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Como ativar o cartão de mobilidade elétrica: o passo a passo

Índice

O que é um cartão de mobilidade elétrica? Necessito de pedir o meu, formalmente, a alguma entidade? Onde faço o meu pedido do cartão? E, depois de recebê-lo, é preciso ativar o cartão de mobilidade elétrica para carregar o meu veículo na via pública, nos postos de carregamento da rede?

Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o abastecimento de veículos elétricos. 😉

Carregamento de veículos elétricos: guia essencial

Os carros elétricos são, cada vez mais, uma aposta para o futuro e, se ainda não está a pensar no assunto, é provável que o faça um dia. Sabemos que são mais amigos do planeta, mais eficientes e económicos, e que não utilizam combustíveis fósseis para a sua locomoção. 🙂 Mas, se com os carros convencionais basta ir até uma bomba, abastecer e pagar, com os veículos elétricos funciona de forma diferente.

Sabia que para carregar um veículo elétrico na rede pública de carregamento é necessário ter um cartão específico para este efeito? Sim, e já desde 2020 – altura em que estes carregamentos deixaram de ser gratuitos e passaram a ser pagos.

Desde então que é necessário ter um cartão de mobilidade elétrica, conseguido através da celebração de um contrato de energia com uma comercializadora de eletricidade para a mobilidade. Basta ativá-lo para que seja possível carregar o veículo em qualquer estação de carregamento fora de casa.

Mas é preciso ativar o cartão de mobilidade elétrica para carregar o automóvel na via pública – ou seja, nas estações de carregamento, e não em casa.

E como o fazer? É sobre isto que vamos falar neste artigo da Goldenergy, porque nós somos verdes e, claro, estamos atentos ao tema da mobilidade elétrica em Portugal. Acompanhe o passo a passo, para que não lhe falte informação útil e descomplicada. 😉

O que é o cartão de carregamento elétrico?

Se tem um carro elétrico ou híbrido, sabe que os seus carregamentos podem ser feitos de em casa ou na via pública, ou seja, se tiver uma wallbox instalada na sua habitação ou se utilizar um dos pontos de carregamento público que estão espalhados por todo o país.

Ora, se em casa só necessita de ter a wallbox, a verdade é que na rua precisa de mais: é obrigatório carregar com o seu cartão de carregamento elétrico.

E o que é esse cartão? Bem, basicamente, este é o cartão que veio substituir aquele que, antes, conhecíamos como o Mobi.E – que deixou de funcionar.

Para ter o seu cartão de mobilidade elétrica terá de fazer um pedido para o receber na morada indicada, via correio. De seguida, terá de ativá-lo. Entenda tudo com a ajuda da Gold. 😉

Como obter o meu cartão de mobilidade elétrica

Para ter o seu cartão de mobilidade elétrica e poder aceder aos pontos de carregamento públicos é obrigatório ter um contrato de eletricidade como um CEME – Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica.

Todos os clientes que tenham um contrato ativo com um órgão do tipo CEME podem fazer o pedido de um ou mais cartões de carregamento, de forma gratuita, e distribuí-los, por exemplo, pelo agregado familiar.

Este tipo de contrato, com um CEME, em resumo simples, é aquilo que permite o acesso ao cartão que dá direito a carregar os veículos elétricos nos pontos públicos – sejam eles PCN (Postos de Carregamento Normal) ou PCR (Postos de Carregamento Rápido). A diferença entre eles é que nos postos PCN os carregamentos podem ser realizados em potências até aos 22kW, e nos postos PCR é possível fazer carregamentos acima de 22kW.

Porque é que tenho de ativar o cartão de carregamento?

A resposta é simples: porque o carregamento de veículos elétricos não é pago na altura em que ocorre, como acontece com o abastecimento de combustível em veículos convencionais, movidos a gasóleo ou gasolina.

O valor pago pela carregamento é somado e inserido na fatura de eletricidade, que é emitida pelo CEME como quem tem contrato de energia ativo. 😉

Posso carregar o meu carro sem ativar o cartão de mobilidade?

Não, para carregar veículos elétricos na via pública é obrigatório apresentar o cartão de mobilidade elétrica. Este é o único “meio de pagamento” aceite pelos pontos.

Se olharmos para trás, mesmo na altura em que os carregamentos de automóveis elétricos eram feitos de forma gratuita, antes de 2020, era preciso ter um cartão. Ou seja, mudam os cartões, mas a regra é a mesma. 😉

Como ativar o cartão de mobilidade para recarregar o carro

Existe um passo a passo simples que deve seguir para que possa ter um cartão de mobilidade elétrica ativo e, assim, poder aceder aos pontos de carregamento.

Veja os 5 passos, simples, para pedir e ativar o seu cartão de mobilidade elétrica. 🙂

1 – Pedir o cartão de mobilidade elétrica a um CEME. Se não tiver contrato de eletricidade com um, terá de celebrar.

2 – Ativar o cartão de mobilidade. Vai receber um e-mail, após o seu pedido do cartão, onde terá de ler e confirmar que concorda com as condições contratuais. Este é um passo totalmente digital. Deverá receber, vis SMS, a confirmação da ativação.

3 – Receber o cartão. Vai receber o seu cartão de mobilidade elétrica, um ou mais, na morada indicada, em até cinco dias úteis.

4 – Carregar com o cartão. Com o cartão de mobilidade elétrica em mãos já tem acesso a carregar o seu veículo em mais de 3500 pontos oficiais de carregamento da rede.

5 – Receber a fatura mensal com os valores de carregamento.

Perdi o meu cartão, como é que o desativo?

Caso o seu cartão de mobilidade elétrica se tenha extraviado, terá de contactar o CEME com quem tem o contrato de eletricidade e comunicar a situação. Cabe à entidade contratada, num breve período, cancelar o mesmo, inativando a sua atividade, e providenciar o envio de um novo cartão para o cliente.

A partir da altura em que a perda do cartão é comunicada ao CEME, o contratante (titular do cartão) fica liberto da responsabilidade pela sua utilização.

A comunicação de extravio deverá ser feita pelo titular do contrato, no caso de haver mais cartões associados a um mesmo cliente.

Mobilidade elétrica e Goldenergy

Quem é nosso cliente ou já está a pensar ser, sabe bem que tudo o que diz respeito ao futuro da energia e da transição energética muito nos interessa. 😀 Por isso mesmo, não é de hoje que investimos na mobilidade elétrica e estamos, cada vez mais, a preparar esse futuro para si. Já, inclusive, criámos o nosso primeiro ponto de abastecimento – e os planos passam pela expansão desse nosso movimento. 😉

Se é o feliz proprietário de veículo elétrico, ou se está a pensar comprar um, está a pensar verde como a Goldenergy – que só trabalha com energia limpa e amiga do planeta. Estamos a caminho do futuro consigo e a mobilidade elétrica passa pelo amanhã de todos nós.

Seja um cliente Goldenergy. Adira já e alinhe com os grandes planos que temos para meio ambiente e para si, que quer começar a poupar hoje.

Quem muda, muda para a Gold. 😀

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