A produção de energia eólica em Portugal, bem como de outras energias renováveis, é de tal forma relevante que já recebemos reconhecimento internacional. No ano passado, Portugal foi incluído na lista dos 5 maiores produtores de energia eólica e solar em todo o mundo. Os demais países são a Dinamarca, a Irlanda, o Uruguai e o Reino Unido.
É um privilégio saber da abundância de energia eólica em Portugal. Afinal, isso representa um imenso ganho a nível de sustentabilidade: tanto pela autonomia económica, como pelo respeito pelo ambiente.
A propósito, sabe como funciona a energia eólica? E qual a relevância da energia eólica, se comparada com outras fontes de energia renovável em Portugal? A Goldenergy sabe e divide consigo essas informações. Afinal, o futuro constrói-se hoje através da partilha do conhecimento e da prática de atitudes transformadoras.
Percentagem de energia eólica em Portugal
A energia eólica em Portugal é uma das principais fontes de energia renováveis produzidas no país. Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), de janeiro a abril de 2021, 75,1% da energia renovável produzida em Portugal foi de origem renovável.
Dessa percentagem, extraímos que 41,14% da energia produzida foi de origem hídrica, através das hidroelétricas, e os outros 25,73% de origem eólica. Ou seja, os ventos são o segundo maior responsável pela energia verde que consumimos no nosso quotidiano. Mas sabe como é obtida a eletricidade a partir da força dos ventos?
Como funciona a energia eólica
A obtenção da eletricidade a partir da força dos ventos ocorre através de um equipamento chamado turbina eólica ou aerogerador. O vento consegue rodar as pás de uma turbina, que se comunica com um transformador. Esse, por sua vez, é capaz de converter a energia cinética dos ventos em eletricidade. De seguida, a energia é transferida para a Rede de Distribuição, responsável por levar a eletricidade até aos diferentes edifícios que dela necessitam.
Parece simples, mas os processos envolvem muito mais pormenores que não precisam de ser mencionados nesse artigo.
Vantagens e desvantagens da energia eólica
Agora que já percebe a relevância dessa modalidade de energia no cenário nacional, bem como a sua forma de obtenção, podemos falar mais profundamente sobre as vantagens e as desvantagens da energia eólica.
Vantagens da energia eólica
1. É renovável: a energia eólica é obtida através dos ventos, um recurso natural renovável, ou seja, que é reposto pela natureza numa velocidade superior ao do seu consumo. Ao contrário do petróleo e do gás natural, que se tratam de fontes de energia limitadas. Ou seja, a natureza pode demorar milhões de anos para as repor.
2. Não emite gases com efeito de estufa: para a obtenção da energia eólica, não é preciso haver processos de combustão e, consequentemente, de libertação de gases tóxicos à atmosfera e à saúde. Dessa forma, a produção de energia eólica não contribui para o agravamento do efeito de estufa e, consequentemente, do aquecimento global.
3. Criação de empregos: segundo as estimativas do Conselho Global de Energia Eólica, a expansão desta indústria pode criar 3,3 milhões de empregos nos próximos 5 anos em todo o mundo. Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), entre 2014 e 2018, foram criados em Portugal em média 41.671 postos de trabalho todos os anos. Somente a energia eólica foi responsável por 52% desse valor.
4. Excelente rentabilidade do investimento: um aerogerador é uma das fontes mais baratas de energia. Em menos de seis meses pode-se recuperar o investimento no seu fabrico, instalação e manutenção. Além disso, estes equipamentos não precisam de abastecimento de combustível e requerem pouca manutenção.
5. Redução da dependência energética do exterior: sobretudo se falamos da dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo. Segundo a APREN, em 2018 a produção de energia renovável em Portugal permitiu-nos poupar 1,2 milhões de euros na importação de gás natural e carvão. Dessa forma, o governo pode alcançar maior autonomia na produção de energia a nível nacional. Consequentemente, o consumidor beneficia-se de preços mais competitivos.
