Goldenergy,

Painéis solares no inverno: vale a pena?

Índice

O inverno é a estação mais fria do ano e representa, para muitos portugueses, um aumento nos valores das faturas de eletricidade. Secar a roupa na máquina, ligar os aquecedores da casa e garantir água quente tornam a eletricidade doméstica ainda mais necessária.

Nesse sentido, vale (quase) tudo para poupar ao máximo nas contas de gás e eletricidade durante o tempo frio: cronometragem do tempo no chuveiro, secagem das roupas ao ar livre (sempre que não chova, claro), utilização das lareiras, e muito mais.

Mas se estas soluções provisórias não lhe parecem suficientes, explicamos um método para poupar nas faturas o ano inteiro: a instalação dos painéis solares. Sim, os painéis solares no inverno funcionam mesmo. 😉

De facto, com a oferta da Goldenergy, pode reduzir as suas faturas em até 50% com uma eletricidade 100% verde. Saiba como aqui.

Mas parece-lhe estranho consumir a eletricidade que vem do sol mesmo durante a estação mais nublada e chuvosa do ano? Explicamos que não é bem por aí e que sim, vale a pena investir nos sistemas fotovoltaicos em qualquer altura do ano!

Os painéis solares no inverno funcionam mesmo?

Aprendemos desde pequeninos que o inverno é a estação mais nublada (ou menos solarenga) e isto é um facto. Desde o início do outono, em setembro, temos menos horas de sol a cada dia e, portanto, precisamos de consumir mais eletricidade dentro de casa.

No entanto, mesmo com as poucas horas de sol, os painéis solares continuam a absorver a sua energia para produzir eletricidade ou para aquecer as águas domésticas. Ou seja, continuam a funcionar normalmente, ainda que produzam menos eletricidade do que durante o verão.

Até porque, veja bem, os painéis fotovoltaicos utilizam a luz do sol, e não o seu calor, para produzirem eletricidade. Sendo Portugal um dos países mais soalheiros da Europa, faz sentido lembrarmo-nos disso.

Convém mencionar ainda que o inverno é a época em que mais se consome eletricidade e que, portanto, é ainda mais necessário ter um recurso que o ajude a poupar nas faturas de eletricidade. E se este recurso conseguir ajudar a poupar eletricidade durante 25 invernos, ainda melhor, não é?

Energia solar no Inverno: eficiência e consumo

Por mais que o inverno seja a estação com menos horas de sol durante o dia, é também a estação em que mais precisamos de eletricidade para o nosso lar.

É um facto bastante irónico, já sabemos, mas que também conta a favor daqueles que escolhem fazer uma escolha mais amiga do ambiente mesmo durante o inverno.

Os sistemas fotovoltaicos podem não responder a toda a necessidade energética do local em que estão instalados (quase nunca o fazem, mesmo durante o verão). Mas ainda assim representam uma poupança de 40 a 50% nas faturas de eletricidade durante a maior parte do ano.

Uma vez que no inverno precisamos de mais eletricidade para garantir o aquecimento e a iluminação da casa, é natural que os sistemas fotovoltaicos sejam de grande ajuda nesta altura do ano.

Em resumo: a sua eficiência é sempre de grande ajuda quando o que se pretende é reduzir o consumo de eletricidade no lar.

Como posso melhorar o desempenho dos Painéis Solares no inverno?

Já referimos que os painéis solares duram cerca de 25 anos. De facto, quando bem cuidados e tendo a manutenção em dia, podem chegar aos 30 anos com uma perda de eficiência próxima dos 10%. São números francamente positivos. Mas para os alcançar é necessário perguntar-se o que fazer para melhorar o desempenho dos seus painéis solares e tirar o máximo proveito do seu investimento.

Já alguma vez se fez esta pergunta? Se sim, a resposta resume-se a uma palavra que contempla diversos procedimentos: manutenção. A manutenção periódica dos painéis é a responsável por manter a casa segura, o equipamento em pleno funcionamento e garantir a máxima duração do mesmo.

