Goldenergy,

Fiquei sem luz: o que fazer passo a passo

Índice

Ficar sem luz é uma situação que, além de causar desconforto, levanta várias dúvidas sobre como resolver o problema. Mas não entre em pânico! Existem algumas etapas simples que pode seguir para diagnosticar e resolver a falha elétrica, de forma rápida e segura.

Neste guia vai encontrar um método passo a passo para resolver a questão, verificando o problema por tentativas. Vamos lá! ⚡

Passo a passo para resolver falha de luz

1. Perceba se a falha é geral

Antes de mais, deve perceber se a falta de luz afeta apenas a sua habitação ou se é um problema da zona:

  • Verifique as luzes exteriores e as casas vizinhas: se a rua estiver sem iluminação ou outras casas também estiverem às escuras, pode ser uma falha de energia geral;
  • Verifique a app ou site da E-Redes: pode verificar o estado da rede elétrica através da app ou site da E-Redes, onde normalmente informam sobre cortes de energia programados ou falhas gerais.

Se o problema for só na sua casa, avance para o próximo passo.

2. Verifique o quadro elétrico

Se a falta de luz parece ser só na sua habitação, o próximo passo é verificar o quadro elétrico. Este dispositivo é essencial para proteger a instalação elétrica contra sobrecargas e curto-circuitos.

  • Vá ao quadro elétrico: está, em muitas casas, localizado junto à entrada ou na cozinha.
  • Veja se algum disjuntor está desligado: se um dos disjuntores estiver na posição “off”, isso pode indicar uma sobrecarga.
  • Religue o disjuntor: coloque-o na posição “on” e veja se a luz volta. Se a eletricidade for restabelecida, pode ter sido uma sobrecarga momentânea.

Caso o disjuntor volte a disparar, siga para o próximo passo.

3. Desligue aparelhos elétricos e teste o disjuntor novamente

Se o disjuntor dispara repetidamente, é possível que algum aparelho esteja a causar a sobrecarga. Aqui, faremos uma verificação gradual:

  • Desligue todos os aparelhos e dispositivos eletrónicos: desconecte os eletrodomésticos, como máquinas de lavar, aquecedores, televisores, entre outros.
  • Volte a ligar o disjuntor: coloque novamente o disjuntor na posição “on”. Se ele se mantiver ligado, então o problema pode estar num dos aparelhos.
  • Ligue os aparelhos um a um: vá ligando cada aparelho de forma gradual, até identificar aquele que provoca o corte de energia.

Pode fazer o mesmo com todos os disjuntores, ligando só o geral e testando um a um para ver qual é que causa a falha.

Se nenhum dos aparelhos parecer ser o problema, avance para a próxima tentativa.

4. Verifique as tomadas e cabos de ligação

Por vezes o problema pode estar nas próprias tomadas ou nas ligações dos cabos. É importante garantir que tudo está em bom estado.

  • Examine as tomadas: procure sinais de queimaduras, cheiro a queimado ou desgaste excessivo nas tomadas.
  • Teste as tomadas uma por uma: com um aparelho simples (como um carregador de telemóvel), verifique se todas as tomadas estão a funcionar corretamente. Se uma tomada específica causar o corte de energia precisa da intervenção de um técnico.

Caso as tomadas estejam em boas condições, vá para o próximo passo.

5. Verifique o Interruptor Diferencial (ID)

O interruptor diferencial é um componente de segurança do quadro elétrico que desliga a energia em caso de fuga de corrente, protegendo assim contra choques elétricos.

  • Veja se o ID está ligado: se o ID estiver na posição “off”, tente repô-lo na posição “on”.
  • Teste a estabilidade do ID: se o ID se mantém ligado, a energia deve ser restabelecida. Caso continue a disparar mesmo com os aparelhos desligados, pode ter uma fuga de corrente, o que justifica a ajuda de um eletricista.

Se ainda assim o ID disparar, ou se não resolver o problema, o próximo passo será contactar a E-Redes.

6. Contacte a E-Redes para assistência técnica

Após todas as verificações anteriores, se o problema persistir, está na altura de contactar a E-Redes, a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Portugal.

  • Ligue para o número de apoio da E-Redes: a linha de emergência da E-Redes para avarias é o 800 506 506 e está disponível 24 horas por dia.
  • Informe-se sobre possíveis intervenções: a E-Redes pode confirmar se há uma falha na rede ou se existe algum problema específico que justifique uma intervenção na sua área.

Se mesmo com o apoio da E-Redes o problema persistir, é provável que seja necessária uma inspeção por um eletricista certificado.

Dicas para evitar futuras falhas de luz

Agora que já sabe o que fazer em caso de falta de luz, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar a reduzir a probabilidade de novas falhas elétricas:

  • Evite sobrecargas elétricas: distribua bem os aparelhos por diferentes tomadas, especialmente eletrodomésticos de alta potência.
  • Mantenha o quadro elétrico em bom estado: realize manutenções regulares da instalação elétrica com um profissional qualificado.
  • Considere investir em equipamentos de proteção contra picos de tensão, como protetores de energia, especialmente se vive numa zona onde são frequentes.

E que tal tornar-se mais independente da rede elétrica?

Se já passou por uma falha de luz ou quer reduzir a sua dependência da rede elétrica, considere investir em energia solar. Os painéis solares permitem-lhe gerar a sua própria eletricidade, proporcionando uma fonte de energia sustentável e diminuindo os custos na fatura da luz. Com a nossa equipa especializada, vamos ajudar a escolher a solução ideal para si. ☀️

Pronto para saber mais? Fale connosco e descubra como é que os nossos serviços de energia verde podem garantir mais segurança e estabilidade para a sua casa!

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

O Natal está aí! Aquela noite mágica em que encontramos os familiares para uma grande ceia, deixamos as prendas ao...
Pelo quarto ano seguido, a Goldenergy recebe o prestigiado selo Great Place to Work, um reconhecimento que destaca as melhores...
O Natal é, sem dúvida, uma das épocas mais iluminadas do ano. Nas ruas, nas fachadas dos edifícios e nas...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...