6. Os parques eólicos são compatíveis com outros usos: um mesmo terreno pode ser utilizado para agricultura ou para a criação de animais. Afinal, as pás dos aerogeradores estão suspensas numa altura que não representa uma ameaça a essas práticas.
Desvantagens da energia eólica
1. Imprevisibilidade no suprimento de energia: uma vez que a produção de energia eólica depende da intensidade dos ventos, não é possível prever com exatidão a quantidade de energia a ser produzida num certo período. Claro que existem estatísticas feitas com base em estudos meteorológicos, mas não se pode ter a certeza dos resultados.
2. Impacto visual: um aerogerador tem aproximadamente 110 metros de altura e pesa 300 toneladas. Ou seja, sem dúvida que se trata de um equipamento com um grande impacto visual sobre a paisagem. Sobretudo se consideramos que a instalação dos parques eólicos on shore é feita sobretudo no alto das colinas, em plena natureza. Também no caso dos parques off shore, em alto mar, a paisagem é claramente impactada.
3. Ameaça às aves locais: é comum que algumas aves choquem com as pás dos aerogeradores. Este argumento é frequentemente utilizado por organizações protetoras dos animais e da natureza. De facto, pouco se sabe sobre a modificação do comportamento migratório das aves em resposta às estruturas dos aerogeradores.
4. Impacto sonoro: o som dos ventos sobre as pás produz um ruído constante e que pode ser desagradável para os locais. A intensidade estimada é em torno de 43 db (A), pelo que as zonas residenciais devem estar a uma distância mínima de 200 metros do parque eólico.
Após ler essa lista, talvez tenha chegado a uma conclusão simples: claro que as vantagens e as desvantagens da energia eólica não são proporcionais.É facto que a energia eólica possui muito mais vantagens do que desvantagens. Sobretudo se a comparamos às energias obtidas a partir de combustíveis fósseis.
Por isso o uso da energia eólica doméstica produz um impacto muito positivo sobre o ambiente. Imagine como seria se cada vez mais casas fizessem o mesmo.
Casas sustentáveis em Portugal
Quando pensamos numa casa sustentável, frequentemente lembramo-nos de algumas casas super fotogénicas como as que vemos no Pinterest.
Sem dúvida: bom seria se todos pudéssemos viver em casas contentor, com placas solares instaladas no telhado e com um sistema complexo de reutilização de água. Mas, vá: sabemos que esse é um sonho distante. Afinal, muitos ainda não estão preparados para uma mudança tão significativa no estilo de vida.
Por isso, quando pensamos em casas sustentáveis, podemos simplesmente fazer-nos a seguinte questão: como tornar a minha casa mais sustentável? É uma simples pergunta, claro, mas as respostas podem ser mais complexas. Há diversas ações e investimentos que pode fazer ao seu lar para o tornar mais sustentável.
Listamos para si algumas diferenciações entre estes pequenos e grandes investimentos de tempo e dinheiro.
4 grandes atitudes
- Investir em painéis solares para a sua casa.
- Adquirir portas e janelas que possibilitam um maior isolamento térmico e acústico.
- Investir num sistema de reutilização da água do banho.
- Adquirir eletrodomésticos com etiquetas energéticas do tipo A ou A+.
5 pequenas atitudes
- Escolher uma comercializadora de energia verde.
- Fazer a recolha seletiva do lixo doméstico.
- Reaproveitar a água da máquina de lavar roupa para limpar o chão.
- Evitar os sacos plásticos.
- Otimizar o uso dos eletrodomésticos.
O uso da energia eólica doméstica, bem como de outras fontes de energia renováveis, é apenas uma das formas de investir numa casa sustentável. Para que se possa adotar um estilo de vida mais sustentável, a harmonia entre o quotidiano e o respeito à natureza deve contemplar pequenas atitudes transformadoras. Afinal, é como defende a filosofia da Goldenergy: o futuro constrói-se no presente.
Nada melhor do que construir um futuro mais amigo do ambiente, do qual poderão beneficiar-se tanto a nossa como as próximas gerações. Graças à energia eólica em Portugal, esse futuro está mais próximo do que se imagina.