Cátia Fidalgo,

Quem inventou a melhor estação do ano, o verão?

Índice

Agora que o Verão chegou, resolvemos falar sobre quem inventou tantas das coisas que são verdadeiros sinónimos de Verão.

Quem consegue imaginar um verão sem gelados, guarda-sóis ou insufláveis de água? Muito poucos.

Verão é pausa. Sem horários e sem compromissos, o Verão é nosso e isso faz dele a melhor estação do ano.

Mas a quem devemos grande parte de tudo o que o Verão representa?

Beulah Louise Henry
Beulah Louise Henry

Sem dúvida, a Beulah Louise Henry. Uma inventora americana apelidada de “Lady Edison” com cerca de 110 invenções no total.

Nascida no Tennessee (EUA) em 1887, Beulah Louise era muito inovadora para a época. Registou a sua primeira patente aos 20 anos, alcançando um total de 49 patentes ao longo da sua vida. Daí o apelido “Lady Edison” por se equiparar ao inovador Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica.

Beulah tinha várias peculiaridades, mas a destacar, o facto de ser uma autodidata que não só inventava como criava demonstrando muitas vezes autoconfiança e engenharia ao mais alto nível.

E porque dizemos que Beulah Henry inventou o verão?

A sua primeira patente em 1912, marcou o caminho: um congelador mecânico que fazia gelados com muito pouco gelo. A esta primeira invenção de Verão segue-se o guarda-sol (na sequência de uma invenção bem sucedida, um guarda-chuva com partes ajustáveis, que podiam combinar com a roupa).

Muitos outros sucessos de temporada de verão marcaram o seu portefólio de invenções: os insufláveis de água, o atual abre-latas (crucial para o lanche da praia de qualquer bom domingueiro que se preze) e a armação de ventoinhas elétricas.

Hoje em dia já temos ar condicionado e evoluímos em tantas outras coisas mas podemos dizer que o verão sem as invenções de Beulah teria sido muito menos verão.

Quais foram as invenções mais importantes de Beulah Louise Henry?

Embora não exista consenso sobre a sua invenção mais importante, ela criou várias inovações notáveis durante a sua carreira. Apresentamos algumas:

Máquina de costura portátil

Beulah Louise Henry patenteou uma máquina de costura portátil em 1912, que era compacta e fácil de transportar. A sua invenção revolucionou a indústria têxtil, tornando a costura mais acessível e conveniente.

Sistema de encadernação de livros

Henry inventou um sistema de encadernação de livros em 1915, que permitia a produção rápida e eficiente de livros encadernados. A invenção contribuiu para a automação do processo de encadernação, aumentando a produtividade na indústria editorial.

Máquina de escrever com carbono automático

Em 1939, Henry patenteou uma máquina de escrever com carbono automático. Esta inovação eliminou a necessidade de inserir manualmente folhas de carbono para fazer cópias enquanto se digitava. A máquina de escrever com carbono automático simplificou o processo de cópia de documentos, tornando-o mais eficiente.

Fechadura a prova de crianças

Em 1952, Henry inventou uma fechadura à prova de crianças para portas e janelas. Esta fechadura possuía um mecanismo que impedia que crianças pequenas a abrissem facilmente, proporcionando maior segurança em ambientes domésticos.

É importante salientar que, embora estas invenções sejam notáveis, o trabalho de Beulah Louise Henry foi abrangente e ela possui um total de 49 patentes registadas em seu nome. Cada uma dessas invenções contribuiu para o avanço tecnológico nas suas respectivas áreas.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Impostos sobre o consumo de eletricidade: sabe quais são? Quem consome energias renováveis paga os mesmos valores? Quem analisa bem...
Ser sustentável no dia a dia não é sinónimo de mudanças drásticas nas nossas rotinas. Pelo contrário. Há muitos hábitos...
Com o aumento constante dos preços dos combustíveis, os condutores de carros a gasóleo (e não só) têm uma preocupação...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...