Goldenergy,

Gás propano ou butano: qual é melhor para si?

Índice

O gás natural canalizado é, cada vez mais, uma escolha comum nos lares portugueses. Mas, como nem sempre a sua utilização é possível, seja pela construção do imóvel ou pela disponibilidade da rede pública de abastecimento no local, o gás propano ou butano vendido em garrafas é a escolha para muitos portugueses. Mas qual será a melhor opção para o seu caso?

Hoje, neste artigo, a Goldenergy explica tudo.:D

Gás propano ou butano: todas as diferenças

Quando se fala em consumos energéticos, sabemos que o gás tem uma grande importância nas nossas casas. Mesmo que, tendencialmente, esteja a ser menos utilizado nas nossas cozinhas, uma vez que as placas elétricas conquistam espaço entre as decisões de compra dos portugueses, o gás mantém o seu papel fundamental para o aquecimento da água.

Na sua versão engarrafada, temos a opção de comprar do tipo propano ou do tipo butano. Então, que escolha deve fazer? Embora a decisão pela compra deva ter em consideração, especialmente, o tipo de consumo do gás engarrafado, a verdade é que ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens.

É bastante comum observarmos que o butano é amplamente escolhido para os consumos domésticos, enquanto que o propano é a eleição de estabelecimentos comerciais, hotéis, etc.

É, por esta razão, muito provável que já conheça o gás butano em garrafa há mais tempo e que esta tenha sido a sua escolha durante anos e anos. No entanto, a verdade é que o propano tem conquistado os consumidores – e não faltam boas razões para isso. Já vamos desvendá-las de seguida.

Valor calórico e eficiência

Bastante similares, derivando ambos do petróleo e exercendo especialmente funções de aquecimento, existem algumas diferenças marcantes entre o tipo propano e o butano.

Em resumo simples, podemos dizer que o butano realiza uma queima mais limpa, porém mais lenta, e é capaz de fornecer mais energia, enquanto que o propano é visto como a melhor escolha para um aquecimento mais eficiente – é, por esta razão, mais indicado para as temporadas de frio intenso.

Ainda que seja utilizado para as mesmas finalidades do butano, este combustível na sua versão propano apresenta uma característica que o torna mais eficiente: por ser um hidrocarboneto alifático, o gás vaporiza melhor – este é o motivo que torna possível ser consumido até à última gota da garrafa. 🙂 E isto mesmo nos dias mais frios do ano! Ao contrário do butano que, como já vimos por cá, é pouco resistente às temperaturas mais baixas.

E isto leva-nos a outros pontos essenciais:  as questões de armazenamento e de segurança. Ora, vejamos. 😉

Clima

Para além da análise sobre a eficiência no fornecimento de energia, as questões de armazenamento também são determinantes na escolha do gás engarrafado: o gás propano em garrafas pode ser colocado em qualquer local, dentro ou fora de casa, e resiste com bastante segurança a quaisquer que sejam as condições atmosféricas.

Já o caso do butano é diferente… Embora este tipo seja de queima mais rápida, a verdade é que não apresenta boa resistência a temperaturas extremas – como o frio intenso, por exemplo. Por isso, não sinta estranheza se for aconselhado a armazenar as suas garrafas de gás butano em local fechado e protegido.

Se quer comprar gás engarrafado que ofereça uma climatização mais eficiente e duradoura, e que possa ser armazenado em qualquer local, então a sua escolha deverá ser pelo tipo propano.

De recordar que armazenar garrafas de gás fora de casa é sempre uma escolha mais segura para todos, em qualquer situação. 😉

Tipos de fornecimento

Claro está que o gás propano ou butano é vendido para consumos energéticos em garrafas – as famosas botijas. Na altura da compra, para além do tipo de energia que escolhe, o que varia é o tamanho da garrafa que leva para casa.

Regra geral, tem estas escolhas: as garrafas mais pequenas – de 9kg, 11kg ou 13kg – e as grandes, de 45kg.

As garrafas de 9kg /11kg / 13kg são ideais para consumos moderados de gás, enquanto que as garrafas de 45kg são indicadas para grandes consumos – quando há necessidade de durabilidade da garrafa -, sendo seguramente mais eficientes e económicas.

Preços

Quanto custa comprar gás propano ou butano em garrafas? Não existe uma única resposta para esta questão, uma vez que há cada vez mais oferta, de diferentes marcas e vendedores – hoje em dia é, até, possível comprar online as suas garrafas de gás e receber em casa de forma descomplicada.

Sendo este mercado liberalizado, os custos com as botijas vão depender, portanto, do fornecedor ao qual escolher encomendar o gás. Mas é sempre possível traçar um preço médio. Comparativamente, o preço do tipo propano é ligeiramente superior.

Após finalizado o período de limitação de preços, fixado até 31 de outubro de 2022, foram observados aumentos que ultrapassaram os 3 euros por botija – nos dois tipos de gás. Atualmente, tem de pagar cerca de 32 euros por uma botija de 11 kg de gás propano e o mesmo por uma de 13kg de gás butano.

Qual é melhor: butano ou propano?

Como vimos, a melhor compra não tem a ver, necessariamente, com o facto de ser para consumo doméstico ou comercial. No fundo, questões como preço, segurança e eficiência têm maior peso sobre a decisão final de compra – bem como a disponibilidade de fornecimento, outro dos fatores mais importantes a considerar.

Poupar com energia

Num tempo em que os preços da energia galopam um pouco por toda a Europa, nunca foi tão importante fazer contas aos consumos e olhar bem para as suas faturas. Por esta razão, é fundamental fazer a comparação de preços dos diferentes mercados e fornecedores, e optar pela que oferece melhores níveis de poupança para si.

No caso da energia elétrica e do gás natural canalizado, por exemplo, a Goldenergy é reconhecidamente uma escolha poupadinha para os consumidores portugueses 🙂 – e foi, novamente, eleita como a Escolha do Consumidor em 2023. 😀

Outra vantagem de aderir e de ser um cliente Gold é que faz uma aposta real nas energias limpas, mais amigas do planeta (que bem queremos e precisamos, e são amplamente anunciadas como as opções do futuro).

Ainda não mudou para a Goldenergy? Não espere por amanhã. Poupar nas faturas é uma decisão que se deve tomar já – e não é sinónimo apenas de reduzir nos consumos: a operadora conta a seu favor.

Adira hoje à Goldenergy e comece a poupar.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

É provável que já lhe tenha acontecido: está a fazer uma máquina de roupa enquanto aproveita para estar pela cozinha...
Sempre que se pensa num qualquer produto sustentável, é natural (e de forma quase instantânea), que nos lembremos dos painéis...
Realizar o carregamento de um carro elétrico na rede pública ou nos pontos privativos instalados por qualquer Operador de Ponto de...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...