Como funcionam os painéis solares (e algumas curiosidades)
Goldenergy,

Como funcionam os painéis solares (e algumas curiosidades)

Índice

Está a pensar entrar na onda do autoconsumo e da energia verde mas gostava de saber como funcionam os painéis solares? Nós explicamos tudo!

Os painéis solares têm-se tornado cada vez mais baratos. Cada vez mais lojas de artigos domésticos e empresas de eletricidade optam por comercializá-los (a Goldenergy está incluída na lista, by the way).

As condições de financiamento dos painéis solares tornaram-se cada vez mais democráticas e acessíveis, sendo possível dividir um grande investimento em suaves prestações.

Isto sem falar nos programas de comparticipação do Estado, que incentivam os cidadãos a fazerem escolhas mais conscientes para as suas casas, de que é exemplo o Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis, lançado pelo segundo ano consecutivo pelo Fundo de Apoio Ambiental, e que tem um novo orçamento de 30 milhões para ajudar os portugueses na otimização dos seus lares.

Mas o que será que há de especial nos painéis solares para causar todo esta frenesi? Como será o funcionamento dos painéis para que eles sejam considerados uma fonte de eletricidade verde e amiga do ambiente?

Questionar-se é o primeiro passo para a aprendizagem e, nesse caso, para avaliar se está preparado para fazer um investimento nos painéis fotovoltaicos.

As respostas ficam a cargo dos que percebem deste assunto, como a Goldenergy, claro!

Nós comercializamos energias de fontes totalmente renováveis, como o sol, o vento e a água, porque sabemos que ser amigo do ambiente é uma urgência para aqueles que querem um planeta saudável e vivo.

Agora temos também os painéis solares para quem sabe que chegou a hora de investir numa maior poupança doméstica e numa casa completa.

Neste artigo explicamos tudo o que compõe e como funciona um painel solar, de forma simples e clara.

Como funcionam os painéis solares: componentes e funções

O painel solar é uma placa de cor escura e metalizada que ocupa os telhados das casas, de alguns estacionamentos de empresas e de extensas áreas de terreno.

Regra geral, os sistemas fotovoltaicos são compostos por: painel fotovoltaico, regulador de carga de bateria, bateria, conversor de corrente (corrente contínua em corrente alternada), gerador e quadro.

Um painel fotovoltaico é formado por um conjunto de células fotovoltaicas, dispositivos que aproveitam a energia da luz do sol para criar uma diferença de potencial elétrico, produzindo uma corrente elétrica contínua.

Qual é a composição de uma célula fotovoltaica? Para produzir a corrente elétrica, ela deve ser formada por materiais semicondutores como o silício.

Estes materiais devem absorver uma gama vasta do espectro solar, além de possibilitarem o aumento da condução elétrica consoante as subidas de temperatura ao longo do dia.

Cada célula tem uma camada positiva e uma negativa, feitas com materiais diferentes e que permitem a criação de um campo eletromagnético.

energia fotovoltaica

Quando os fótões solares incidem sobre os átomos das células solares, estas libertam os eletrões, criando assim uma corrente elétrica contínua através das pistas condutoras de alumínio.

Para que isto aconteça, são necessárias duas estruturas diferentes de silício: uma com eletrões a mais e outra com “lugares vagos” para eletrões.

Ao receberem o impulso dos fotões, os eletrões deslocam-se da primeira para a segunda. Para manter este movimento contínuo, o silício tem propriedades isolantes que garantem o bom funcionamento do processo.

Assim é criada a corrente elétrica que é de seguida encaminhada até ao inversor, cuja função é preparar esta energia para poder ser consumida em casa.

A energia pode ainda ser armazenada numa bateria para uso posterior. Por outro lado, os sistemas fotovoltaicos também podem estar ligados à rede elétrica, onde se injeta parte ou a totalidade da energia produzida.

Compreender um sistema fotovoltaico pode parecer demasiado técnico, mas não deve ser assim.

