Fundo Ambiental: o Estado pode ajudar a comprar painéis solares
Goldenergy,

Fundo Ambiental: o Estado pode ajudar a comprar painéis solares

Índice

Sim, é um facto: existe em Portugal um Fundo de Apoio Ambiental que pode comparticipar a compra de painéis solares para a sua casa. Nós explicamos tudo. E, se comprar painéis connosco, ainda o ajudamos no processo de candidatura ao Fundo. Não vai querer perder este artigo.

Os painéis solares são um investimento a longo prazo no seu lar, nas suas faturas de eletricidade e, obviamente, na saúde do planeta. Como qualquer investimento, tem prós e contras, o que faz com que muitas pessoas pensem duas (ou mais) vezes antes de tomar esta importante decisão.

No entanto, os números esclarecem factos e a questão é que os números sobre os painéis solares em Portugal são cada vez mais positivos.

Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em cinco anos Portugal duplicou a sua produção de energia solar, sendo o Alentejo a região que mais produz este tipo de energia renovável. O motivo deste aumento? A abertura de novas centrais solares e a baixa de preços dos painéis solares para uso de pessoas e empresas.

O que parece mesmo é que o Estado quer continuar a ver estes números a subirem. Através do Ministério do Ambiente, propõe-se a ajudar as pessoas a pagarem pelos seus painéis solares com programas de comparticipação.

Damos-lhe a conhecer o Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis. Este programa do Fundo de Apoio Ambiental tornou-se num sucesso e, para o ano de 2021, teve de aumentar o orçamento, tamanha a procura por parte dos portugueses.

Neste artigo a Goldenergy explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre este programa de comparticipação do Fundo Ambiental. Queremos que aderir à onda dos painéis solares seja ainda mais vantajoso para si!

O Fundo de Apoio Ambiental e os painéis solares

Portugal está atualmente no Top 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica do mundo. No primeiro trimestre de 2021, as energias renováveis representaram 79,5% de toda a eletricidade gerada em Portugal Continental.

São números muito positivos e a Goldenergy, que comercializa apenas energias de fontes renováveis, tem orgulho em dizer que está a fazer a sua parte. Mas cada vez mais portugueses também podem fazer a sua.

O Fundo Ambiental foi criado pelo Ministério do Ambiente e tem como objetivo dar apoio financeiro às autarquias e aos cidadãos que queiram tornar-se mais sustentáveis.

Isto engloba diferentes ações: construção de ciclovias, comparticipação na compra de carros elétricos, estudos de sistemas de recolha de bioresíduos e muito mais.

No âmbito do Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis, o Fundo de Apoio Ambiental tem como objetivo comparticipar os investimentos nas moradias que as tornem mais sustentáveis.

Ou seja: comparticipar na compra de janelas eficientes, sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente, instalação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais e na compra de muitos outros equipamentos, como os desejados painéis solares.

São tantas as formas de otimizarmos a nossa casa de modo a torná-la mais amiga do ambiente, que em 2021 o orçamento para este programa triplicou em relação ao ano passado. Ou seja, de 9.5 milhões de euros saltamos para 30 milhões. Em menos de um dia o Estado recebeu 1378 candidaturas, ainda no mês de junho de 2021.

Se o caro leitor não foi uma dessas pessoas que se candidataram logo de imediato, saiba que ainda vai a tempo. Pode candidatar-se até ao dia 30 de novembro ou até que se esgote o orçamento.

Mas sabe como fazê-lo? A Goldenergy explica-lhe tudo neste artigo de blog.

Como solicitar a comparticipação dos painéis solares

Esta é uma das partes menos boas: para solicitar a comparticipação, tem de já ter feito o pagamento dos seus painéis solares.

Só depois de feita a compra e emitida a fatura é que poderá enviá-la para aprovação junto do Fundo Ambiental. Ou seja: não é garantido que vai conseguir a comparticipação dos seus painéis solares.

Por isso é importante avaliar bem o investimento antes de o fazer e, claro, de comprar painéis solares de uma empresa que pensa na sua poupança doméstica, como a Goldenergy. Mas falaremos disto mais à frente.

Facto é que, se conseguir o apoio do Fundo Ambiental, poderá beneficiar de uma taxa de comparticipação de 85%, com um limite máximo de 2.500€. São números muito bons e que refletem uma grande poupança para si!

