Compensa ter painéis solares? Explicamos tudo
Goldenergy,

Compensa ter painéis solares? Explicamos tudo

Índice

Os painéis solares vieram para ficar. Esta tecnologia de autoconsumo está a tornar-se cada vez mais popular e acessível. Mas a questão mais colocada é: compensa ter painéis solares? Vamos ajudá-lo a perceber se no seu caso compensa.

Há empresas que aproveitam aquele espacinho no telhado para lá colocar dezenas de painéis fotovoltaicos. Há ainda resorts e parques de campismo que enchem os telhados dos estacionamentos com painéis, optimizando o seu espaço e diminuindo as suas faturas de energia.

Mas não só empresas e grandes espaços turísticos é que estão a tirar proveito da popularização dos painéis solares. Pelo contrário: centenas de milhares de consumidores finais em Portugal também começaram a surfar esta onda.

Há diversos motivos pelos quais possuir um painel solar compensa. Vemos sempre falar das vantagens para o meio ambiente, em consonância com a crescente preocupação com o planeta. De facto, os painéis solares produzem eletricidade a partir da luz do sol, uma fonte natural inesgotável – diferente, por exemplo, do petróleo.

Além disso, os painéis não libertam gases com efeito de estufa para o meio ambiente e, portanto, não contribuem para as catástrofes ambientais que cada vez mais inundam os feeds das nossas redes sociais. Os painéis solares causam ainda mínimo impacto visual sobre os cenários urbanos.

Por estes motivos, estes equipamentos parecem perfeitos sob a ótica da sustentabilidade. Mas financeiramente falando, serão mesmo viáveis?

A Goldenergy responde a esta questão neste artigo.

Porque somos uma empresa amiga do ambiente, falamos sobre as vantagens e desvantagens dos painéis solares para concluirmos se compensa mesmo aderir a esta ideia.

Vantagens e desvantagens financeiras do painel solar

1 – Alto investimento versus Longo tempo de uso

É um facto que um painel solar é um equipamento de alto custo, sobretudo se o comparamos com a maioria das despesas do nosso quotidiano.

Cada caso é um caso: em nome da economia doméstica, há investimentos que priorizamos e outros que deixamos de lado. Temos de considerar que os painéis solares têm entre 20 e 30 anos de vida útil, podendo até mesmo durar por mais tempo.

Claro que o seu rendimento pode cair com o passar dos anos, com a sua capacidade reduzida para 80 a 90% do valor inicial. De qualquer forma, fica claro que em poucos anos consegue recuperar o valor investido.

2. Financiamento em pequenas prestações versus Longo tempo de pagamento

Há cada vez mais lojas especializadas e comercializadoras a disponibilizarem os painéis solares à venda para a grande maioria dos consumidores.

O objetivo é tornar esta tecnologia acessível e, portanto, é preciso que o investimento seja democrático e ajustado às finanças da maioria dos clientes.

A Goldenergy permite-lhe pagar pelos seus painéis solares em até 36x sem juros.

Cabe a si decidir o que é melhor: terminar o investimento quanto antes ou prolongá-lo pelo máximo de tempo que puder.

3 – Diminuição nas faturas de eletricidade versus Fornecimento inconstante de energia

A grande vantagem de investir numa solução de autoconsumo, como os painéis solares, é poder beneficiar de faturas mais económicas.

Cada comercializadora consegue estimar quanto um cliente pode poupar ao aderir aos painéis solares. A Goldenergy estima que os clientes que instalam 6 painéis solares poupam até 603€ por ano, uma vez que as suas faturas sofrem reduções na ordem dos 35%.

No entanto, os painéis solares não permitem poupar uma quantia regular durante todo o ano. A sua produção energética varia de acordo com o tempo e o clima do local, além das estações do ano.

Mesmo assim, o saldo final é positivo e consegue-se poupar bastante, sobretudo em Portugal, que é um dos países mais soalheiros da Europa!

Com tantas vantagens que garantem um bom retorno do seu investimento, é fácil dizer que sim, compensa ter painéis solares.

O autoconsumo de eletricidade é uma realidade que esperamos que se torne cada vez mais comum e acessível. Afinal, é um gesto de cuidado com a natureza, com o nosso bolso e com o futuro.

Através de pequenos gestos construímos juntos o amanhã que queremos. Adira já à energia verde da Goldenergy.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

“Sou a Paula Cristina, 44 anos, e o meu valor é a superação.” É fácil perceber porque nós, que fazemos...
Se ainda não sabe, fica a saber: o Governo já deu o arranque oficial à segunda fase do programa Edifícios...
Executivas no feminino – a nossa rubrica dedicada a promover mais igualdade de género e de oportunidades, dentro e fora...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...