Goldenergy,

Fiquei sem luz: o que fazer passo a passo

Índice

Ficar sem luz é uma situação que, além de causar desconforto, levanta várias dúvidas sobre como resolver o problema. Mas não entre em pânico! Existem algumas etapas simples que pode seguir para diagnosticar e resolver a falha elétrica, de forma rápida e segura.

Neste guia vai encontrar um método passo a passo para resolver a questão, verificando o problema por tentativas. Vamos lá! ⚡

Passo a passo para resolver falha de luz

1. Perceba se a falha é geral

Antes de mais, deve perceber se a falta de luz afeta apenas a sua habitação ou se é um problema da zona:

  • Verifique as luzes exteriores e as casas vizinhas: se a rua estiver sem iluminação ou outras casas também estiverem às escuras, pode ser uma falha de energia geral;
  • Verifique a app ou site da E-Redes: pode verificar o estado da rede elétrica através da app ou site da E-Redes, onde normalmente informam sobre cortes de energia programados ou falhas gerais.

Se o problema for só na sua casa, avance para o próximo passo.

2. Verifique o quadro elétrico

Se a falta de luz parece ser só na sua habitação, o próximo passo é verificar o quadro elétrico. Este dispositivo é essencial para proteger a instalação elétrica contra sobrecargas e curto-circuitos.

  • Vá ao quadro elétrico: está, em muitas casas, localizado junto à entrada ou na cozinha.
  • Veja se algum disjuntor está desligado: se um dos disjuntores estiver na posição “off”, isso pode indicar uma sobrecarga.
  • Religue o disjuntor: coloque-o na posição “on” e veja se a luz volta. Se a eletricidade for restabelecida, pode ter sido uma sobrecarga momentânea.

Caso o disjuntor volte a disparar, siga para o próximo passo.

3. Desligue aparelhos elétricos e teste o disjuntor novamente

Se o disjuntor dispara repetidamente, é possível que algum aparelho esteja a causar a sobrecarga. Aqui, faremos uma verificação gradual:

  • Desligue todos os aparelhos e dispositivos eletrónicos: desconecte os eletrodomésticos, como máquinas de lavar, aquecedores, televisores, entre outros.
  • Volte a ligar o disjuntor: coloque novamente o disjuntor na posição “on”. Se ele se mantiver ligado, então o problema pode estar num dos aparelhos.
  • Ligue os aparelhos um a um: vá ligando cada aparelho de forma gradual, até identificar aquele que provoca o corte de energia.

Pode fazer o mesmo com todos os disjuntores, ligando só o geral e testando um a um para ver qual é que causa a falha.

Se nenhum dos aparelhos parecer ser o problema, avance para a próxima tentativa.

4. Verifique as tomadas e cabos de ligação

Por vezes o problema pode estar nas próprias tomadas ou nas ligações dos cabos. É importante garantir que tudo está em bom estado.

  • Examine as tomadas: procure sinais de queimaduras, cheiro a queimado ou desgaste excessivo nas tomadas.
  • Teste as tomadas uma por uma: com um aparelho simples (como um carregador de telemóvel), verifique se todas as tomadas estão a funcionar corretamente. Se uma tomada específica causar o corte de energia precisa da intervenção de um técnico.

Caso as tomadas estejam em boas condições, vá para o próximo passo.

5. Verifique o Interruptor Diferencial (ID)

O interruptor diferencial é um componente de segurança do quadro elétrico que desliga a energia em caso de fuga de corrente, protegendo assim contra choques elétricos.

  • Veja se o ID está ligado: se o ID estiver na posição “off”, tente repô-lo na posição “on”.
  • Teste a estabilidade do ID: se o ID se mantém ligado, a energia deve ser restabelecida. Caso continue a disparar mesmo com os aparelhos desligados, pode ter uma fuga de corrente, o que justifica a ajuda de um eletricista.

Se ainda assim o ID disparar, ou se não resolver o problema, o próximo passo será contactar a E-Redes.

6. Contacte a E-Redes para assistência técnica

Após todas as verificações anteriores, se o problema persistir, está na altura de contactar a E-Redes, a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Portugal.

  • Ligue para o número de apoio da E-Redes: a linha de emergência da E-Redes para avarias é o 800 506 506 e está disponível 24 horas por dia.
  • Informe-se sobre possíveis intervenções: a E-Redes pode confirmar se há uma falha na rede ou se existe algum problema específico que justifique uma intervenção na sua área.

Se mesmo com o apoio da E-Redes o problema persistir, é provável que seja necessária uma inspeção por um eletricista certificado.

Dicas para evitar futuras falhas de luz

Agora que já sabe o que fazer em caso de falta de luz, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar a reduzir a probabilidade de novas falhas elétricas:

  • Evite sobrecargas elétricas: distribua bem os aparelhos por diferentes tomadas, especialmente eletrodomésticos de alta potência.
  • Mantenha o quadro elétrico em bom estado: realize manutenções regulares da instalação elétrica com um profissional qualificado.
  • Considere investir em equipamentos de proteção contra picos de tensão, como protetores de energia, especialmente se vive numa zona onde são frequentes.

E que tal tornar-se mais independente da rede elétrica?

Se já passou por uma falha de luz ou quer reduzir a sua dependência da rede elétrica, considere investir em energia solar. Os painéis solares permitem-lhe gerar a sua própria eletricidade, proporcionando uma fonte de energia sustentável e diminuindo os custos na fatura da luz. Com a nossa equipa especializada, vamos ajudar a escolher a solução ideal para si. ☀️

Pronto para saber mais? Fale connosco e descubra como é que os nossos serviços de energia verde podem garantir mais segurança e estabilidade para a sua casa!

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A Goldenergy acaba de alcançar um marco histórico no setor energético português: realizou a sua primeira operação de importação de...
No dia 28 de Abril de 2025 um colapso súbito na rede eléctrica peninsular desligou, em cinco segundos, cerca de...
Todas as instalações de painéis solares devem ser registadas no portal da DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia). Passo...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...