Na Goldenergy, se comprar os painéis connosco, nós fazemos a candidatura por si. No entanto, explicamos aqui todo o procedimento.

Para se candidatar ao programa, tem de se registar no site do Fundo Ambiental. Através do e-Balcão tem acesso aos formulários e faz o envio dos documentos e comprovativos necessários.

É preciso ter atenção ao submeter a sua candidatura, pois não pode enviar os documentos que faltam depois. Tem de enviar tudo de uma só vez para não correr o risco de a sua solicitação ser rejeitada!

Toda a comunicação (inclusive o envio de emails) deve ser feita através do e-Balcão ou do telefone 210 519 411.

Pode consultar a lista de documentos a serem enviados através deste link. Mas, se preferir, pode espreitar logo abaixo tudo o que não deve faltar ao fazer a submissão da sua candidatura:

Documentos relativos ao Candidato

  • Identificação (Número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal)
  • Certidão de não dívida do candidato perante a Autoridade Tributária e Aduaneira (válida), ou, preferencialmente, autorização para consulta da situação tributária
  • Certidão de não dívida do candidato perante a Segurança Social (válida) ou, preferencialmente, autorização para consulta da situação contributiva
  • Número de Identificação Bancária (IBAN)

 

Documentos relativos à Candidatura

  • Caderneta Predial Urbana (CPU) atualizada do edifício ou fração candidata, onde o candidato conste expressamente como titular do imóvel
  • Fatura(s) e respetivo(s) recibo(s) em nome do candidato, com todas as despesas discriminadas e detalhadas
  • Fotografias da habitação alvo de intervenção e do(s) equipamento(s), evidenciando as situações antes e após a implementação do(s) projeto(s)
  • Certificado energético válido emitido no âmbito do SCE – Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (apenas no caso de o candidato ter optado pelo apoio técnico de um perito qualificado)

Se já fez o seu investimento numa casa mais verde, pode dar entrada no pedido de comparticipação dos painéis solares o quanto antes. Mas se ainda está a avaliar esta possibilidade, a Goldenergy motiva-o a decidir-se pelo sim o mais rapidamente possível.

O motivo? Nós comercializamos os melhores painéis solares e ainda preenchemos a sua candidatura ao Programa de Apoio a Edifícios +Sustentáveis. Há melhor combinação do que esta?

Compre os seus painéis solares com a Goldenergy

Como já dissemos, a comparticipação dos painéis fotovoltaicos não é garantida para quem se inscreve no programa do Fundo Ambiental.

Mas, ainda assim, a Goldenergy acredita que investir em painéis solares é a melhor decisão que pode tomar para a sua economia doméstica e, por isso, incentiva-o a fazer este investimento.

Com os nossos painéis solares, pode desfrutar de uma poupança de até 35% nas faturas de eletricidade todos os meses. Este valor ser-lhe-á útil para complementar o valor do financiamento dos seus painéis, que connosco poderá fazer em até 36 meses.

Os nossos painéis têm uma capacidade energética superior à da maioria dos painéis à venda no mercado e o melhor: têm espaço para acoplar as baterias que lhe permitirão armazenar o excedente energético produzido naqueles dias mais solarengos.

No momento da sua compra de painéis solares com a Goldenergy, nós fazemos a sua candidatura ao Programa de Apoio a Edifícios +Sustentáveis dentro dos prazos estabelecidos e com as respetivas documentações organizadas.

Sabemos que não vai querer perder esta grande oportunidade!

Adira já à energia verde da Goldenergy e descubra todas as nossas condições de venda dos painéis solares.

Fale connosco pelo 808 205 005 ou adira online à energia 100% verde que só a Goldenergy comercializa.

Porque o amanhã se constrói a partir das pequenas escolhas que fazemos hoje.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

“Sou a Paula Cristina, 44 anos, e o meu valor é a superação.” É fácil perceber porque nós, que fazemos...
Se ainda não sabe, fica a saber: o Governo já deu o arranque oficial à segunda fase do programa Edifícios...
Executivas no feminino – a nossa rubrica dedicada a promover mais igualdade de género e de oportunidades, dentro e fora...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...