Goldenergy,

Hoje é Dia da Mulher, não importa quando está a ler

Índice

Pode ser o domingo de Páscoa, um dia solarengo qualquer das férias de agosto ou o 25 de dezembro. Pode ser primavera ou outono, inverno ou verão. Fazer chuva ou estar sol. Não importa. Quando estiver a ler este artigo, lembre-se: o Dia da Mulher é hoje.

8 de março todos os dias, por um mundo mais justo

O problema da desigualdade de género atravessa gerações, desconhece fronteiras, não se importa com as classes sociais e, tão pouco, quer saber de orientações religiosas ou políticas. É um problema humano que não se encerra com a entrega de um ramo de rosas ou de uma caixa de bombons em datas comemorativas.

A definição de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher parece, até, ter sido um grande feito, mas a verdade é que o calendário não bate certo. Todos os dias são 8 de março: ontem, hoje e amanhã. E depois disso, também.

Todos os dias são tempo de (re)lembrar os espaços que podem ser ocupados no feminino, porque as mulheres estão atuantes e vivas diariamente. Enquanto a igualdade de direitos e oportunidades não for uma realidade para todos, a data comemorativa deve estar na agenda do dia.

A Goldenergy é parte da mudança

Trabalhar de forma ativa pela igualdade de género, com os seus direitos e oportunidades, faz parte da mudança que devemos ver no dia a dia. Assim, e só assim, vamos conseguir dar à volta a problemas que ainda não nos permitem viver num mundo mais justo.

Na Goldenergy fazemos a nossa parte por um mundo melhor para todos. E fazemos todos os dias.

A nossa missão cumpre-se ao lado das mulheres

Nós, que fazemos a Goldenergy, estamos verdadeiramente certos da nossa vontade de transformar o mundo num espaço melhor. Acreditar nisso é parte do nosso ADN e trabalhar para isso é a nossa missão. Não sabemos fazer de forma diferente. Temos um compromisso com o equilíbrio, em todas as suas formas, e sabemos que precisamos de liderar a mudança para mudar a realidade.

Gostamos de firmar a nossa posição a favor da igualdade de género e acreditamos que a questão deve saltar do contexto familiar e social para o empresarial. É por isso que assinalamos o 8 de março todos os dias.

Para nos posicionarmos a favor da mudança, damos o nosso testemunho: mais de 70% das pessoas que compõem a nossa equipa são mulheres que se inserem no mercado moderno atrás dos seus direitos e da paridade salarial. As nossas cadeiras de liderança também falam por nós: 67% dos nossos cargos de direção são ocupados por elas.

Carina Martins é a nossa responsável de Recursos Humanos e, no vídeo, explica-lhe como encaramos a importância de inserir os valores de igualdade na nossa empresa.

A mudança faz parte de si

O 8 de março só foi marcado no calendário como o Dia da Mulher em 1975, mas tem raízes históricas bastante mais profundas. Raízes operárias, que remontam à Revolução Industrial, altura em que as mulheres trabalhadoras lutavam pelos seus direitos. Raízes políticas e sociais, que relembram as manifestações femininas pelo direito ao voto. Raízes progressistas, da marcha de mulheres contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, que deram o pontapé inicial para a Revolução Russa. E tantas, tantas outras raízes.

Os direitos que herdamos hoje, devemos a todas essas mulheres que lutaram antes de nós. Sem elas, uma empresa como a nossa, que acredita em valores de igualdade, não existiria.

Também devemos muito a si, que trabalha connosco ou que é nosso cliente. Porque sem as pessoas as empresas não são nada. O caminho que hoje percorremos e a mudança que hoje fazemos para termos um mundo melhor, para todos, devemos a si.

Sabemos que ainda temos um caminho longo pela frente, porque os nossos objetivos não se conquistam num dia no ano. Um mundo mais justo e sustentável só é possível se entendermos que este é um compromisso de todos, feito aos bocadinhos, todos os dias.

Não se esqueça que, ao nosso lado, faz parte da mudança. Todos os dias, a cada passo que damos no rumo certo.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...