRedes, operador de redes, seguindo a legislação em vigor (DL 162/2019).

Por ser feito de 15 em 15 minutos, este acerto garante uma maior precisão de resultados e só tem vantagens para o cliente final.

Não é preciso enviar leituras

Por ser assim, os seus consumos são processados de forma automática, através do contador inteligente, e não precisa de comunicar leituras (nem as podemos aceitar, de qualquer forma). Pedimos-lhe então que aguarde que a eRedes efetue a leitura automática dos seus consumos e os envie para a Goldenergy. A boa notícia é que, muito provavelmente, esses consumos vão ser inferiores aos que aparecem no seu contador.

Por causa deste processo técnico, é frequente que a eRedes demore a calcular o saldo do consumo e a disponibilizar-nos essa informação. Por isso temos que, muitas vezes, recorrer às estimativas.

Mas não se preocupe. Sempre que recebemos as leituras da eRedes o valor é ajustado e fazemos os respetivos acertos.

Leituras e contadores inteligentes

Os contadores inteligentes já estão a ser instalados por todo o país em milhares de casas. Todos os consumidores que possuam este tipo de equipamento e que estes estejam em telegestão, não necessitam de comunicar leituras, uma vez que estas são enviadas automaticamente e de forma remota.

Estão a ser instalados milhares de sistemas de produção de Energia Elétrica para autoconsumo com origem renovável, Energia 100% Verde, como é o caso da Goldenergy. Estes contadores, designados de EMI –  Equipamentos de Medição Inteligente, têm uma outra característica a destacar: são bidirecionais, ou seja, contabilizam a Energia consumida e a que é Injetada na Rede Elétrica. Registam e transmitem diagramas de cargas, tanto de consumo como de injeção de Energia na Rede Elétrica, isto a cada período de 15 minutos.

Estes dados são muito importantes para o Operador de Rede de Distribuição, uma vez que este terá que calcular o saldo entre estes diagramas de cargas de modo a obter a Energia Elétrica realmente consumida ou injetada a cada período de 15 minutos, conceito adotado na nova legislação do autoconsumo (Decreto Lei Nº162/2019 de 25 de Outubro).

Neste sentido, os clientes com sistemas de autoconsumo não devem enviar leituras, pois o envio pode dar origem a erros de faturação, sendo a sua leitura superior à que é calculada pelo Operador de Rede e enviada por este ao comercializador em causa.

Já sabe também que estamos sempre à sua disposição para o esclarecer sobre qualquer questão. Não deixe de contactar a Goldenergy  e as nossas equipas em caso de dúvida.

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

As trotinetes elétricas estão a ganhar cada vez mais popularidade nas cidades portuguesas. Esta modalidade de transporte é ideal para...
Seja para acampar, enfrentar uma falha de energia ou trabalhar em locais remotos, ter acesso a uma fonte de eletricidade...
O chuveiro elétrico é um elemento importante em muitos lares portugueses, especialmente pelo conforto de oferecer água quente de forma...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...