Afinal, só quando compreendemos o seu funcionamento é que adquirimos argumentos para conferir se o nosso investimento está a dar o retorno que pretendemos.

Há ainda algumas curiosidades sobre os painéis solares que não podemos deixar de mencionar. Veja lá se já sabia disto tudo 😊

Curiosidades sobre os painéis solares

Um painel solar é um equipamento que garante um bom retorno a longo prazo porque tem um tempo de vida bastante longo.

Se podemos financiá-lo em períodos de 3 a 5 anos, podemos utilizá-lo por mais ou menos 25 anos. Ou seja, a sua duração é 4 vezes superior ao seu tempo de pagamento!

Atenção: é natural que o seu rendimento possa cair com o passar dos anos, tendo a sua capacidade reduzida para 80 a 90% do valor inicial.

Ainda assim, as suas manutenções são poucas e a poupança que representa no nosso quotidiano é muita!

A Goldenergy estima que os clientes que tenham 6 painéis solares instalados consigam poupar de 35 a 40% nas faturas de eletricidade todos os meses.

Mas espere: quem tem painéis solares precisa mesmo de pagar faturas de eletricidade?

Por mais surpreendente que pareça esta resposta, sim, é preciso aderir ao serviço de uma comercializadora.

Isto porque apenas as grandes centrais solares conseguem produzir energia em larga escala para alimentar um edifício.

Na realidade doméstica, os painéis ocupam à volta de 2 metros quadrados, o que é suficiente para responder a uma parte da necessidade energética da casa, mas não toda.

Afinal, as variações de iluminação ao longo do dia e as estações mais chuvosas e nubladas interferem no fornecimento de energia constante, o que é indispensável para o bom funcionamento doméstico.

Ah, e para finalizar as curiosidades, sabe porque é que os painéis solares ficam inclinados? Para receber a maior incidência solar possível, mesmo com as variações na posição do sol ao longo do dia.

Painéis solares é com a Goldenergy

Como somos uma empresa que comercializa apenas energias de fontes renováveis e amigas do ambiente, não poderíamos deixar de aderir à onda dos painéis solares e tornar este investimento ainda mais acessível para si!

A Goldenergy comercializa painéis fotovoltaicos com uma capacidade energética superior à maioria dos painéis à venda no mercado, com condições bem simpáticas.

Connosco pode financiar o seu painel em até 36 meses e com a garantia de retorno total em até 5 anos.

Porque sabemos que o seu investimento deve durar entre duas e três décadas, as nossas placas vêm com espaço para bateria de armazenamento de energia, uma solução que deverá ser uma realidade num futuro próximo.

Afinal, com o passar dos anos armazenar o excedente energético será mais fácil e necessário. De outra forma, como é que poderia abastecer o seu futuro carro elétrico? 😊

Como dissemos, com os nossos painéis solares pode desfrutar de uma poupança de até 35% nas faturas de eletricidade todos os meses.

Tudo isto ao mesmo tempo em que tem a segurança de consumir apenas eletricidade obtida a partir de fontes amigas do ambiente, mesmo quando o seu painel não consegue suprir as suas necessidades energéticas.

E o melhor: no momento da sua compra de painéis solares com a Goldenergy, nós fazemos a sua candidatura ao Programa de Apoio a Edifícios +Sustentáveis. Imagine como seria se o Estado pagasse por 85% dos seus painéis?

Descubra todas as vantagens de se juntar à Goldenergy e conheça as nossas condições de venda dos painéis solares mais modernos do mercado.

Fale connosco pelo 808 205 005 ou adira online à energia 100% verde. Porque o amanhã se constrói a partir das escolhas que fazemos hoje.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

“Sou a Paula Cristina, 44 anos, e o meu valor é a superação.” É fácil perceber porque nós, que fazemos...
Se ainda não sabe, fica a saber: o Governo já deu o arranque oficial à segunda fase do programa Edifícios...
Executivas no feminino – a nossa rubrica dedicada a promover mais igualdade de género e de oportunidades, dentro e fora...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...