Economia doméstica: 10 dicas para toda a família
Goldenergy,

Economia doméstica: 10 dicas para toda a família

Tabela de conteúdos

Já ouviu falar no conceito de economia doméstica? A Goldenergy explica-lhe.

As crianças querem ir ao parque. A esposa quer ir à livraria. O marido quer ir ao bar experimentar uma nova cerveja. Ao mesmo tempo, a fatura do ATL acaba de chegar. A de eletricidade está a menos de uma semana de distância e a do cartão de crédito está já na caixa de correio.

Cenários muito comuns no dia a dia das famílias… Não é? 🙂 É um facto que as contas vão chegar e que a vida adulta vai continuar a testar os limites da sua paciência. O que nos resta? Aprender a lidar com isso através do controlo e da disciplina com as suas finanças pessoais.

Porque tão importante como aderir a uma energia limpa é reciclar os hábitos financeiros que já não lhe acrescentam nada.

Como funciona a economia doméstica no dia a dia

A economia doméstica no dia a dia não é nada mais do que introduzir hábitos no lar que lhe permitam cuidar das suas finanças pessoais sem, por isso, perder qualidade de vida.

Cuidar da sua economia doméstica é sinónimo de fazer escolhas no dia a dia que contribuam para um objetivo relacionado com a sua vida financeira.

Pretende comprar um carro? Financiar um apartamento? Talvez queira investir no autoconsumo de energia solar porque reconhece a importância de fazer escolhas mais sustentáveis?

O seu objetivo é só seu, mas há dicas que são para todos que querem alcançar um estado de pleno controlo das suas finanças pessoais.

Por exemplo, poupar energia elétrica é um hábito que todos deveriam implementar em casa, tanto pelo valor das faturas como pelo seu impacto no planeta.

Veja as 10 dicas de economia doméstica que a Goldenergy selecionou para si.

economia doméstica

10 dicas para poupar mais: pratique a economia doméstica

1. Compre no pequeno comércio

Estamos sempre atentos aos folhetos dos supermercados para ver os descontos da semana. De facto, é comum ver a caixa de correio abarrotada de revistas que, muitas das vezes, vão diretamente para o lixo.

É claro que é uma mais-valia acompanhar as promoções nos supermercados perto da sua casa. Mas é bom lembrar que os pequenos talhos, as frutarias e aqueles comércios modestos também podem ter um bom preço.

E o melhor: quando decide fazer compras neles, faz com que a economia do seu bairro circule. Além de que nestes pequenos comércios pode encontrar frutas exóticas, bolachas caseiras e uma infinidade de produtos autênticos! 😋

2. Não vá ao supermercado de barriga vazia

Mesmo. Porque quando lá chega é rapidamente hipnotizado pela variedade de produtos nas prateleiras que lhe despertam todos os sentidos, sobretudo o olfato e o paladar.

Não se deixe seduzir por quaisquer chocolates ou sanduíches. Tanto pela sua saúde física como pela saúde financeira, alimente-se antes de ir ao supermercado.

Vai ver que até os valores dos produtos vão incentivá-lo a repensar as suas finanças pessoais.

3. Aprenda a fazer produtos de limpeza caseiros

Há cada vez mais e mais produtos de limpeza que prometem acabar com sujidades onde até nem sabia que existiam. As embalagens captam a atenção com cores e promessas quase irreais de limpeza instantânea. Não se deixe enganar!

Há muitas sujidades que a clássica combinação de detergente, vinagre e bicarbonato de sódio conseguem combater.

Há nas imensidões da internet milhares de vídeos de DIY de produtos de limpeza que servem para os móveis, as roupas, as loiças e muito mais. Vá vê-los antes de se deslumbrar com qualquer embalagem de compra rápida.

4. Ao livrar-se de um móvel antigo, venda-o

É difícil passar pelos pontos de recolha de lixo sem ver camas, sanitas, colchões e outros móveis entregues à sorte de quem os encontrar primeiro.

Não precisa de fazer isso se pensa que o seu móvel ainda está em bom estado. Divulgue-o nos sites de venda de usados e pode encontrar pessoas interessadas de outras cidades.

Quem sabe, até, fazer uma troca e beneficiar de um móvel ou artigo de decoração quase novo?

5. Encontre um hobby saudável

Fazer algum exercício físico diariamente irá trazer-lhe uma sensação de bem-estar que poderá facilitar todos os outros aspetos da sua vida, inclusive as suas finanças pessoais.

Além disso, quando investe num hobby saudável, não sente que está a gastar dinheiro, mas a investir na sua qualidade de vida. Não há melhor forma de investir o seu dinheiro do que em crescimento pessoal!