Mas haverá cuidados especiais a serem tomados durante o inverno?

Manutenção dos painéis solares no inverno

Sim, tanto o painel fotovoltaico como o painel solar para água quente precisam de manutenção periódica, de modo a garantir que todos os seus componentes estejam em pleno funcionamento.

Durante o inverno, há alguns pontos que devem ser analisados mais atentamente, uma vez que há riscos de formação de gelo sobre as placas e outros danos causados pelas baixas temperaturas. Nesse sentido, como parte da manutenção de inverno dos painéis solares para aquecimento de água, listamos as seguintes intervenções:

  • Uso de uma solução anticongelante – como o fluido de transferência de calor, no sentido de controlar as temperaturas dentro das tubulações;
  • Drenagem do coletor e das tubulações – pode ser feito de forma manual ou automática, quando a temperatura está abaixo do ponto de congelação do líquido.

Um ponto em comum entre o painel solar para água quente e os sistemas fotovoltaicos é a posição do painel solar. Ou seja, o seu grau de inclinação independentemente do local em que esteja inserido: teto de uma casa, teto de um edifício, de uma garagem, ou em áreas externas, de modo geral.

Isto porque os painéis devem sempre estar inclinados para evitar a acumulação de pó, de água e de outros detritos naturais ou artificiais que possam cair sobre ele. Nesse sentido, os painéis solares fotovoltaicos acabam por não acumular água da chuva, gelo, folhas e outros elementos sasonais. Consequentemente, a manutenção de inverno destes painéis não tem uma diferença relevante em relação às demais estações.

De qualquer forma, listamos os principais problemas que podem ocorrer aos sistemas fotovoltaicos e as intervenções que servem para garantir a melhor produção de energia renovável durante todo o ano.

Prevenção da corrosão

Tanto a entrada de oxigénio nos sistemas dos painéis solares como a interação entre os diferentes tipos de metais que os compõem podem provocar corrosão ao equipamento.

Durante a manutenção de inverno, bem como noutras alturas do ano, os técnicos devem certificar-se de que o equipamento deve ser composto por materiais como: cobre, bronze, latão, aço inoxidável, plástico, borracha e vidro.

Sombreamento dos painéis solares

Durante todo o ano, a vegetação que cresce próximo do painel solar deve ser cuidada de modo a não gerar sombras sobre o mesmo. Caso o painel fique com sombra perde rendimento.

Sujidade

Por mais que a inclinação dos painéis solares dificulte a acumulação de pó sobre os painéis, é comum que, com o passar dos meses, uma fina camada de sujidade se forme sobre as placas de vidro.

Uma vez que o inverno é um período bastante húmido, a chuva ajuda a limpar naturalmente a superfície do painel. No entanto, pode sempre contar com o apoio de um técnico para fazer essa limpeza caso não se queira arriscar neste procedimento.

Fissuras nos painéis solares

A superfície dos sistemas fotovoltaicos é feita de vidro e, portanto, está suscetível a rachas ou fissuras. Caso isto ocorra, o técnico de manutenção deverá fazer a substituição dessa peça. Mas não se preocupe: o material é bastante resistente às intempéries comuns do inverno.

Tubagens e ligações elétricas

Sobretudo o painel solar para água quente pode sofrer fuga de líquidos pelos tubos. Regra geral, as condutas devem estar bem seladas e todas as ligações elétricas devem estar acondicionadas.

No entanto, também os fios elétricos dos sistemas fotovoltaicos podem deteriorar-se devido à exposição solar prolongada.

Telhado e fixações

A humidade e a chuva podem tornar necessária a manutenção de inverno com o objectivo de garantir que estão em boas condições os apertos de porcas, parafusos e encaixes.

Se ainda não adquiriu painéis solares para a sua casa, a Goldenergy facilita o processo e ainda o ajuda a inscrever no Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis do Fundo Ambiental.

Ligue para 800 500 292 e conte com a Goldenergy para manter a casa aquecida neste e nos próximos invernos!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...