Goldenergy,

Leituras e autoconsumo: saiba o que fazer (e não fazer)

Índice

Se está a ler este artigo é porque já aderiu à produção da sua própria energia com painéis solares. Muito obrigado! Obrigado por estar a contribuir para o futuro do planeta através da produção da sua própria energia. E Parabéns! Parabéns por ter feito a melhor escolha e por estar a poupar bastante todos os meses.

Agora vamos às questões mais práticas.

Enquanto cliente de autoconsumo, saiba que a cada 15 minutos é feito um acerto entre a energia que consumiu e a energia que enviou para a rede. Ou seja, a cada 15 minutos, à energia que consumiu é descontada a energia que produziu. Este acerto é feito pela eRedes, operador de redes, seguindo a legislação em vigor (DL 162/2019).

Por ser feito de 15 em 15 minutos, este acerto garante uma maior precisão de resultados e só tem vantagens para o cliente final.

Não é preciso enviar leituras

Por ser assim, os seus consumos são processados de forma automática, através do contador inteligente, e não precisa de comunicar leituras (nem as podemos aceitar, de qualquer forma). Pedimos-lhe então que aguarde que a eRedes efetue a leitura automática dos seus consumos e os envie para a Goldenergy. A boa notícia é que, muito provavelmente, esses consumos vão ser inferiores aos que aparecem no seu contador.

Por causa deste processo técnico, é frequente que a eRedes demore a calcular o saldo do consumo e a disponibilizar-nos essa informação. Por isso temos que, muitas vezes, recorrer às estimativas.

Mas não se preocupe. Sempre que recebemos as leituras da eRedes o valor é ajustado e fazemos os respetivos acertos.

Leituras e contadores inteligentes

Os contadores inteligentes já estão a ser instalados por todo o país em milhares de casas. Todos os consumidores que possuam este tipo de equipamento e que estes estejam em telegestão, não necessitam de comunicar leituras, uma vez que estas são enviadas automaticamente e de forma remota.

Estão a ser instalados milhares de sistemas de produção de Energia Elétrica para autoconsumo com origem renovável, Energia 100% Verde, como é o caso da Goldenergy. Estes contadores, designados de EMI –  Equipamentos de Medição Inteligente, têm uma outra característica a destacar: são bidirecionais, ou seja, contabilizam a Energia consumida e a que é Injetada na Rede Elétrica. Registam e transmitem diagramas de cargas, tanto de consumo como de injeção de Energia na Rede Elétrica, isto a cada período de 15 minutos.

Estes dados são muito importantes para o Operador de Rede de Distribuição, uma vez que este terá que calcular o saldo entre estes diagramas de cargas de modo a obter a Energia Elétrica realmente consumida ou injetada a cada período de 15 minutos, conceito adotado na nova legislação do autoconsumo (Decreto Lei Nº162/2019 de 25 de Outubro).

Neste sentido, os clientes com sistemas de autoconsumo não devem enviar leituras, pois o envio pode dar origem a erros de faturação, sendo a sua leitura superior à que é calculada pelo Operador de Rede e enviada por este ao comercializador em causa.

Já sabe também que estamos sempre à sua disposição para o esclarecer sobre qualquer questão. Não deixe de contactar a Goldenergy  e as nossas equipas em caso de dúvida.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...