É claro que sair para confraternizar com os amigos é muito importante, mas limite os gastos nesse sentido para focar em si próprio.

6. Organize as jantaradas em casa

Se é daquelas pessoas que todos os fins de semana quer conhecer um restaurante novo, ou ir ao mesmo bar de sempre, saiba que há alternativas para otimizar os seus gastos.

Nesses casos, é melhor organizar as jantaradas com os amigos ou a família em casa. Nem que tenha de mandar vir comida de apps de delivery, pode ter a certeza de que sairá tudo mais barato.

Claro que, no final da noite, vai ter de lavar a loiça e limpar o espaço todo. Mas os amigos vão ajudá-lo nesta tarefa. Ou pelo menos esperamos que sim. 😊

De todas as formas, atenção à máquina de lavar loiça para poupar energia elétrica. Ligue-a apenas quando estiver cheia!

7. Faça planos de gastos

Seja no Excel, no Google Sheets, num caderno ou num software de organização: tome nota dos gastos da sua casa.

É muito fácil perder o controlo da nossa vida financeira, sobretudo nos dias de hoje, em que podemos fazer pagamentos com apenas alguns toques no ecrã do telemóvel.

Tomar nota dos gastos é importante até mesmo para saber para onde vai a maior parte do seu dinheiro e o que pode fazer no futuro para otimizar essas despesas.

8. Estabeleça metas de gastos

Metas, projetos, reuniões, feedbacks podem parecer termos excessivamente profissionais, mas que são aplicáveis também às suas finanças pessoais.

Gastar dinheiro sem um propósito é perigoso para a sua vida financeira e para a manutenção da ordem doméstica, pois pode perder de vista o que é essencial para si.

Estabeleça metas pessoais como quaisquer outras profissionais e esforce-se para as atingir.

9. Utilize as tecnologias a seu favor

Como dissemos anteriormente, há vários softwares, apps, programas e diversos recursos tecnológicos que lhe permitem controlar as suas finanças pessoais.

O desafio é manter a disciplina de monitorização dos gastos mesmo com aqueles mais insignificantes, como uma fruta, um café ou um pastel que compre pela rua.

Não se deixe enganar: cêntimo a cêntimo pode perder grandes quantias de dinheiro.

10. É melhor ser do que parecer

Roupas da moda, sapatos que viu nos pés de uma infuencer, acessórios que custam centenas de euros. Quando vemos alguém com estes itens que estão em alta temos a falsa ideia de que aquela pessoa está financeiramente bem.

Get over it. Isso nem sempre é verdade; mesmo. Pelo contrário: muitas vezes aqueles que aparentam não ter nada é que têm um excelente controlo da sua vida financeira.

Mark Zuckerberg, Bill Gates e Steve Jobs vestem-se sempre com as mesmas roupas discretas de sempre. Lembre-se disso.

paineis solares goldenergy

Dica de ouro para poupar: invista no autoconsumo de eletricidade

Outra dica super importante para não perder o controlo das suas finanças pessoais é poupar energia elétrica. Isso deve ser feito, sobretudo, ao rever os seus consumos de eletricidade no ambiente doméstico. Afinal, poupar energia elétrica é tão benéfico para o seu bolso como para o planeta.

Mas há uma alternativa igualmente positiva para a natureza: o investimento no autoconsumo de eletricidade.

E como fazê-lo? Através da compra de painéis solares que lhe vão permitir poupar nas faturas ao fim do mês.

Estima-se que o autoconsumo de energia solar permita aos clientes pouparem cerca de 40% na fatura todos os meses. É, sem dúvida, uma grande vantagem, sobretudo para os agregados familiares com muitos membros que despendem grandes quantias todos os meses para pagar pela eletricidade.

A Goldenergy já está a comercializar painéis solares financiados até 36 vezes sem juros. Porque consumir energia verde é mais acessível do que imagina.

Além disso, através do Tarifário Solar, as pessoas que já possuem painéis solares, mas que pretendem ser recompensadas pelo excedente energético do autoconsumo de energia solar, são premiadas com descontos nas faturas.

Este prémio é apenas uma das grandes vantagens da Goldenergy. Quando está a consumir a nossa eletricidade, pode ter a certeza de que está a consumir energia totalmente verde e amiga do ambiente.

Junte-se já à Goldenergy e deixe a sua contribuição para um mundo mais sustentável.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Mude para a Goldenergy para perceber porque é que somos a comercializadora de eleição de centenas de milhares de portugueses....
Neste artigo, vamos falar sobre a tarifa tri-horária, aquela que divide o seu consumo de eletricidade em três tarifas, mais...
Já alguma vez analisou o seu tarifário de eletricidade? Será a tarifa bi-horária a mais acertada para si? Está a...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Member Get Member e saiba como...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...